Conjuntos fraternais - uma família de Marias

em 18/01/12

Todos irmãos... Ouvi há pouco, no Nós, vencedores. Apenas para contextualizar em termos temporais, a irmã mais velha tem 13 anos:


  • Maria do Carmo
  • Maria Benedita
  • Maria Luísa
  • Maria do Rosário
  • Maria Isabel
  • Maria da Assunção
  • Eduardo Maria
  • António Maria

6 comentários:

  1. Se eu tivesse 8 filhos não era capaz de escolher estes nomes, pensar em ter 6 marias não me agradava nada... mas uma coisa podemos dizer, os nomes são muito coerentes :)

    Mas já agora, eu tinha uma colega que a avó dela dizia que três marias em casa dava azar... Então a avó chamava-se Maria qq coisa, nasceu a primeira filha e ficou Maria Ivone, e quando nasceu a segundo, e a madrinha queria pôr Maria do Rosário. A avó da minha colega, ou seja a mãe da criança, não deixou que esta também fosse Maria e ficou Manuela do Rosário... cada com as suas ideias ;)

    ResponderEliminar
  2. Também não era de todo "a minha cena". Por muito que me esforce não consigo perceber quando as mães dizem que se deram o nome Maria a uma filha as outras também o têm de ter, nem que seja
    só para enfeite.. São opiniões que respeito, mas não consigo mesmo perceber o sentido.
    Maria é um nome bonito, muito mesmo, mas estar ali "só porque sim", só porque é tradição.. Opá, acho que muitas vezes acaba por estragar o nome, e dizer que Maria vai com tudo.. not! É como o preto, o preto não vai de todo com tudo! =P

    Eu por acaso não concordo com a Sónia, acho que aí nessas 6 Marias parece haver 2 grupos diferentes: as "Marias Tradicionais" (Rosário e Assunção), que para mim são nomes de avózinha, e as "Marias +/- Modernas" (Carmo, Benedita, Luísa e Isabel). Destas 4 eu era capaz de usar algum (mais que isso não!).
    Quanto aos rapazes.. Epá, não gosto nada de Maria em nomes masculinos.. =/ Enquanto pessoa não gosto de coisas impingidas, e Maria num nome de menino parece-me a tal coisa, que está ali "só porque sim", só porque tem de ter Maria..

    Just my opinion (:

    Ainda assim aprecio a coragem do casal! (e de todos os outros que a SMS tem entrevistado esta semana), quem me der a conseguir tal proeza!

    ResponderEliminar
  3. Realmente são Marias a mais :) 8 filhos deve ter uma odisseia, mas a escolha dos nomes foi segura. Conheço um casal que tem 5 filhos e as 3 raparigas são todas Marias, seguido por um nome tradicional. Os rapazes escaparam...

    ResponderEliminar
  4. Acho que a Alexandra não compreendeu o que eu quis dizer, eu não queria dizer que não era capaz de escolher nenhum destes nomes. Até era bem capaz de pôr a uma filha Maria do Carmo ou Maria Luísa... o que eu queria dizer é que não era capaz, tendo 6 filhas, de serem todas Marias qq coisa...

    ResponderEliminar
  5. Sónia eu estava a referir-me ao facto de ter dito que os nomes eram todos coerentes ;) Para mim, apesar de serem todas Marias, há ali dois grupos que parecem distintos, era disso que eu estava dizer que discordava.
    Quanto a isso eu também não era capaz de ter 6 filhas Marias, por isso mesmo disse que no máximo escolheria um daqueles 4 nomes (:

    ResponderEliminar
  6. Há uns anos vi-os num programa de televisão e nunca mais me esqueci. Na altura o único rapaz era o Eduardo e ainda era bebé.

    As raparigas são todas Marias, mas nenhuma é tratada como tal. Lembro-me bem que era Luisinha, Isabelinha, Carminho, Rosarinho...

    Que giro ter voltado a encontrá-los!



    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)