Nomes que só podem ser usados como segundo elemento

18.1.12


Diz a lei portuguesa:
O nome próprio não pode suscitar dúvidas sobre o sexo do registando.

A concordância do nome com o sexo do registando limita-se ao primeiro vocábulo do mesmo. Assim, é aceitável um nome próprio masculino em cuja composição entre um elemento feminino e, inversamente, um nome próprio feminino em cuja composição entre um elemento masculino, desde que se verifique que o primeiro dos elementos do nome próprio se acha subordinado à concordância com o sexo do seu titular.

Então pergunto: quer isto dizer que aqueles nomes que constam da lista do IRN como "admitidos como segundo elemento do nome" podem ser registados independentemente do género indicado? Contudo, no caso de Guimar, diz concretamente que pode ser usado como segundo nome do nome masculino... Será que poderia ou não registar Joana Guimar, por exemplo? 
De qualquer forma, aqui fica uma lista com nomes admitidos apenas como segundo nome:


  • Aldora
  • Aquino
  • Araci
  • Baguandas
  • Baptista
  • Bassarme
  • Bértil
  • Betânia
  • Brice
  • Briosa
  • Cereja
  • Cris
  • Crisna
  • Da Agonia
  • Da Cruz
  • Damasceno
  • Darci
  • De Begonha
  • De Deus
  • De Pádua
  • De Sales
  • Do Almurtão
  • Do Amparo
  • Do Céu
  • Do Espírito Santo
  • Do Livramento
  • Do Nascimento
  • Do Natal
  • Do Paraíso
  • Do Socorro
  • Dos Anjos
  • dos Prazeres
  • Dos Santos
  • Espírito Santo
  • Falcão
  • Gerardo
  • Gileade
  • Guarani
  • Guimar
  • Herédia
  • Ianesis
  • Indra
  • Infante
  • Jade
  • Joanina
  • Júnior [criança tem de ter o primeiro nome do pai]
  • La-Salete
  • Leão
  • Loreto
  • Lótus
  • Madre de Deus
  • Mar
  • Marian
  • Mei
  • Milagre
  • Milagres
  • Mimosa
  • Mimoso
  • Natã
  • Nói (o Dicionário Onomástico Etimológico cita-o como dim. de António)
  • Olivar
  • Piedade
  • Purificação
  • Quaresma
  • Ramon
  • Rapaz
  • Reis
  • Remédios
  • Riu
  • Roboredo
  • Romã
  • Salma
  • Salvação
  • Samaritano
  • Santa
  • Santa Ana
  • Santa Maria
  • Santana
  • Santelmo
  • Santo André
  • São José
  • São Martinho
  • São Miguel
  • São Pedro
  • São Tomás
  • Sunamita
  • Vilar
  • Zarco
  • Ziza
  • Zola

15 comentários :

  1. Mais uma vez, não percebo bem a lógica da coisa... se há nomes que até entendo, há outros que não percebo porque não podem ser postos como primeiro nome:

    Por exemplo, Betânia, eu preferia me chamar Betânia que muitos nomes comuns e completamente portugueses...

    E neste momento fiquei a pensar que o Damasceno que conheço, provavelmente, é qualquer coisa Damasceno...

    ResponderEliminar
  2. Estranho.. eu conheço uma Betânia de primeiro nome, nascida em 1989.

    ResponderEliminar
  3. da Agonia dá-me agonias! E eu conheço um Gerardo, para aí de 1985, e não me parece que seja qualquer coisa Gerardo =/

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa (:

    Comentei o seu blog a 1ª vez em dezembro para pedir sugestões de nomes para as minhas princesas...
    A Caetana e a Teresa já nasceram e são liiindas (:

    Obrigaga a todas pelas sugestões.

    ResponderEliminar
  5. Olá Flávia!! Parabéns pelas suas meninas e muito obrigada por ter partilhado connosco a vossa decisão!
    Desejo-lhe as maiores felicidades e uma vez mais, parabéns, porque criou um conjunto de nomes muito coeso para todos os seus filhos! :)

    ResponderEliminar
  6. Marias da Agonia conheço dezenas - Senhora da Agonia é a padroeira da minha cidade. Quase todas elas são "Nia". Acho o diminutivo amoroso, mas o nome perturba-me, apesar de todas as Nias serem muito espevitadas :)

    ResponderEliminar
  7. Também não entendo alguns...
    Se Amora dá para 1º nome porque Cereja não dá?
    ...

    ResponderEliminar
  8. Flávia muitos parabéns pelas suas meninas, e pelas escolha dos nomes. Como disse na altura gosto muito de Caetana e Teresa... Felicidades para as meninas, para o Lourenço e para os pais :)

    ResponderEliminar
  9. Q maravilha, duas princesinhas, parabéns pela boa escolha dos nomes :)


    Minha madrinha é Das Dores, sempre achei esse nome horrível, nunca conheci uma Agonia, mas conheci uma Maria do Bom Parto, Rs... Cada coisa, né?!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todas do <3
    As minhas princesas podem ir para a página "Anúncios de nascimentos" (:
    A Teresa e a Caetana nasceram dia 10 de janeiro.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns, Flávia! Tudo de bom para as princesas e para o resto da família! São nomes lindos!

    ResponderEliminar
  12. Imaginem uma:
    - Amora Cereja
    - Helena do Socorro
    - Salete la-Salete
    - Joana Joanina
    - Francisca Infante
    - António Madre de Deus
    - Jesus do Natal
    - Renato Riu
    - Natália do Natal
    - Natália Natã
    - Bernardino Mimosa
    - Geraldina Mimoso
    - Xavier Epírito Santo

    ResponderEliminar
  13. Piedade - somente como segundo? Haverá algo mais Português???? Não faz sentido nenhum - até porque conheço 2 senhoras q o têm como primeiro!

    ResponderEliminar
  14. Oi! Gosto MUITO deste blog, faz artigos muito interessantes, dá-me inspirações para nomes, e dá-me os seus significadas. Também me informa de coisas que eu não conhecia, como agora. Não fazia ideia que há nomes que só se podem usar como segundo nome!
    Obrigada e parabéns pelo fantástico blog. Continua com o bom trabalho!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)