Nomes estrangeiros permitidos em Portugal
- Sancler -

em 19/04/12


Lara e Clara são nomes bastante populares entre as meninas; será que isso poderá aumentar o charme de Sancler? É possível que daqui a pouco apareça por cá alguém a dizer que Sancler é português mas aos meus ouvidos isto soa-me a adaptação de Sinclair, que é uma derivação de Saint Clair. Clair provém do Latim Clarus, ou seja, Claro. Sancler poderia também captar a atenção dos fãs de Santiago, já que a premissa é basicamente a mesma. 
Na minha opinião, é o tipo de nome que, usado numa segunda posição, poderá dar muito charme ao nome e quem sabe, num futuro, possa ser usado até com maior destaque. "Boa tarde, o nome nome é Pedro Sancler"...Parece-me bastante bem! E agora que penso nisso, também poderia funcionar no feminino. "Peço uma salva de palmas para Carolina Sancler"... 
De acordo com a Wikipédia, Santa Clara foi a fundadora da Ordem Franciscana. E cá está, mais duas hipóteses: Francisco Sancler & Francisca Sancler. E a Santa Clara chama-se originalmente Chiara, porque era italiana. Mais um: Kyara Sancler. E a Ordem Franciscana também é conhecida como Clarissas. Clarisse Sancler. Larissa Sancler. Honestamente, parece-me que está aqui um nome vencedor, mas em 2014 não foi alvo de nenhum registo em Portugal. 

8 comentários:

  1. Sinceramente é um nome que não me cheira muito, mas também foi a primeira vez que o ouvi... logo não estou minimamente habituada e parece-me muito estranho.

    Só uma coisa, acho a grafia de Chiara tão mais bonita que Kyara... Aliás adoro a ideia dos italianos lerem o ch como C...

    ResponderEliminar
  2. Não gosto, nem como 1º nome, nem 2º, se o visse como 2º nome ia pensar que era um apelido e não um nome próprio, iria pensar que a pessoa teria pais ou um dos pais estrangeiro e daí um apelido estrangeiro...Nunca me passaria pela cabeça que fosse 2º nome.

    ResponderEliminar
  3. não percebi se é feminino ou masculino...! é unissexo?

    ResponderEliminar
  4. Ana, concordo que parece apelido - aliás, a sugestão ia mesmo nesse sentido... Para algumas pessoas que não gostam de nomes compostos e que não gostam muito do apelido (como eu não aprecio o meu!!), poderia ser uma simples alternativa...

    Anónimo, Sancler é indicado como nome Masculino, mas quando pode ser usado em meninas, como segundo nome, sem problema!

    ResponderEliminar
  5. O nome Sancler é unissex. Aqui no brasil por exemplo, é mais usado como 1° nome em meninas, e 2° nome em meninos e meninas também... Este nome é mais comum na região sul do país.

    ResponderEliminar
  6. O nome é lindo!!
    é o nome da minha futura filha
    Sancler ou Katharina

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)