Nome do dia: Morian

em 08/05/12


Há uns dias, um visitante anónimo solicitou informação sobre o nome Morian, que lhe faz lembrar "mar a bater nas rochas". Bem, nada poderia ter captado mais a minha atenção, imaginei logo as falésias irlandesas, a Enya e as gaitas de foles mas, antes de mais, convém deixar já claro que também não encontrei nenhuma referência absolutamente exata a Morian, um nome que em Portugal é admitido como feminino.
Por aproximação, poderíamos chegar a Moriana. Diz o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (DOE) que Moriana era usado "sempre em referência a Amadeu II de Sabóia, pai de D. Mafalda, esposa de D. Afonso Henriques, que também era Conde de Maurienne, hoje região dos Alpes franceses do Norte". 
No DOE, encontramos ainda referência a Mória, nome mitológico, derivado do grego Moríe, que seria o nome de uma ninfa. Infelizmente, não encontro nada sobre Moríe, apenas sobre Mori, que acaba por remeter para Maria. Mas se Maurienne for próximo de Maura, e sendo Maura uma versão de Maire, que é a versão irlandesa de Mary... bem, chegamos novamente a Maria. Por aproximação, pesquisei também Morgiana - nome de uma personagem de Ali Babá e os quarenta ladrões - que surge a partir da palavra árabe "morján" que significa Coral
Acho que será também muito pertinente referir o nome Moriah, que significa "o Senhor é o meu professor". 

Gostava de saber mais, para poder transmitir mais, mas a recolha da informação é o máximo que consigo fazer: determinar a origem vai muito para além da minha capacidade! 


5 comentários:

  1. Morian parece um nome francês e não um nome português. Prefiro Moriana!

    ResponderEliminar
  2. Segundo a origem árabe do nome Morgiana, ele era escrito Mourgeana e significa gerada com amor Mour de amor e geana de gerada ;)

    ResponderEliminar
  3. Me chamo Moriana e ainda não consequir o significado do meu nome

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também me chamo Moriana a 59 anos e até hoje não sei o significado do meu nome

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)