Nélson - Nomes dos anos 80

em 27/12/11


No primeiro dia de aulas, havia sempre algumas questões onomásticas a resolver: em primeiro lugar, era necessário esclarecer qual das Anas seria apenas Ana e quem passaria a responder pelo segundo nome; em segundo lugar, era preciso saber se havia algum inconveniente em tratar os Miguéis pelo apelido; e, finalmente, em terceiro lugar, os professores queriam saber se Víctor tinha C, e se Nélson tinha acento. "Nélson com acento" e "Nelson sem acento" poderiam, até, ser epítetos distintivos mas os meus Nélsons tinham sempre acento. Já agora, a esse respeito, convém espreitar este post, que indica que em Portugal é mais comum a versão sem o sinal gráfico. 
Nélson significa "o filho de Neil", que, por sua vez, ou significa campeão ou nuvem. Se pensar em Nélson como "filho da nuvem" consigo dar-lhe um ponto extra no grau de usabilidade, mas o mais curioso foi perceber a associação de Nélson a Nigella, nome daquela senhora muito gira e que, ainda por cima, cozinha bem. E como, perguntam vocês? Bem, de acordo com o Behind the Name, Neil é uma variante de Nigel que deriva do latim Nigellus, cuja versão feminina é Nigella. "Nigella Lucy", no caso da chef Lawson. E não dá para não referir o nome da filhota dela: Cosima Thomasina. O filho poderia ser amicíssimo de Nélson, é o Bruno Paul. 
Ok, regressando a Nélson: trata-se de um nome que atingiu o pico da popularidade em 1976 (mais alguém acha que o título desta rúbrica está ligeiramente desajustado?) mas que, mesmo assim, de acordo com a minha tabela dos nomes populares elaborada a partir dos dados do SPIE, era o 22.º nome mais popular em Portugal em 1980. Não sei muito bem se hoje em dia ainda nascem muitos Nélsons, mas o nome andou nas bocas do mundo em 2010, quando a cantora Celine Dion (Céline Marie Claudette, bien sur) o escolheu para um dos seus gémeos, de forma a homenagear o ex-Presidente da África do Sul, Nelson Mandela. 
A mim, é um nome que me irrita um pouco, porque parece que algumas pessoas não o conseguem pronunciar como deve ser, optando por dizer qualquer coisa como "Nélsân", quando está lá o belo do O (e por falar nisso, porque é que as pessoas que fazem o anúncio do Bes dizem Rônaldo?!!!). 
Nos dias de hoje, não me parece ser um nome muito apelativo... Na década de 90, Nélson ainda se encontrava no top 50 mas em 2014 ficou-se pelos 38 registos, que  correspondem à 87.ª posição do ranking. 

Grau de usabilidade: 12


4 comentários:

  1. Detesto. Tive um colega na primária chamado Nelson (não sei se tinha acento ou não) e simplesmente não podia com o miúdo. Aos 5 anos aquilo marcou-me mesmo e fiquei a detestar a sonoridade do dito..

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso acho que a rúbrica poderia se chamar: nomes dos anos 70 e 80 :P

    Relativamente a Nélson, nunca gostei muito, e conheço bastantes, não só dos anos 70/80, mas também dos anos 50/60, embora acredite que sejam em menor número... e conheço um pequenito com cerca de 6 anos (o irmão chama-se Afonso, estranha esta conjugação)...


    Relativamente a Nélson, e a forma como se diz, lá na terra do meu namorado, ele diz que os mais velhotes nunca se acostumaram a Nélson... então ele tem uma amigo que lá na aldeia é conhecido por Nelsú :P

    E para acabar nem 11 consigo dar :S

    ResponderEliminar
  3. Só conheço 3: 30 e tais anos, 22 e 5 anos. não gosto muito do nome e os dois nélsons mais velhos que conheço tb não cairam muito na minha graça; mas o mais novo é um amor e foi adoptado por um casal amigo, pelo que quando os vejo fico logo com o coração derretido :)

    ResponderEliminar
  4. É um daqueles nomes que toda a gente acha foleiro, mas eu gosto imenso. Será que a popularidade poderá aumentar graças a desportistas como Nelson Évora e Nelson Oliveira?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)