Achei muito interessante! Em relação aos nomes religiosos, aqui em Portugal penso que não há essa tendência tão acentuada, embora existam muitas Fátimas ou Rosário conjugada com Maria ou até com outros.(Conheço uma Joana de Fátima e uma Patrícia do Rosário ambas na casa dos vinte anos). Recentemente outros nomes se tornaram mais visíveis como Salvador, Santiago, Moisés, Noah. Não consigo lembrar-me de nenhum nome usado em Portugal que tenha assumido a forma de religioso sem o ser, sob a aparência de tradicional ser moderno...talvez Muriel, por ser semelhante a Miguel, Daniel, Ariel, todos eles bíblicos, mas este é eslavo.
Penso que ter um nome marcadamente religioso neste momento não é "trendy" em Portugal. Eu gosto q.b desde que faça sentido para as convicções pessoais dos pais. Acho por exemplo, Dalila, Salomé, Ester nomes bonitos e muito usáveis. Mas provavelmente não são usados por serem bíblicos, apenas pela sonoridade. Para quem conhece a história, a Salomé era terrível condenou João Baptista à morte e a Dalila uma manipuladora que conduziu o Sansão à morte, também... :)
Gosto de nomes bíblicos. Acho estranho o fato de os autores apresentarem o significado seguido da informação de ser nome preferido pelos judeus. Na novela brasileira Amor à Vida, a personagem é prontamente associada à judia, por causa do nome Rebeca. Francamente!
Obrigada por participar na conversa! Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo! Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)
Achei muito interessante! Em relação aos nomes religiosos, aqui em Portugal penso que não há essa tendência tão acentuada, embora existam muitas Fátimas ou Rosário conjugada com Maria ou até com outros.(Conheço uma Joana de Fátima e uma Patrícia do Rosário ambas na casa dos vinte anos).
ResponderEliminarRecentemente outros nomes se tornaram mais visíveis como Salvador, Santiago, Moisés, Noah. Não consigo lembrar-me de nenhum nome usado em Portugal que tenha assumido a forma de religioso sem o ser, sob a aparência de tradicional ser moderno...talvez Muriel, por ser semelhante a Miguel, Daniel, Ariel, todos eles bíblicos, mas este é eslavo.
thanks for this article.
ResponderEliminarDora, até hoje, foram poucas as pessoas que me contactaram a pedir sugestões de nomes bíblicos e, dessas poucas, ainda menos eram portuguesas...
ResponderEliminarPenso que ter um nome marcadamente religioso neste momento não é "trendy" em Portugal. Eu gosto q.b desde que faça sentido para as convicções pessoais dos pais. Acho por exemplo, Dalila, Salomé, Ester nomes bonitos e muito usáveis. Mas provavelmente não são usados por serem bíblicos, apenas pela sonoridade. Para quem conhece a história, a Salomé era terrível condenou João Baptista à morte e a Dalila uma manipuladora que conduziu o Sansão à morte, também... :)
ResponderEliminarGosto de nomes bíblicos. Acho estranho o fato de os autores apresentarem o significado seguido da informação de ser nome preferido pelos judeus. Na novela brasileira Amor à Vida, a personagem é prontamente associada à judia, por causa do nome Rebeca. Francamente!
ResponderEliminar