Nome do dia: Aires & Airiza

1.5.12


Estava sossegadita a ver um episódio de House quando ouço o nome de uma das personagens. Iris. Na verdade, o que eu ouço é "Áirisss". E arreguilei os olhos, saltei para o computador, abri a lista de nomes aprovados e voilá, Airiza passou a ser a minha alternativa preferida para Íris. E arriscando um bocadinho mais, será que Aires não tem muito mais potencial do que se pensaria, à primeira vista?
Aires é um anagrama de "Aries", de onde até pode derivar, significando "carneiro", mas isto é altamente discutível, havendo quem o relacione antes com o hebraico Arieh, que é um nome bíblico e que significa "leão". Usava-se em Portugal durante a Idade Média, conhecendo-se Ayras e Ayres. Caiu em desuso e é hoje raríssimo como nome próprio, mas foi registado três vezes em 2014.
Aires é um apelido algo comum na cidade onde cresci e, como tal, raramente me ocorre como nome próprio. Este fenómeno aconteceu como outros antropónimos masculinos, como Garcia, por exemplo, que foram perdendo lugar como primeiro nome, mas que ninguém põe em causa como sobrenome!

4 comentários :

  1. Eu conheço um senhor que se chama Aires Filipe, sendo este último apelido. E eu pensava que Aires era apelido. E também tive um prof. chamado Aires. Não morro de amores, mas também não detesto. É assim-assim

    ResponderEliminar
  2. Conheço um senhor já de idade que se chama Aires. Tem um café na ilha onde costumo ir passar uns dias de férias, e para mim é um nome querido, traz-me recordações de infância muito boas (:
    Quanto a Airiza já não acho muita graça. Faz-me lembrar Alzira e uma senhora com esse nome a quem o meu pai chama "generala", portanto imaginem.. =P

    ResponderEliminar
  3. Adoro Aires, acho ótimo para compostos! Um dos meus compostos preferidos é Aires Lourenço. Gosto de Airiza, acho muito interessante :)

    ResponderEliminar
  4. Adorava saber a origem e o significado de Airiza! É a versão feminina de Aires?

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)