Na última atualização da lista de nomes aprovados apareceu o nome Briosa, que agora pode ser usado como segundo elemento do nome. Hoje estava à procura desse nome no DOE quando encontrei referências aos nomes Briseida, Brísio, Brizelinda (não admitido) e Brízia.
Segundo o DOE, Brízia é uma forma popular de Brígida, e fez-me penar em Brásia, feminino de Brás que, por sua vez, está associado a Blásio, masculino de Blásia, um nome que já esteve na minha lista de favoritos. No que toca a nomes antigos, nunca consigo evitar dar um pulinho aos registos da Torre do Tombo e ver as combinações que os nossos antepassados usavam:
- Brásia Maria
- Brásia Francisca
- Isabel Brásia (eu preferia Brásia Isabel)
- Luísa Brásia
- Ana Brígida
- Brígida Violante
- Brígida da Rosa
- Carlota Brígida
- Mariana Brígida
- Brígida Leonor
- Joana Brígida
- Brígida Margarida
Não sei se Brízia será aprovado, mas eu gosto.
Bem...o nome é interessante, mas não me faz lembrar nenhum desses nomes. Só me faz lembrar brisa e por sua vez vento, aragem, praia, campo...Portanto é daqueles nomes que me traz sensações boas.
ResponderEliminarGosto!
Também gosto da sonoridade, mas parece-me muito tirado de um Auto de Gil Vicente... Para mim, está na categoria de Sancha (não desgosto, longe disso, mas também não vai para a lista de preferidos).
ResponderEliminarTambém me faz lembrar a Brígida Vaz e não.. não..
ResponderEliminarMinha linda sobrinha se chama Brisa. Amo o nome!!!
ResponderEliminarCom z dá uma sensação de nome italiano,mas então acho melhor Fabrizia.
ResponderEliminarBrígida lembra-me frígida. Não usaria.
ResponderEliminarBrízia me lembra Tázia, diminuto de Anastácia. Gosto dos 2.
ResponderEliminarBrigite é aceite em Portugal? Já conheci uma senhor com esse nome mas não sei se tinha outra nacionalidade…
ResponderEliminarSim, é aceite em Portugal. Fui conferir a lista disponibilizada pelo Instituto dos Registos e Notariado e lá está Brigite. Por acaso é um nome cuja sonoridade me agrada e me remete para os clássicos franceses. Não conheço ninguém com esse nome, mas Brígida sim. Será que é mais associado a gente idosa?
EliminarOla, obrigada pela resposta
EliminarJa conheci Brigidas e todas senhoras mais velhinhas, mas recentemente conheci uma senhora chamada Brigite que aparentava ter por volta de 40 anos e prefiro essa versão do nome
Apenas nao tinha a certeza se era aceite e agora que sei que é, está entre uma das possiveis escolhas futuras
Acho que é uma boa opção e nunca me tinha ocorrido. Gosto da sonoridade do nome, gosto da frescura que transmite, gosto do facto de ser distinto e de não cair no ridículo de tão incomum.
Eliminar