Nomes da monarquia: Athena Marguerite Françoise Marie

em 20/05/12


Foi hoje revelado o nome da filha dos príncipes Joaquim e Maria da Dinamarca (que é francesa): Athena Marguerite Françoise Marie. 
Marguerite é uma versão francesa do nome da sua avó paterna e rainha da Dinamarca, Margrethe; Françoise é o nome da avó materna e Marie é também o nome da mãe. Quanto a Athena, nome da deusa da sabedoria, acho giríssimo, mas não sei até que ponto de parece ajustado a uma bebé da família real dinamarquesa... 
A pequenita, que nasceu no dia 24 de Janeiro, vem fazer companhia a Henrik Carl Joachim Alain, e ainda a Nikolai William Alexander Frederik e Felix Henrik Valdemar Christian, estes dois últimos filhos do primeiro casamento do príncipe Joaquim. 

Obrigada pelo aviso, C*!

6 comentários:

  1. De nada ;)

    Por acaso como já passaram uns meses desde o nascimento já nem me lembrava que o baptizado e revelação do nome(a parte mais engraçada,claro!) era hoje. Gosto bastante do nome, principalmente do 1º porque é uma lufada de ar fresco. Princesa Athena fica bem! Não sei é como os dinamarqueses pronunciam.

    ResponderEliminar
  2. Athena é lindissimo! Adorei a ousadia, não é ajustado de facto, e ainda bem, porque parece que as familias reais seguem sempre um determinado tipo de nomes.
    Lufada de ar fresco mesmo ;)

    ResponderEliminar
  3. O nome em si é bonito (adoro nomes mitológicos, e acho que até prefiro o "nosso" Atena), mas é uma pena que a tradição dos "nomes reais" se vá perdendo - e nem sequer dos nomes ser dinamarquês? Por favor.

    Por este andar, qualquer dia os ingleses têm um Príncipe Dylan ou uma Princesa Shiloh...

    ResponderEliminar
  4. Não gosto de nem de Athena, nem de Atena. Lembra-me Antena.

    Gosto bastante de Marguerite, cuja tradução é Margarida. As Marguerite's podem ser tratadas por Marg e este diminutivo, dito com pronuncia francesa, soa muito bem. Margrete é muito estranho!

    Não gosto mesmo nada de Françoise. Não gosto nada de Francisca que é a tradução.

    Marie é um nome bonito! Eu gosto de Maria!

    ResponderEliminar
  5. A Princesa Marie pronunciou Athena como Atina.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto mais desta escolha do que á da Princesa Mary, também da Dinamarca, na sua filha mas nova ela colocou Josephine Sophia Ivalo Mathilda, acho, na minha opinião que Josephine Sophia Elisabeth Maria, teria sido muito mais bonito e elegante, mas...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)