Duelo de nomes - Benedita vs Vitória

em 09/05/12


Como tem acontecido nos últimos duelos, tenho optado por opor nomes que têm sido abordados regularmente quer por mim, quer pelas comentadoras, porque por norma correspondem a nomes que ou já são tendência ou estão muito perto de o ser. Hoje junto dois nomes que têm um significado óbvio e que vão ao encontro daquilo que a Conservadora do Registo Civil disse ontem: os pais querem nomes antigos e históricos. Em Portugal, é difícil pensar em nomes históricos e não pensar nos nomes da monarquia. Sei que há quem deteste essa época, quem seja absolutamente contra utilizar nomes associados aos autocratas mas, amando eu a democracia, não consigo esconder o fascínio que sinto por essa parte da história. Benedita e Vitória foram nomes utilizados nas Infantas portuguesas, embora nunca como primeiro nome: 


Maria Francisca Benedita Ana Isabel Josefa Antónia Lourença Inácia Gertrudes Rita Joana Rosa de Bragança, filha de D. José

- Maria Antónia Adelaide Camila Carolina Eulália Leopoldina Sofia Inês Francisca de Assis e de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga Gregória Bernardina Benedita Andrea, filha de D. Miguel I

Maria Ana Vitória Josefa Francisca Xavier de Paula Antonieta Joana Domingas Gabriela, filha de D. Maria I

Victória é, também um nome comum na realeza europeia (neste momento existem cinco; seria suficiente referir a princesa Victoria da Suécia mas é-me impossível não escrever o nome da neta do rei de Espanha, Victória Frederica). Já Benedito é usado por duas vezes, mas não encontrei nenhuma Benedita. 
Ambos são nomes sonantes e fortes, mas Benedita parece-me mais delicado, enquanto que Vitória, talvez por força do significado, me parece mais cheio de vida. Aliás, uma das alternativas que proponho para Benedita é Serena, porque associo um ao outro, pela tranquilidade que me passam. Tentando pôr isto numa imagem visual, imagino as duas pequerruchas lado a lado. A Benedita é a mais calminha, a Vitória é a mais reguila. 


  • Benedita

Posição no ranking de 2011: 46.ª, com 172 registos
Significado: abençoada
Diminutivos: Beni, Dita
Alternativas: Benícia, Benita, Benta, Serena

  • Vitória

Posição no ranking de 2011: 34.º, com 282 registos [Victória teve 144 registos, ocupando o 57.º lugar. Juntos conseguiriam chegar ao 24.º lugar). 
Significado: vitoriosa
Diminutivos: Vi, Viky, Tori, 
Alternativas: Vitorina, Etéria, Glória


O que pensam destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem: 




17 comentários:

  1. Apesar de Victoria ser o nome da minha bisavó, ao longo do tempo acabei por achar o nome muito associado a pessoas com dificuldades de terem filhos, e, quando nasciam meninas, chamavam-nas de Vi(c)toria. O nome, tal como Gloria, é muito bonito, mas agora já não consigo mais me desvincular deste pensamento.
    Quanto à Benedita, aqui no Brasil há uma política com este nome e, pronto, não gostando da moça, tampouco consigo me afeiçoar ao nome...
    Enquete difícil esta!
    Abs
    Aline

    ResponderEliminar
  2. Há uma Benedita na família real dinamarquesa (nome original: Benedikte. Gosto muito do nome e gosto especialmente de Maria Benedita. Acho que é um nome que não se tornou muito popular, o que o torna mais distinto.
    Quanto a Vitória, tive uma amiga e vizinha que tinha esse nome e eu gostava muito dela e consequentemente do nome. Mas seguindo a minha lógica de evitar nomes associados a adjectivos, este não seria um nome escolhido. É bonito (e digamos que o trauma com as filhas da Lucy :p), mas para mim não tem aquele brilho.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito muito dos dois, mas voto em Benedita (: Já nem falo das filhas da Luce, essas estão noutro nível =P

    ResponderEliminar
  4. Entre os dois escolho Vitória.

    Para mim Benedita está relacionado com religião e isso não me agrada muito, já que tenho uma relação ambígua com a religião em geral, com a igreja católica em particular, o que me dificulta a escolha de um nome que me pareça religioso... Agora se me perguntarem é um nome bonito? Sim é!

    ResponderEliminar
  5. C*: Benedita também é um adjectivo...É simplesmente "Bendita" ( o mesmo que abençoada) com um E a mais. Vejo-o como adjectivo, a 1ª coisa que penso é no que disse a Xoru, é um nome adjectivo religioso.

    Prefiro Vitória acho que tem mais personalidade!

    ResponderEliminar
  6. Eu prefiro Benedita porque além de adorar o significado e achar de muito bom presságio, não posso com Vitória, que associo ao futebol e a filhas de jogadores. Porém, não deixa de ser natural que se veja muito nos nomes das famílias reais europeias, uma vez que estas descendem quase todas da rainha Vitória de Inglaterra, que teve descendência prolífica.

    ResponderEliminar
  7. Não conheço nenhuma Benedita, mas conheço uma Bendita e acho bem melhor assim...

    Entre os dois nomes prefiro Vitória.

    ResponderEliminar
  8. Prefiro Benedita, pela característica que a Ana Filipa apontou: serenidade. Mas não acho um nome de extrema beleza. Já Vitória não me diz nada, prefiro, no mesmo género, Glória.

    ResponderEliminar
  9. Acho o nome Vitória muito forte para um bebé. Os diminutivos Vicky e Tori são um pouco mais suaves que Vitória; Tori é giro, por causa da série do Nickelodeon "Victorious", onde o diminutivo da personagem principal é Tori
    Acho que Benedita é um nome forte para um bebé. Parece-me ter ascendência espanhola. Os diminutivos Beni e Dita soam melhor; Beni é melhor do que Dita.
    Prefiro Benedita.

    ResponderEliminar
  10. Prefiro Benedita!
    Gosto do diminutivo Beni!
    Vitória lembra-me guerra.

    ResponderEliminar
  11. bem,acho que (vitória) é um lindo nome,ñ só pq esse é meu nome, mais pq significa vitoria na vida,força e... em fim eu amo esse nome!!e gosto do diminutivo (tori),(vi)... esse nome lembra-me "sorte na vida"!!

    ResponderEliminar
  12. bem,acho que (vitória) é um lindo nome,ñ só pq esse é meu nome, mais pq significa vitoria na vida,força e... em fim eu amo esse nome!!e gosto do diminutivo (tori),(vi)... esse nome lembra-me "sorte na vida"!!

    ResponderEliminar
  13. bem,acho que (vitória) é um lindo nome,ñ só pq esse é meu nome, mais pq significa vitoria na vida,força e... em fim eu amo esse nome!!e gosto do diminutivo (tori),(vi)... esse nome lembra-me "sorte na vida"!!

    ResponderEliminar
  14. Prefiro Vitória soa-me muito melhor que Benedita. Aliás não sou religiosa pode ser por isso que não gosto de Benedita.
    Conheço duas Vitória e uma Benedita. Vitória 5 anos irmã de Vicente e Benedita 5 anos irmã de Clara. a outra Vitória tem 17 anos e não tem irmãos.

    ResponderEliminar
  15. vitoria é melhor porque é mais moderno eu acho. Benedita é nome antigo é meio estranho colocar esse nome em criança.

    ResponderEliminar
  16. Que engraçado ver agora estes rankings antigos! Impressionante como em 7 anos o número de registos de ambos se alteraram :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)