Nesta história da escolha dos nomes, nunca digo "nunca!", porque já aprendi que a minha percepção pode mudar num piscar de olhos. Pelo mesmo motivo, também não gosto de fazer juras de amor eterno a determinado nome. Apesar de ser uma espécie de salta-pocinhas onomástica, arrisco dizer que, quando tiver de escolher o nome para o meu bebé e havendo dados à minha disposição, não escolherei um nome popular. Uma vez que quem de direito teve a boa vontade de nos presentear com a lista de nomes mais registados em Portugal em 2011 (tenho uma dívida de gratidão para com a pessoa que tomou essa decisão!), tornou-se mais fácil orientar-me neste campo, pelo que passei a considerar "popular" um nome que tenha alcançado a marca dos duzentos registos - mas a minha zona de conforto é dos cem registos para baixo.
Obedecendo a este critério, se tivesse de escolher um nome masculino nos próximos tempos, estes nomes passariam à segunda fase:
- Abel, Artur, Edgar, Gil, Heitor, Noel & Óscar
- Baltasar & Lázaro
- Benedito, Emanuel, Joaquim & Nicolau
- Carmim, Jacinto, Jasmim, Silvestre & Solano
- César, Marcelo & Octávio
- Estêvão, Lopo, Gusmão, Martinho, Romão, Sancho, Tristão & Xavier
- Eurico, Gaspar, Inácio, Jaime, Matias & Tomé
- Frederico
- Gabino, Olavo & Renato
- Ianis, Noah & Olivier
- Jerónimo & Valentim
- Juno, Ódin, Páris, Romano, Trajano & Viriato
- Mauro
- Murilo
- Teodoro
Quase todos preenchem outros requisitos aliciantes: são nomes conhecidos, que toda a gente sabe escrever e pronunciar e, obviamente, têm uma sonoridade que me agrada. Os que não se enquadram nestes critérios seriam na mesma ponderados para um segundo nome...
Considerariam algum destes nomes para um filho? Quais são aqueles que riscavam da lista imediatamente?
Se eu fosse a única pessoa a escolher destes ponderava: Silvestre; Marcelo; Martinho; Gaspar; Matias; Olavo; Murilo.
ResponderEliminarAqueles que cortava imediatamente: Óscar; Muriel; Emanuel; Jacinto; Solano; Tristão; Ianis; Noah; Ódin; Romano; Trajano; Mauro.
Mas bem independentemente de gostar ou não, dificilmente franzia o nariz se ouvisse um destes nomes...
Se a escolha fosse só minha seriam possibilidades:Heitor, Joaquim, Xavier, Gaspar, Jaime
ResponderEliminarNão escolheria certamente: Abel, Gil, Noel, Óscar, Baltasar, Lázaro, Muriel, Benedito, Emanuel, Nicolau, Marcelo, Octávio, Gusmão, Romão, Sancho, Tristão, Eurico, Inácio, Matias, Gabino, Olavo, Ianis, Noah, Olivier, Jerónimo, Valentim, Ódin, Páris, Romano, Trajano, Mauro, Murilo, Teodoro.
Os que sobram ficam numa zona cinzenta - acho graça a alguns mas não a suficiente para dar a um filho, acho...
Gostei muito de Heitor, Marcelo e Murilo.. tbm são nomes cotados para um futuro filho meu :) qr dizer, menos Heitor q é meu sobrinho, não repetiria na família.
ResponderEliminarAcrescentaria Dimitri (não deve ser aceito por aí), Romeu, Breno e Eduardo.
Meu pequenino se chama Murilo. Da lista acima tb consideraria Edgar (mas preferiria a grafia Edgard), Inácio e Estevão. No Brasil, os nomes Artur e Heitor, especialmente o primeiro, estão muito comuns, o que faz com que, apesar de apreciá-los, sejam excluídos da minha lista.
ResponderEliminarOs que consideraria: Baltasar, Muriel, Gaspar, Jaime, Matias, Renato, Ianis, Noah, Valentim, Teodoro ... e acrescentaria Benjamim e Adolfo.
ResponderEliminarOs que riscava imediatamente: Óscar, Lázaro, Benedito, Lopo, Gabino, Jerónimo, Trajano, Viriato, Mauro.
Os que gosto (e muito!): Jaime, Matias, Tomé, Edgar, Artur, Gil, Emanuel, Joaquim, Marcelo, Octávio
ResponderEliminarAqueles que acho o máximo, mas não usaria: Tristão, Inácio, Trajano, Lopo
Aqueles que não gosto: Muriel, Carmim, Jasmim, Ianis, Noah, Ódin, Juno, Páris (dificuldades em identificar o género tornam-se grandes "não")
Gosto: Matias, Tomé
ResponderEliminarDetesto: Tristão
Eu gosto destes:
ResponderEliminarArtur, Gil, Heitor
Muriel (gosto muito)
Nicolau
Octávio
Estêvão, Lopo, Gusmão, Martinho, Romão, Sancho, Tristão & Xavier
Eurico, Gaspar, Jaime (já escolhi este), Matias & Tomé
Frederico
Páris (adoro), Viriato
Teodoro
Falta o meu preferido (mas a lista é da Filipa): Ramiro
De todos, o meu preferido é Frederico, foi o nome escolhido para o meu segundo filho, mas não o eleito (pela dificuldade na dicção). Gosto muito de Estevão (é o nome do meu segundo gato), depois tb gosto de Matias, Joaquim, Martinho e Baltazar. Todos os outros não aprecio.
ResponderEliminarNão gosto práticamente de nenhum!
ResponderEliminarEu escolheria imediatamente: Frederico e Jaime. São nomes lindos, conhecidos, que toda a gente sabe como se escrevem e suficientemente comuns para não causarem embaraços.
ResponderEliminarNão escolheria: Muriel(é o nome da tia gorda do Harry Potter, eu sou fã e associaria sempre a essa personagem),Carmim e Jasmim (parecem-me mto femininos especialmente Jasmim) Ianis e Noah(soam a estrangeirismo), Ódin (é o rei das fadas numa peça de Shakespeare mas não o utilizaria num filho) , Juno (é uma deusa romana porque é que o nome é masculino?), Páris (Parece Paris e lembra-me o Romeu e Julieta onde foi o amante rejeitado não me parece um bom prenúncio...), Solano (marca de rebuçados) e Joaquim mas isso é mesmo por antipatia com o nome.
Os outros não me dizem nada portanto não usaria mas não é por nenhuma razão especial...
O meu irmão tem 6 anos e chama-se Gil (= gosto de Gil, Matias & Tomé.
ResponderEliminar