Sobre a composição dos nomes...

20.4.12

Tenho sugerido algumas combinações de nomes que têm suscitado algumas dúvidas, pelo que passo a explicar: de acordo com a lei, que pode ser consultada aqui, o primeiro nome do bebé deve ser claro quanto ao seu género. Contudo, o segundo nome poderá ser masculino ou feminino, independentemente do género da criança. Assim, um menino pode chamar-se Miguel Matilde, e uma menina pode chamar-se Matilde Miguel. Esta prática é comum em Portugal em nomes como Maria João, Maria José ou José Maria.

O exemplo acima referido não vai ao encontro do meu gosto pessoal, mas há nomes mais neutros que acho que podem ser utilizados, criando combinações mais invulgares e harmoniosas.

5 comentários :

  1. Eu em pequena tinha uma amiga chamada Catarina João (que tinha um irmão Zé Pedro). Parece estranho ao ouvido, mas a verdade é que lhe assentava muito bem!
    Uma vez num convite de aniversário ela assinou assim mesmo, Catarina João. A minha mãe ao ver disse-me "Então não me avisaste que o irmão dela também fazia anos? Só comprei um presente!". Lá lhe tive de explicar que aquele era mesmo o nome dela =P

    ResponderEliminar
  2. Sim por acaso já sabia. Conheço um miudo que se chama Afonso Lara.

    ResponderEliminar
  3. A propósito do comentário anterior, conheço também Lara como apelido de família..!

    ResponderEliminar
  4. Eu sabia disso...sei que se pode usar como 2º nome qualquer nome seja masculino ou feminino, não foi isso que me fez ficar na duvida!
    O que me fez ficar na duvida se Sancler era feminino ou masculino foram estas duas frases:

    "Lara e Clara são nomes bastante populares entre as meninas; será que isso poderá aumentar o charme de Sancler? "

    "Sancler poderia também captar a atenção dos fãs de Santiago, já que a premissa é basicamente a mesma. "

    Com estas duas observações dá a impressão que pode ser usado como 1º nome em ambos os sexos....Foi daí que veio a minha duvida já esclarecida.

    ResponderEliminar
  5. ANónimo, tem razão, foi uma construção frásica infeliz!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)