Nomes perfeitos para meninos

em 10/04/12


Há poucos dias indiquei uma série de nomes femininos que me parecem sempre ser perfeitos, adequados, distintos e bonitos.
Fazer a lista masculina não é bem a mesma coisa e nem todos os critérios são iguais, mas os nomes que apresento de seguida são aqueles que me parecem mais "seguros" para utilizar num menino português, sem que se corra grande risco de errar. Poderia chamar-lhe a lista básica dos nomes masculinos portugueses, mas temo que o "básico" traga más interpretações. Assim, lista de nomes perfeitos masculinos parece-me muitíssimo bem:  


  • André, Daniel, Diogo, Filipe, Tiago
  • Artur, David, Gabriel, Xavier
  • Dinis, Francisco, Frederico, Gustavo
  • Duarte, Eduardo, Jaime
  • Gonçalo, Guillherme, Vicente
  • João, José, Luís, Manuel
  • Miguel, Nuno, Pedro
  • Afonso, Tomás

 Quais são os nomes que retirariam desta lista? Quais são aqueles que acham que negligenciei? Concordam com a forma como os distribui?

19 comentários:

  1. Há nomes que não considero perfeitos:
    - Artur, Xavier, Dinis, Jaime (até gosto, mas não acho que sejam nomes seguros)
    - Gustavo e Vicente (gosto muito, mas acho que são em certa medida nomes recentes, novidades, embora eu saiba que são antigos)
    - Afonso e Tomás (não consigo, não consigo mesmo considerá-los seguros, porque já me cansam, acho que se tornaram nomes muito muito de moda)

    Dos que foram referidos, aqueles que considero os grupos mais seguros são:
    - André, Daniel, Diogo, Filipe e Tiago
    - João, José, Luís e Manuel
    - Miguel, Nuno e Pedro

    Além destes incluia António.


    Mas concordo com os grupos que a Filipa fez :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo na generalidade com o comentário anterior, mas na generalidade a lista parece-me bem. E os meus meninos estão lá contemplados :)

    ResponderEliminar
  3. (E ainda no anónimo anterior) acho esta lista mais perfeita que a das meninas, onde há vários que retiraria, e outros acrescentava. Mas a minha impressão e que de uma forma geral os nomes masculinos são mais consensuais.

    ResponderEliminar
  4. Gosto de muito poucos, logo é dificil avaliar... não gosto de nomes básicos.
    Desses todos os que considero perfeitos para mim são Diogo, Gabriel, Francisco, Gonçalo, Guilherme, João, Pedro, Miguel.
    Não considero perfeitos: Frederico (não é um nome fácil de gostar e pode fazer muitos torcer o nariz), Gustavo e Jaime (a mesma coisa), Afonso e Tomás (muito gastos, começam a enjoar)

    ResponderEliminar
  5. Adoro Vicente, mas sou suspeita.
    Além deste, dos nomes sugeridos, gosto muito de Dinis, Gustavo e Gonçalo.

    Acrescentaria, Matias, Mateus, Gil e Bernardo.

    ResponderEliminar
  6. No geral concordo com todos os nomes da lista, tirando talvez Daniel e Gustavo... Acrescentaria alguns como António, Vasco, Sebastião e Bernardo.
    Kiss

    ResponderEliminar
  7. No geral concordo com todos os nomes da lista, tirando talvez Daniel e Gustavo... Acrescentaria alguns como António, Vasco, Sebastião e Bernardo.
    Kiss

    ResponderEliminar
  8. No geral concordo com todos os nomes da lista, tirando talvez Daniel e Gustavo... Acrescentaria alguns como António, Vasco, Sebastião e Bernardo.
    Kiss

    ResponderEliminar
  9. os nomes Epaminondas, Dandara, Clarissa, Palomar e Expedita são proibidos em Portugal?

    ResponderEliminar
  10. Retiraria Xavier, Frederico, Gonçalo, Duarte, Jaime, Nuno e Afonso.. mtos não é?! Rs.. É q aqui no Brasil os nomes masculinos são tão diferentes..
    Acrescentaria Fernando, Davi, Henrique, Heitor, Breno, Marcelo, Álvaro e Lucas.

    ResponderEliminar
  11. Romulo, dos nomes que referiu, apenas consta Clarissa da lista de nomes aprovados/proibídos e não é permitido. Contudo, Clarisse é.

    Patrícia, adoraria incluir Henrique na lista, mas acho que a maioria dos portugueses ainda não o acha perfeito... Tal como Sebastião, Gil e António.
    Acho que estiquei a corda com Jaime :D

    ResponderEliminar
  12. Jaime já foi esticar a corda.
    Mas os restantes nomes e o seu agrupamento está quase perfeito!
    Vicente parece estar a mais, António é um clássico em falta mas eu trocava mesmo era o Tomás por Henrique. Tomás parece-me uma moda recente que deve passar em breve, enquanto Afonso e Henrique são daqueles nomes de rei que estão sempre a voltar!

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito da lista, e há coerência nas divisões. Acho que Xavier e Gustavo são nomes mais "tendência", apesar de serem antigos vão desaparecer em breve. Frederico é um nome difícil de pronunciar e para mim um nome "classe alta", dificilmente pode estar lado a lado com João, José, Luis, Manuel, os eternos escolhidos por qualquer pessoa, independentemente da região, cultura, classes, etc..
    Jaime é um clássico e concordo a 100% em estar na lista. Concordo também com as sugestões de que talvez falte António e Henrique.

    ResponderEliminar
  14. francisco, afonso e tomás
    gonçalo e tiago

    são nomes já muito usados.


    eu não os consideraria na lista, porque tão muito na moda, nas creches vêm-se muitos franciscos e afonsos principalmente (esta é a impressão que eu tenho na zona onde vivo, outros podem pensar diferente)

    gonçalo e tiago também já se começam a ver muito.

    se tivesse um menino agora provavelmente xamaria Daniel ou Gabriel.

    Fico contente por estes 2 nomes constarem na lista. São nomes não muito vistos, mas bonitos.

    Gabriel já se começa a ver mais conheço 2 bebes de mesinhos um é gabriel o outro simão gabriel.

    ResponderEliminar
  15. Henrique e Leandro também podiam tar na lista.

    conheço um Henrique com 1 aninho

    e um antónio com 2 anos.

    Mas pessoalmente não gosto do nome antónio para uma criança. associo-o a homens não a crianças. Tal como não xamaria maria de fátima ou maria da conceição a uma criança.

    Já vi que alguns gostam de henrique.

    O que axam de leandro?

    ResponderEliminar
  16. Estou neste momento na fase final para decisão do nome a dar ao meu baby e, depois de algum tempo a "lutar" por Tomás, acabei por "ceder" a Tiago.
    Agora estava a pensar se poderia fazer sentido um 2º nome e pensei em Miguel (Tiago Miguel - de acordo com este post, 2 nomes perfeitos :-)). Que acham da conjugação? Demasiado banal? Que outras conjugações acham que poderiam funcionar bem com Tiago, de modo a ficar mais original?

    ResponderEliminar
  17. Bia, acho que Tiago + nomes terminados em "el" origina conjugações muito aceitáveis - o que não é nada fácil de alcançar, porque Tiago é muito difícil de combinar, sendo usado como primeiro nome...
    Posto isto, deixo as seguintes sugestões:

    Tiago Aleixo
    Tiago Levi (a minha preferida)
    Tiago Valentim / Rubim
    Tiago Xavier

    ResponderEliminar
  18. Essa lista parece que foi retirada da minha cabeça excepto talvez Dinis que tenho uma antipatia inexplicável. Talvez porque todos os meninos à minha volta têm esse nome, aparecem como cogumelos! Talvez o substituísse por Henrique um dos meus nomes preferidos. De resto é uma lista de nomes simples e bonitos e acima de tudo intemporais!

    ResponderEliminar
  19. Selmo Tiago que é o meu nome. lol

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)