Atualização da lista de nomes admitidos em Portugal - Larissa & Gusmão

em 04/04/12


Os nomes que se seguem passaram a ser admitidos em Portugal:

  • Alder
  • Analice
  • Dener
  • Flória 
  • Gusmão
  • Infante (anteriormente era apenas admitido como 2.º nome)
  • Larissa 
  • dos Mártires
  • Nancy

Atualização: tal como foi referido na caixinha de comentários, Salvação também passou a ser admitido, como segundo nome. 

27 comentários:

  1. Eu pensava que Gusmão já era permitido :s acho bonito assim como Larissa :)

    ResponderEliminar
  2. Também inseriram "Salvação" (como 2º elemento do nome)

    ResponderEliminar
  3. Sem comentários para 'dos Mártires'.
    Larissa é um bom acrescento, sem dúvida (: Ia dizer que conheço uma Nancy, mas é Nance afinal..
    De resto não posso dizer que haja nenhum assim UAU!

    ResponderEliminar
  4. Q maravilha aceitarem Larissa, um dos meus nomes preferidos, fico mto feliz... Agora falta aceitar Andressa :P

    ResponderEliminar
  5. Há uns tempos lembro-me de termos falado aqui sobre não aceitarem Larissa, finalmente aceitam... um nome super normal e com alguma graça e em bom português era um disparate não ser aceito...

    ResponderEliminar
  6. Foi ver agora a lista em pormenor e:
    ver a ver Sírius que não é aprovado e que diz "equivalência em português ao nome próprio Sírio". No entanto, fui ver e Sírio também não é aprovado...

    Esta gente que decide estas coisas é muito muito estranha nas suas justificações e decisões...

    ResponderEliminar
  7. Com tantos nomes lindos com Y (como por exemplo: Nayma, Maya, Dylan) só aprovam os parolos! Nancy, Kyara, Yasmin, Kelly...
    E também reparei no pormenor de Sirius. Esta é uma lista feita sem qualquer critério selectivo justo e coerente!

    ResponderEliminar
  8. Patrícia, da última vez que andei a pesquisar os nomes antigos portugueses, apareceu-me imensas vezes Andresa - que é aprovado! De certa forma foi surpreendente, porque eu não conheço, nem nunca conheci nenhuma Andresa!

    Quanto à explicação de Sírius, até me parece lógica, é tipo "dahhhhh, se Sírio não é aprovado, porque raio é que Sirius havia de ser?!!!" :D

    Também me lembrei logo da nossa conversa sobre Larissa e do post sobre Flório... Para ser como de costume, Flório não deve ser aprovado hehe
    http://nomesportugueses.blogspot.pt/2011/04/nome-do-dia-floripes.html

    Anónimo, o post de hoje sobre Nancy vai "um pouco" ao encontro da sua opinião... :)

    ResponderEliminar
  9. Bem eu não acho muito lógico dizerem que corresponde ao nome próprio português Sírio...

    Porque se é um nome próprio português como eles dizem, havia de ser aprovado... até porque se Sírio não é nome próprio de pessoa, de cidade ou país é que não é de certeza... logo para mim não há qualquer lógica...

    ResponderEliminar
  10. Não me tinha concentrado na coisa do "nome próprio" mas dessa forma claro que não entendo a lógica! E no caso de Sírio ser um gentílico, neste caso seria adjetivo, não é?...

    ResponderEliminar
  11. Pois para mim sírio enquanto gentílico é adjectivo...

    Mas pronto, acho que o email para o professor Ivo de Castro era muito importante para percebermos certas decisões ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá, encontrei este blog por acaso ao pesquisar sobre o tema e sinceramente achei TOP. Muito interessante!! Parabéns! Já agora ponho a questão e fico a aguardar resposta. Eu chamo-me Vanda e gostaria de alterar para Wanda. Sei que alterar uma letra do nome fica a volta de 100Euros no registo, no entanto ainda não sei se aceitam o W. Acho esquisito, dado o nome originalmente não ser português e terem-no aportuguesado com o V, retirando o seu original W. E agora não dará para voltar à sua origem voltando a pôr o W?... Se me souberem responder agradecia. O meu email é: achyr_radee@hotmail.com
    Obrigada pela atenção! =)))

    ResponderEliminar
  13. Vanda duvido muito que dê por uma simples razão o W lê-se "U" em Português e isso não mudou com o novo acordo ortográfico, por isso duvido que permitam o nome Wanda, pois em português seria "Uanda"
    Por mais que o nome original seja Wanda, a pronuncia é Vanda logo em Português tem que ser Vanda, neste caso concordo em absoluto com aportuguerarem o nome, se para nós W é U e não V!!!!
    Quase de certeza que não dá, na lista de nomes admitidos não tem Wanda mas tem outros como Waldemer, Wilma, Walter e são todos proibidos logo Wanda também será.

    ResponderEliminar
  14. Vanda, honestamente não lhe sei responder! :(
    Obrigada pelas palavras simpáticas, espero vê-la cá mais vezes!

    ResponderEliminar
  15. "Quanto à explicação de Sírius, até me parece lógica, é tipo "dahhhhh, se Sírio não é aprovado, porque raio é que Sirius havia de ser?!!!"


    R: Se calhar pelo mesmo motivo que Perla (Espanhol) é aprovado e Pérola (Português) não...

    ResponderEliminar
  16. Não sei se entendeu a minha analogia aos nomes latinos terminados em -ius e que evoluiram para -io, como por exemplo Lucius e Marius...

    ResponderEliminar
  17. A minha filha nasce em Outubro, e eu gosto muito do Nome ''Kathileen'' ou ''Kathleen'', Gostava de saber se da para registar com esse nome?

    ResponderEliminar
  18. Nome kathleen é admitido cá em portugal?

    ResponderEliminar
  19. Em Portugal, Kathleen não é permitido. Caso os progenitores tenham outra nacionalidade que não portuguesa, não estão sujeitos a essa regulação.

    ResponderEliminar
  20. Vejo que ficam felizes e satisfeitos cada vez que um nome próprio passa a ser admitido na onomástica portuguesa. Eu ficaria feliz e satisfeita se cada mãe pudesse, em liberdade, escolher o nome (não lesivo, obviamente) que entendesse para o seu filho.

    ResponderEliminar
  21. Milene, peço desculpa, mas creio que não entendi o alcance do seu comentário... :(
    Na sua opinião, todo e qualquer nome deveria ser aprovado, ou lamenta as críticas aos nomes já aprovados? :D

    ResponderEliminar
  22. Reconheço que às vezes tenho uma certa dificuldade em fazer-me entender mas desta vez acho que fui clara no meu comentário anterior. Mas repito: Eu ficaria feliz e satisfeita se cada mãe pudesse, em LIBERDADE, escolher o nome (não lesivo, obviamente) que entendesse para o seu filho. O meu comentário não pretende atingir ninguém e nem critico os nomes aprovados nesse "fantástico" catálogo de nomes do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). Apenas critico a existência de tal "catálogo" de nomes admitidos e não admitidos. Acho que não deveria haver nomes "aprovados" e "reprovados" pois supostamente vivemos num país em que há LIBERDADE e esta liberdade deveria passar pela escolha do nome que damos a um filho. Ou acham justo o Estado português decidir por vocês?

    ResponderEliminar
  23. Uma vez mais, lamento, mas tinha ficado mesmo na dúvida. E respondendo à sua pergunta: a partir do momento em que foi permitido registar um nome "estrangeiro" (Katie, por exemplo, que foi aprovado recentemente) e que a preservação da língua portuguesa deixa de ser um argumento válido, preferiria que essas listas deixassem de existir, porque me parecem incoerentes.

    ResponderEliminar
  24. De facto, a existência de uma lista de nomes não faz qualquer sentido nos dias de hoje e aqui parece-me que estamos de acordo embora os nossos motivos possam ser diferentes.
    Contudo, seria interessante os portugueses tomarem consciência que o peso das regras do nosso Estado sente-se de uma forma ditadora, uma vez que para atribuir um nome a um bebé é necessário que o Estado explicite, por meio de um processo de registo civil, a sua anuência não só com o nome escolhido, mas também com a forma como nome é grafado e pronunciado.
    Se há coisas que me revoltam...esta é uma delas!

    ResponderEliminar
  25. Não é que a intromissão do Estado me deixe indiferente, apenas a aceito em prol da língua portuguesa, que entendo como um património; mas não sou nenhuma purista e encaro bem a sua evolução e como tal, fico sempre muito contente quando há novas admissões! :)

    ResponderEliminar
  26. OLA BOA TARDE ENCONTREI O SEU BLOG E PARABENS É MUITO INTERESSANTE.
    SERA QUE ME PODE DIZER COMO É FEITA A ACTUALIZAÇAO DAS LISTAS?, É QUE GOSTAVA DE POR O NOME MICHAEL AO MEU FILHO E VERIFIQUEI QUE NAO É PERMITIDO, SERA QUE POSSO SOLICITAR AUTORIZAÇAO OU É ASSUNTO QUE NEM VALE A PEA TENTAR?.

    MUITO OBRIGADA

    ESPERANÇA

    ResponderEliminar
  27. Esperança, não tenho conhecimentos suficientes para a aconselhar nesse caso. O que posso dizer é que nos últimos tempos, têm sido aprovados nomes surpreendentes, por isso talvez não deva desistir, à partida.
    Pelo que sei, o pedido de análise de um vocábulo não admitido é um direito que lhe assiste, perante o pagamento de um valor que rondará os 50 euros - valor este que não garante que o nome venha a ser aprovado!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)