Sol & Solana

6.12.11


Há nomes que se vão ouvindo cada vez mais, mesmo que esse "mais" seja ainda pouco. É o caso de Flor, Luna, Luz e Íris, já referidos aqui no blog algumas vezes. Não é difícil perceber por que é que as pessoas gostam deles: atraem não só pela sonoridade, mas pela imagem que transmitem. São curtos e incisivos, tal como Sol
Se Luna cativa pelo mistério, Sol, literalmente, atrai tudo em seu redor. E não nos esqueçamos que a luz solar é absolutamente indispensável à nossa sobrevivência. Sol é luz e vida. 
Visualmente, é um nome poderoso. Perderá, talvez, pela associação à sua cor - não terá sido por acaso que surgiu a expressão "o que seria do amarelo"... 
E se Sol vos parecer demasiado curto (sim, há pessoas que ainda não se renderam aos nomes curtos), Solana é outra bela opção. Solana significa "Luz do Sol", é um nome raro, mas que não deixa de nos parecer familiar por causa da terminação tão comum.
Em 2014, foram registadas apenas três meninas com o nome Sol. 

10 comentários :

  1. Fico com a impressão de q Sol é sempre o apelido de Solange, acho q pq conheci mtas. Não consigo enxergar como nome próprio.

    Solana nunca ouvi, parece sozinha em espanhol :) Mas até gosto.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Sol como diminutivo, mas Solange não me agrada e Solana ainda me soa estranho.

    ResponderEliminar
  3. Solano conhecia mas Solana não mas não deixa de ter o seu charme

    ResponderEliminar
  4. Sempre adorei Lua e Luana, e depois de começar a frequentar aqui o blog e de passar mais vezes pela lista de nomes deparei-me com Sol e Solana. Passaram automaticamente para a lista dos favoritos e potencialmente utilizáveis (:

    ResponderEliminar
  5. Luana e Solana era engraçado para gémeas!!!

    ResponderEliminar
  6. prefiro luana a solana...! quanto a sol vejo mais como diminuitivo e pessoalmente nao me imagino a chamar uma criança de "lua" nao sei acho que é nome de gato :)

    ResponderEliminar
  7. Por acaso são nomes que não me atraem nada. Não gosto muito de nomes "temáticos", nunca se consegue desassociar a criança do elemento que o nome lembra...
    Queria sugerir um novo duelo de nomes, com o nome Afonso, talvez contra Rodrigo ou Manuel, dois nomes que acho que também nunca foram referidos nos duelos.
    É só uma sugestão mas achava giro!

    ResponderEliminar
  8. Sol é bonito, mas Solana não me convence....aliás solano na minha terra é um tomate inglês...de maneira que ñ consigo deixar de associar...

    ResponderEliminar
  9. Cá por casa temos uma Flor e uma Lua :)
    Sol sempre pensei q fosse masculino, O Sol, mas pelos vistos p nome próprio é feminino.

    ResponderEliminar
  10. É engraçado encontrar este post sobre estes nomes.
    Eu tenho uma filha chamada Sol, exatamente porque me soava muito bem as minhas alunas chamarem Sol à colega Solange. Como não gosto assim tanto de Solange, mas Sol é delicioso de ouvir, ficou "Sol".
    Ouço imensas vezes a pergunta "é só Sol?" ou então "mas deixaram pôr esse nome?"... enfim, dava um livro :)
    Obrigada por incluir este nome no blog :)

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)