Nomes retro masculinos

em 21/05/12


Na semana passada tentamos determinar os nomes antiquados femininos que têm potencial para ser usados em 2012, e hoje espreitamos os nomes masculinos:


  • Abel, Abelardo, Adamastor, Adelino, Adolfo, Agostinho, Aires, Albano, Alberto, Alfredo, Amadeu, Amaro, Amílcar, Aníbal, Anselmo, Antero, Arlindo, Augusto, Aurélio, Avelino
  • Baltasar, Barnabé, Bartolomeu, Basílio, Belarmino, Bernardino, Bonifácio, Brás
  • Camilo, Cândido, Casimiro, Celso, César, Cícero, Cidalino, Cirilo, Clemente, Constantino, Cosme, Custódio
  • Damião, Danilo, Dário, Delfim, Delfino, Dionísio, Domingos, Durval
  • Edgar, Elias, Eliseu, Emílio, Ernâni, Ernesto, Eurico, Eusébio, Evaristo
  • Faustino, Fausto, Felisberto, Félix, Firmino, Franquelim
  • Gaspar, Gentil, Gilberto, Gregório, Gualter
  • Heliodoro, Herculano, Hipólito, Horácio, Humberto
  • Ícaro, Idalécio, Inácio, Inocêncio, Isidoro, Isidro
  • Jacinto, Januário, Jeremias, Jerónimo, Jordão, Josefino, Josué, Julião, Júlio, Justino, Juvenal
  • Laureano, Leopoldo, Libório, Licínio, Lucílio, Ludgero
  • Marcelino, Maximiliano, Miro, Moisés, Nereu, Nicolau, Noé, Noel, Norberto
  • Octávio, Orlando, Otelo
  • Pascoal, Paulino, Pompeu, Porfírio
  • Querubim
  • Raimundo, Raúl, Reinaldo, Roberto, Rodolfo, Rogério, Rolando, Rufino
  • Salomão, Saúl, Serafim, Severino, Sílvio
  • Tadeu, Teófilo, Teotónio, Tobias, Túlio
  • Ulisses
  • Valdemar, Venâncio, Virgílio, Vitorino

O desafio de hoje é o mesmo: quais são os nomes que vos parecem mais usáveis? 

5 comentários:

  1. Bem, os nomes femininos são mais interessantes. Os retro, dos mais comuns até nem tenho a mesma opinião. Destes, usáveis parecem-me César, Edgar, Fausto, Félix e Gaspar. Aliás, acho que conheço exemplos de crianças com todos estes nomes.

    ResponderEliminar
  2. Também considero os nomes masculinos muito mais interessantes. Uma coisa engraçada é que conheci muito mais rapazes da minha idade (+/-) com estes nomes retro que raparigas... Vou mencionar destes os nomes que gosto e que penso ser usáveis:

    Abel
    Abelardo
    Augusto
    Barnabé (eu gosto, mais não sei se é muito usável)
    Casimiro (o mesmo de Barnabé)
    Damião
    Danilo (gosto muito, mas não tenho a ideia que seja retro, para mim é quase uma novidade)
    Dário (conheci vários Dários da minha idade ou pouco mais velho, não consigo pensar como um nome retro/alternativa)
    Elias
    Fausto
    Gaspar
    Herculano
    Hipólito (acho um nome engraçado, descobri que um amigo de um primo meu (cerca de 18 anos) se chama Hipólito, achei tão fofinho)
    Humberto (nome do meu namorado, eu gosto, mas ele odeia, não sei se é uma boa opção :P)
    Jeremias
    Jerónimo
    Júlio
    Nicolau
    Noé
    Octávio
    Orlando
    Raúl
    Rogério
    Teófilo
    Teotónio
    Tobias
    Vitorino


    Devo ainda confessar que para mim nomes como Celso, Sílvio e Roberto não são nomes retro, acho-os nomes modernos vindos do Brasil... e eu sei que a minha visão pode estar errada, até porque conheço um Celso português com cerca de 60 anos...

    ResponderEliminar
  3. Eu queria dizer ali em cima que considero os nomes masculinos muito menos interessantes...

    ResponderEliminar
  4. Que nomes lindos, não sei mas acho que sou uma das poucas que ficam mais entusiasmadas com nomes masculinos aos femininos. Sei lá, não sou muito chegada a nomes femininos, acho os masculinos mais chiques e pomposos. Alberto e Ícaro são meus favoritos, mas da lista eu gostei de quase todos

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)