Rebeca, Ribca, Rivca & Riva

em 25/05/12


Há uma linha que separa o comum do extraordinário. O bonito do feio. O possível do impossível. Há uma linha que separa o passado do futuro... 

A minha mente é uma esponjinha para coisas que não servem rigorosamente para nada e só assim consigo explicar que tenha fixado este texto publicitário da Zon. Mais ainda, que me tenha lembrado dele assim que descobri que Rivca, nome aprovado em Portugal, é Rebeca, em hebraico. E o mesmo se passa com Riva. Se tivesse prestado mais atenção a Ribca (Ribica, Rebeca), até era capaz de ter lá chegado sozinha; assim, só despertou a minha curiosidade por causa do vca...
Já tinha sugerido anteriormente Riva como alternativa a Rita mas agora que posso sugeri-lo como alternativa a Rebeca, agrada-me ainda mais. Ainda ontem uma leitora comentou que a sua preferência passava por nomes "frescos", com cheiro a "novo" e acho que estes nomes poderiam muito bem ser integrados nessa categoria. Rivca e Ribca parece que travam na língua, mas Riva está livre de problemas. E não está tão longe assim de nomes como Ava, Eva & Iva! 

Outros nomes terminados em -va: 
  • Alva
  • Dalva
  • Diva
  • Elva
  • Irisalva
  • Primitiva

15 comentários:

  1. Não estou a ver que alguém gostasse de se chamar primitiva...

    ResponderEliminar
  2. Pensei logo o mesmo que a Brites :$

    Em relação a Riva, Ribca e Rivca, também gosto mais de Riva... mas acho que para mim ainda não é uma alternativa forte a Rita.

    Como alternativa a Rebeca, acho que Rebeca ainda pode ser muito explorado para já lhe estarmos a arranjar alternativa.

    ResponderEliminar
  3. pensei logo como a Brites :)

    Nao gosto desses nomes...

    ResponderEliminar
  4. Não gosto de nenhum dos nomes. Conheço uma rapariga mais nova 1 ano que eu que se chama Selma Rivca (e a irmã + velha dela Joelma Eliana). Não gosto :(

    ResponderEliminar
  5. Já agora é uma menina para a Carla Matadinho e já tem nome e tudo :)

    http://www.vip.pt/55612a8/mod_artigos_obj_moda.aspx?sid=f47f9ddd-ba79-4667-a14b-7a81d0334b88&cntx=gC740%2FU6c4S3cg0QpMkxoth%2FYjJprpKf%2FhTgfn4o81TBJ1Aac0%2FqPo8tDAI9bGRp

    ResponderEliminar
  6. Francamente não gosto de nenhum, Riva ainda funciona em Português, mas Ribca e Rivca acho que não funcionam nada.


    Fiquei surpreendida com o nome da filha da Carla Matadinho. Não sei porquê mas esperava "mais uma" Matilde ou Leonor ou algo do género. Letícia é lindo.
    Começo a ver alguma diversidade no mundo dos famosos!

    ResponderEliminar
  7. Riva é usável, mas talvez demasiado diferente para se tornar popular.
    Fui ler a noticia do nome da bebé da Carla Matadinho e gostei muito da escolha, um nome ainda fresco, moderno e com um bonito significado.

    ResponderEliminar
  8. Claudia Leitte acabou de anunciar o nome do novo baby, será Rafael. Amei! e quem escolheu foi o irmãozinho Davi.

    ResponderEliminar
  9. Também fiquei supreendida com a escolha da Carla, mas pela positiva!
    E Patrícia, Davi & Rafael é uma combinação muito boa, muito antiga, intemporal e, ao mesmo tempo, super atual! E bíblica!

    ResponderEliminar
  10. Olá deparei-me com este blogue nem sei bem como mas confesso que adorei! Soube recentemente que o meu segundo filho que nascerá no início do Outono é outra menina e gostava de dar-lhe um nome bonito mas invulgar pois detesto modas! A minha primeira filha chama-se Liz e aos 3 anos é a única menina com esse nome no colégio. Para a bebé que aí vem estou a ponderar um nome do qual sempre gostei e que é igualmente invulgar, Ânia.

    ResponderEliminar
  11. Olá Denise, é sempre bom receber a visita de alguém que "ousou" dar um nome invulgar aos seus bebés! :D
    Não sei se é bom ou mau, mas Liz já está a começar a despontar!

    ResponderEliminar
  12. Rebecca (Inglês) é mais bonito do que Rebeca (Português).

    Denise, tenho algumas sugestões para si:
    Diva
    Lana
    Liana
    Samanta
    Dulcineia
    Glória
    Eleanor
    Amanda

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de Riva. É um nome tão diferente ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu me chamo Riva Helena e posso assegurar que é bem diferente mesmo. Nunca houve outra Riva nos lugares que eu estudei.Já sou pós-graduada e nunca encontrei nenhuma. É um nome de origem hebraica, um diminutivo de Rebeca,

      Eliminar
  14. Olá! Estive a procura pelo blog mas não consegui encontrar qual o significado do nome Rebeca...obrigado!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)