Ao invés de aprofundar os nomes em questão, opto por levantar a pergunta: utilizariam, sem reservas, a versão feminina de dois nomes tão populares como Tomás e Martim? Apesar de extremamente invulgar, acho Tomásia bastante delicado e cheio de personalidade. Martina é comum em vários países, e segundo relatos aqui no blog, já se vai usando em Portugal, obtendo sete registos em 2011 e oito em 2014. Tomásia, que até era usado na Idade Média, é que caiu completamente em desuso.
Em 1800, as Tomásias casavam com os Alexandres, Andrés, Antónios e Caetanos, mas será que agora poderiam andar na mesma turma?
Sendo eu desta geração de escola, acho que nunca conheci nenhuma Tomásia, nem idosa! O nome Martina, não desgosto, mas também nunca o ouvi :S
ResponderEliminarMas, se forem filhos de pais que querem fugir á regra dos nomes, era bem possível encontrar uma Tomásia e um Caetano numa turma :)
Tomásia não gosto, mas Martina AMO e usaria! Gosto mais até do que Martim e Marta
ResponderEliminarTambém considero Tomásia muito delicado e feminino e não conheço nenhuma. Martina é que não gosto mesmo, aqui prefiro Marta!
ResponderEliminarFaço minhas as palavras da CarlaC. Gosto muito de Martina, já me tinha chamado a atenção na lista de nomes (:
ResponderEliminarTomásia não, não me agrada muito..
Embora não adore, acho Martina um nome usável e acho mais bonito que Martim... Já Tomásia, não estou a imaginar uma criança com esse nome, mas talvez seja tudo uma questão de hábito.
ResponderEliminarÉ engraçado que prefiro Tomás a Martim, e na versão feminina o contrário...
Não gosto nem de Tomás, nem de Martim. Mas Martina não me soa estranho, pois tenho uma prima com esse nome.
ResponderEliminarTomásia é um nome interessante e muito invulgar, um pouco vintage.
Na creche do Martim existia uma Martina, sempre gostei do nome. So nao o escolhi para a Ema pq achei feio ter um Martim e uma Martina :)
ResponderEliminarTomásia, nao gosto
Adoro Martina, é tão bonito! Se meu bebê for menina, quero colocar este nome, até mesmo porque aqui no Brasil não se usa muito, mas não é um nome bizarro, cheio de letras estrangeiras ou letras duplicadas, como brasileiro gosta (e eu acho de muito mau gosto). Mas tô com a impressão de que será um menino, então ainda não escolhi... :(
ResponderEliminarOlha que surpresa! Voltei aqui depois de mais de dois anos, quando meu bebê já nasceu, e vi meu comentário a respeito do nome Martina, logo aqui acima. Pois bem, tive uma menina (eu jurava que seria um menino, como se vê pelo que escrevi) mas a demos o nome de Catarina. Não me arrependo, todo mundo elogia, ainda não é muito comum no Brasil. Acho que se fosse Martina as pessoas estranhariam mais. Deixarei Martina para a próxima filha (se houver)!
ResponderEliminarAcho lindo o nome de Tomásia, muito forte, com certeza será o nome da minha filha, ainda não sou mãe, mas,acredito que em breve Deus me dará esse presente.
ResponderEliminarUm casal, Martina e Martim. É muito exagerado? :S
ResponderEliminarEu conheço uma Tomasia e que moça linda , conheço também martila minha biza
ResponderEliminar