Duelo de nomes - Artur vs Xavier

em 01/05/12


Temos falado bastantes vezes de Artur e Xavier, o que é indicativo da atenção que começam a merecer também por parte dos futuros papás. Para já, ambos estão fora do top 50 e não chegam aos 150 registos, mas acredito que os dois têm boas hipóteses de um melhor desempenho na lista de 2012...
Xavier já foi Nome do Dia, e na altura, isto foi o que escrevi:


Xavier, um nome de origem basca, que significa "casa nova", por derivar de Extaberri. Há ainda quem vá ao arábico buscar "brilhante", mas como é um nome tão espanhol, inclino-me mais para a primeira referência.
Xavier tem, então, uma primeira letra pouco frequente. A terminação em -er, apesar de não ser tão rara quanto isso, só tem tanta evidência em Hélder. Acho que é difícil pensar em Xavier como um nome popular, mas a sensação que tenho é que se trata de um nome que se ouve sempre, como se houvesse constantemente um bebé Xavier a nascer (em 1980, o SPIE diz que há 3 registos. Três!). Na vizinha Espanha, Javier foi o 12.º nome mais usado a nível nacional. Nos EUA, está desde 2001 no top 100, tendo sido o 71.º nome mais usado em 2010.
Xavier é, também, um nome que associo à Monarquia - não como primeiro nome, mas um dos mais presentes na longa lista de nomes dos infantes (como se pode ver aqui) em honra de S. Francisco Xavier. Resumindo: antigo, pouco frequente, conhecido internacionalmente, letra quase exclusiva... Só vantagens!

Quanto a Artur, pensa-se que é de origem celta e que significa "nobre"; por outro lado, há quem defenda que deriva do latino "Artorius"; e há quem o associe a "urso", por causa do vocábulo artos mas, independentemente do significado, Artur ficará para sempre ligado ao histórico Rei Artur, cujas façanhas proliferam pela literatura e pelo cinema.
É um nome curto, com uma terminação invulgar mas não é de todo desconhecido nem em Portugal nem no resto do mundo. Esta é, aliás, uma das principais vantagens de ambos os nomes - o seu catácter internacional. Curiosamente, nos EUA, Arthur fica atrás de Xavier, numa bem mais modesta 389.º posição.
Embora eu tenha alguma dificuldade em determinar um nome clássico, não me choca incluir Artur nesse lote, porque conheço pessoas de todas as idades com este nome, e fica sempre bem!

  • Artur
Posição no ranking: 58.º - 113 registos em 2011
Significado: nobre
Diminutivos: Art, Arti
Alternativas possíveis: Edmur, Mauro

  • Xavier
Posição no ranking: 54.º - 124 registos em 2011
Significado: casa nova
Diminutivos: Xavi
Alternativas possíveis: Olivier, Ravi


O que pensam destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!

Atualização - resultado da sondagem:

13 comentários:

  1. Sem dúvida Xavier! Gosto do facto de começar por X, que é bastante raro e uma letra de que eu gosto muito. Artur tem o U muito 'vincado', e eu não vou muito com isso.. =/

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Xavier e talvez por estar associado a um 1ºnome no exemplo que deste, acho que se torna uma boa opção para 2ºnome. E,pelo menos para mim, conjuga bem com quase tudo(Luís Xavier, Rodrigo Xavier,Pedro Xavier,...).

    ResponderEliminar
  3. É difícil, não gosto de nenhuma assim muito... mas acho nomes muito usáveis... hoje vou em Xavier...

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto mais de Artur, já tive um gato com esse nome :), mas concordo que para algumas pessoas som do "U" possa parecer muito forte para um bebé...

    ResponderEliminar
  5. Eu não consigo gostar de Xavier, acho q deve-se ao fato de q aqui no BR Xavier não ser nome próprio, só conheço como sobrenome.
    Artur eu gosto, mas prefiro com o H, Arthur.

    ResponderEliminar
  6. Artur, sem dúvida. Existem poucos nomes masculinos com qualquer coisa de poético, e Artur é um deles!

    ResponderEliminar
  7. Xavier sem dúvida. Artur é nome de velho.

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto, mas tanto dos dois, que me parece difícil escolher um.
    Xavier é, neste momento, o nome do apaixonado da minha filha e não consigo deixar de associar ao miúdo, que é tão fofo e engraçado (ainda por cima, faz a corte à antiga, o que gera imensos momentos cómicos cá em casa, quando a Mariana vem toda corada porque recebeu um postal ou uma flor). É um nome clássico, invulgar e que tem tudo para vingar.
    Artur é outro clássico, sóbrio e como disseram acima, extremamente carregado de simbolismo. Gosto muito porque penso assentar bem em pequeninos e graúdos. Por acaso, conheci um muito antipático, mas a convivência foi tão curta que não me estragou o nome.

    ResponderEliminar
  9. Artur não é bonito! Não gosto nada.
    A 1ª vez que ouvi falar do nome Xavier, foi na série Phineas & Ferb do Disney Channel, onde a Candace diz que quer ter dois filhos e que quer chama-los Xavier e Amanda.
    Prefiro Xavier.

    ResponderEliminar
  10. Adoro Xavier, é bem giro! Já Artur não me convence.

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida que prefiro Artur, acho tão delicado e fofo! Acho que combina bem com uma criança e com adulto, sem tirar a sua seriedade.
    Xavier, já convivo à muito com este nome mas nunca me convenceu.

    ResponderEliminar
  12. Aqui no BR Xavier é sobrenome. Pra mim é difícil de encará-lo como nome próprio masculino, até porque conheço algumas garotAs com sobrenome Xavier. Isso tem acontecido frequentemente: meninos e meninas com o mesmo sobrenome que é considerado nome em Portugal EX: Diniz, Miranda, Santiago, Vasco, Duarte, etc...

    ResponderEliminar
  13. Não consigo ver o charme de Xavier, sinceramente. Não gosto do "X", da sonoridade, de nada. Parece-me um nome quase cómico...

    Já Artur acho que é um nome muito elegante.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)