José

em 14/04/12


José é, provavelmente, o nome mais negligenciado por mim aqui no blog em parte porque, à semelhança do que me acontece com Maria, não me diz muito como único nome e quando chega a hora de sugerir nomes compostos, parece-me demasiado óbvio, já que combina bem com praticamente todos os nomes. Quando não o conseguirem assimilar bem como primeiro nome, experimentem como segundo. É quase infalível!


José é um nome muito comum e popular em Portugal e em 2011 teve mais registos do que Manuel e do que Luís, por exemplo, tendo alcançado um belíssimo 19.º lugar no ranking. Não posso fazer mais do que supor, mas acredito que grande parte destes 853 Josés nascidos em 2011 têm um segundo nome.
E acho que é nos nomes compostos que José tem mais a ganhar. Por um lado, misturado com um nome mais moderno, atribui-lhe um carácter mais distinto; por outro, o diminutivo Zé torna-o mais divertido e familiar.
Já disse lá em cima que José fica bem com quase todos os nomes e é provável que toda a gente conheça um José Manuel, José Luís, José Carlos, José Domingos, José Eduardo,  ou José António. Nas combinações mais contemporâneas, gosto bastante de José Diogo e  José Duarte mas acho-o especialmente talhado para combinar com nomes terminados em -el.
E é claro que não posso deixar de referir a combinação João José - um conjunto tipicamente português -  nem José Maria e a Maria José para meninas.
Como alternativa a José, existem as opções Jessé, Josefo (que é mais próximo da versão original do nome, Iosef) e Josué.

Que nomes compostos com José conhecem? Quais são aqueles que vos enchem mais as medias? E claro, o que é que pensam de ?

Atualização

Em Janeiro de 2014, o blog publicou a lista oficial de nomes compostos mais registados em Portugal em 2013 e os nomes compostos com José que obtiveram mais registos foram os seguintes:

  • José Pedro
  • Francisco José
  • José Maria
  • José Miguel
  • Martim José
  • Santiago José
  • José Diogo
  • Rodrigo José
  • Gabriel José
  • Gonçalo José
  • Guilherme José
  • Manuel José
  • Tiago José
  • José António
  • Afonso José
  • José Carlos
  • David José
  • Miguel José
  • Duarte José
  • António José
  • José Luís
  • José Afonso
  • Tomás José
  • Leonardo José
  • José Francisco
  • Rafael José
  • José Guilherme

18 comentários:

  1. Conheço: José Pedro, José Carlos, José Cláudio, José Manuel, José Miguel, José Luís, José Lourenço, José Alberto, José Joaquim e o pequeno José Laureano...
    A não ser o José Pedro, a que chamamos Zé Pedro, nenhum outro me enche as medidas.
    E concordo plenamente que Zé, torna o nome muito mais divertido e familiar.

    ResponderEliminar
  2. Conheço muitos Josés, o meu pai chamava-se José Carlos, o meu irmão José Manuel, o meu sobrinho José Lourenço...é um nome k em si ñ me diz mto, mas por ser o nome do meu pai tem um lugar especial no meu coração. Conheço ainda José Alcindo, José Aurélio, José Sérgio, José Paulo, José Ricardo e podia ficar o dia todo nisto :). Qto a Zé acho giro, mas aqui na Madeira ñ é mto usado, mais depressa se chama José do k Zé...

    ResponderEliminar
  3. Para mim José está tal e qual como Manuel (claro!). Não gosto muito (nada) de José, assim como de Manuel, mas gosto muito de Zé, tal como Manel.
    Acho que José me faz lembrar muito pessoas adultas.. Conheço dois irmãos pequeninos, o Zé e o Manel (lá está). E se não consigo olhar para o mais velho e imaginá-lo como Manuel, muito menos para o mais novo como sendo José!

    Conheço um Zé João (nunca ouvi ninguém tratá-lo por José João), o meu tio Zé e uma Maria José. Assim mais chegados, porque conhecidos nem têm conta..

    De futuro, se o respectivo fizessem muita questão ponderaria usar um Manuel. Não digo que nunca usaria José porque não gosto de dizer nunca, mas é muiiito pouco provável que aceite..

    ResponderEliminar
  4. Também é um nome com história na minha família; o meu avô paterno chamava-se José Joaquim e o meu irmão também se chamava José Ricardo.

    A minha mãe gosta/gostava tanto da combinação dos dois nomes que queria chamar-me de Ricardo José.

    Fiquei Sérgio Nuno, por influência da minha madrinha. Como já li por aqui, era um nome bastante popular em 1976, ano do meu nascimento.

    ResponderEliminar
  5. Tenho um tio José Carlos mas tratamo-lo por ZéZé também conheço José Claudino, José Arménio e claro os óbvios José Pedro, José António, Maria José etc... :)

    ResponderEliminar
  6. o mais bonito acompanhado de José é o nome do meu pai José Breno :)
    sou super suspeita.

    ResponderEliminar
  7. Nem de propósito..! Aqui há tempos tinha dito que uns amigos do meu irmão estava à espera de um baby e que andavam a pensar em Sebastião, mas que ninguém da família gostava. Pois soube agora mesmo que o miúdo afinal vai ser Zé Pedro (estava mesmo assim lá escrito, e não José). Tem piada porque uma outra amiga deles teve um Pedro há pouco tempo, mas se ficam todos satisfeitos, ainda bem..! (:

    ResponderEliminar
  8. Gosto mto de José Pedro. E de José sozinho também. Acabei por não dar a nenhum dos meus filhos pois a José sozinho parecia que faltava segundo nome... E lá em casa (e nas gerações mais jovens da minha família) ter um nome próprio único é uma instituição (que eu gosto). Também gosto de Zé Maria, mas considero um pouco betinho...

    ResponderEliminar
  9. Gosto de José seguido de algo mais "moderno" como a Filipa diz. Acho José Diogo uma combinação muito feliz.

    ResponderEliminar
  10. Gosto de José, que para mim é sempre Zé. O meu pai é Zé, o meu avô e bisavô, etc. O meu avô era José Lourenço, um nome bastante distinto. O meu pai é só José e para mim tem um encanto muito especial, é apenas uma sílaba e soa-me bem. Concordo que Zé pode ficar bem com outro nome mais moderno: Zé Diogo, Zé Miguel, Zé Pedro, Zé Eduardo. É um clássico, mas uma escolha sempre certa.

    ResponderEliminar
  11. O meu nome é Manuel José!
    acho Manuel José um nome um tanto ao quanto feiozito! No entanto 99% das pessoas chamam-me Manel Zé! E para ser sincero acho que fica bem engraçada a combinação! Melhor Manel Zé do que Zé Manel ... acho eu :p

    ResponderEliminar
  12. O Manel Zé sabia que agora se podem registar bebés como "Manel"? :P

    ResponderEliminar
  13. gosto do nome Fernando José soa bem ou Paulo José é só troca deixa o José como segundo nome e vc achara muitas combinação

    ResponderEliminar
  14. josé Gonçalo jose Henrique Pedro josé

    ResponderEliminar
  15. O meu nome composto preferido com José é sem dúvida José Valentim! Contudo, digo que só o usaria se o bebé nascesse no dia dos namorados.

    ResponderEliminar
  16. E o que acham de José Otávio?

    ResponderEliminar
  17. É engraçado como acabamos por amar (ou detestar) nomes consoante as pessoas que se cruzam connosco. O meu avô era uma pessoa que eu adorava, veio de famílias humildes, e tudo o que conseguiu foi fruto de trabalho árduo. Tinha um orgulho imenso na profissão que tinha (enfermeiro) e no seu nome (José Maria), nunca ouvi ninguém chamar-lhe "Zé maria", referia-se sempre a si mesmo como "José Maria", perdi-o quando tinha 13 anos e amo o nome José Maria de coração. Não fosse o meu marido achar que é um nome beto e detestar, seria sem dúvida o nome que gostaria de dar a um segundo filho.
    Tenho alguns amigos José que são tratados por Zé...mas nada me tira o encanto daquele José todo pronunciado

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)