Leitura Recomendada - Nomes Bíblicos

em 10/08/12

Gostei muito deste post a propósito dos nomes Bíblicos...

5 comentários:

  1. Achei muito interessante! Em relação aos nomes religiosos, aqui em Portugal penso que não há essa tendência tão acentuada, embora existam muitas Fátimas ou Rosário conjugada com Maria ou até com outros.(Conheço uma Joana de Fátima e uma Patrícia do Rosário ambas na casa dos vinte anos).
    Recentemente outros nomes se tornaram mais visíveis como Salvador, Santiago, Moisés, Noah. Não consigo lembrar-me de nenhum nome usado em Portugal que tenha assumido a forma de religioso sem o ser, sob a aparência de tradicional ser moderno...talvez Muriel, por ser semelhante a Miguel, Daniel, Ariel, todos eles bíblicos, mas este é eslavo.

    ResponderEliminar
  2. Dora, até hoje, foram poucas as pessoas que me contactaram a pedir sugestões de nomes bíblicos e, dessas poucas, ainda menos eram portuguesas...

    ResponderEliminar
  3. Penso que ter um nome marcadamente religioso neste momento não é "trendy" em Portugal. Eu gosto q.b desde que faça sentido para as convicções pessoais dos pais. Acho por exemplo, Dalila, Salomé, Ester nomes bonitos e muito usáveis. Mas provavelmente não são usados por serem bíblicos, apenas pela sonoridade. Para quem conhece a história, a Salomé era terrível condenou João Baptista à morte e a Dalila uma manipuladora que conduziu o Sansão à morte, também... :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto de nomes bíblicos. Acho estranho o fato de os autores apresentarem o significado seguido da informação de ser nome preferido pelos judeus. Na novela brasileira Amor à Vida, a personagem é prontamente associada à judia, por causa do nome Rebeca. Francamente!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)