Pára tudo!! A lista do IRN foi atualizada!!

em 16/12/11


A lista de nomes aprovados foi atualizada e posso já garantir que há pelo menos uma leitora do blog que vai ficar contente, não é Alexandra?

Nomes femininos
  • Briosa - como segundo nome
  • Josana
  • Suri

Nomes masculinos: 
  • Davi
  • Falcão - como segundo nome
  • Pacal
  • Solano

E ainda, sem referência a género:

  • Santa Ana - como segundo elemento do nome
  • Santa Cruz - vocábulo gramatical composto
  • Júnior, como segundo nome, desde que o primeiro seja o mesmo nome do pai da criança


Eu estou a dar pulinhos de contentamento por causa de Solano. Ainda há pouco tempo fiz um post onde falava de Solana e achei lamentável que não houvesse referências a Solano na lista e agora não só há, como é aprovado! 
Então e como reagem à aprovação de Suri? E o que significará Pacal?!

16 comentários:

  1. Acho que se o meu pai soubesse disto :P O meu nome seria Sónia Briosa, em honra da grande Académica de Coimbra :P eheh

    Do resto, tenho a dizer que não gostando de nenhum nome em especial, parecem-me todos serem nomes usáveis...

    ResponderEliminar
  2. Eu cá acho que a lista tem cada aberração de nomes... meu deus!

    E quando eu quiser por o nome ao bebé, não vai ser fácil por o meu nome ou o nome do pai, porque o meu está cortado nessa lista (Sophia) e o do pai não consta sequer... ai opaaaa!

    É indecente!

    Mas quem é que decide admitir ou não os nomes em Portugal? Parece-me que é alguém que não sabe ler/escrever, de certeza absoluta!!! Que raiva!!!

    ResponderEliminar
  3. OhOh também estou aqui aos pulinhos! =D Solano parece-me muito bem (mas continuo a preferir a versão feminina) e Suri também, como já referi ali em cima. Aliás, ia até dizer que nem sabia que era aprovado, quando depois vi este post =P
    Começo a achar que os senhores do IRN também dão uns saltinhos aqui ao blog x)
    Engraço com Davi, sem o d final. Parece-me muito melhor que David, de que nunca fui muito fã. Quanto a Brio(ooooooo)sa.. MEDOOO! Os outros são-me indiferentes.

    ResponderEliminar
  4. Como se diz Suri?
    Súri OU Surí?

    ResponderEliminar
  5. Isto não tem muito que ver com este post, mas... hoje fui a festinha de natal da minha sobrinha, estive com atenção aos nomes dos miúdos. Entre os nomes comuns de agora, quase todos os que ouvi tinhas nomes do top do ano de 2010, destaco 3 nomes:

    - Carina (pensei que já não nasciam Carinas);
    - Julieta (tenho a ideia que a Ana Filipa gosta do nome, que é daqueles nomes que gostava de ouvir mais);
    - Estevão (este foi de facto aquele com que mais me admirei, é mesmo daqueles nomes pouco usados (acho que até na idade dos meus avós), e é daqueles nomes que nem me lembro que existem)

    ResponderEliminar
  6. Sónia, Briosa era uma ideia fantástica ahaha
    Passei a gostar muito de Julieta, é verdade! E Carina é outro bom nome para o best-of dos anos 80! Eu conheço um Estêvão da minha idade, por isso não me faz muita confusão!

    Não sei bem como se deverá pronunciar Suri, mas eu digo "Súri"... Provavelmente é ao contrário :)

    "Anónima Sophia", só esse tema, por si, dava um outro blog :)

    ResponderEliminar
  7. Eu conheço um Estêvão da idade do meu irmão, com cerca de 30 anos. E uma Carina também. E tenho um professor João Estêvão de quem não gosto muito..
    Lá na faculdade conheço 3 (três!) Karine's (pelo menos duas nascidas em França, quanto à outra não faço ideia, mas já ouvi uma amiga a chamá-la Carina. Eu chamo sempre Karine) e uma Carin (ou Cárin, não sei bem). Todas com 20 e pouquinhos, mas até ir para a faculdade julgava que era um nome muito pouco comum! Torna-se até confuso saber de qual delas estamos a falar.

    Quanto a Suri, digo Súri, mas acho que mesmo dizendo Surí nem se nota grande diferença porque ambas as sílabas são bem marcadas ;)

    ResponderEliminar
  8. Mas eu Carinas conheço algumas, em bebés com 3/4 anos é que me parece um nome estranho...

    Já agora eu também digo Súri :)

    ResponderEliminar
  9. Sim, eu percebi o que quis dizer ;) Mas sempre achei Carina mais ligada aos anos 80, não esperava conhecer mais da década de 90.. =P

    ResponderEliminar
  10. Ahhh, eu pensava que a Alexandra ainda era dos 80's (para mim todos os que comentam o blog são 80's :$) Ás vezes esqueço-me que já acabei a faculdade há 3 anos e que neste momento às faculdade já começam a ter pessoas da década de 90 :P

    Mas pronto, embora seja um nome muito dos anos 80, acho que os primeiros anos da década de 90 ainda foi bastante influênciada por essa onda moderna vs combinações estranhas :P

    ResponderEliminar
  11. Não não, sou dos 90's, mais propriamente do fim de 91 ;) E julgo que também a C* é mais para os meus anos (mas posso estar enganada)
    E concordo consigo, também fomos muito influenciados por essa onda estranha dos anos 80 de que muito o Nuno Markl fala =P Mas já com bastante mais moderação!

    ResponderEliminar
  12. Ahh então a diferença também não é assim tão grande :P que eu também já sou de 86, são só 5 anos de diferença :P

    Mas eu sinto-me bastante influênciada pelos anos 80, sobretudo porque cresci com uma prima de 82 :P Mas eu não me lembro de tudo o que o Nuno Markl fala, às vezes até fico triste... a verdade é que as minhas memórias de infância já se passaram todas na década de 90.

    ResponderEliminar
  13. Como as minhas (: O meu irmão é de 81 e diz também não se lembrar de algumas dessas coisas, mas também havia muitas que não chegavam aqui às ilhas!
    Mas no que toca aos nomes noto toda uma onda mais "ousada" nos amigos do meu irmão. Acho que da minha geração para a frente foi pegando mais dar apenas um nome às crianças, muito provavelmente para "desenjoar" de alguns conjuntos que dali saíram =P

    ResponderEliminar
  14. Com o (des)acordo ortográfico "pára" passa a "para". Já que escreve "atualização"...

    Pacal remete-me para Pascal, sem dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo alerta, mas não me vejo a abdicar desse acento nos próximos tempos, porque na minha cabeça, ainda continuam a ter significados diferentes :)

      Eliminar
  15. Adoro Solano é lindo e Suri o máximo, mas um nome que nunca me sai da cabeça que é Tifany será que não será adimitido?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)