Nome do dia: Suri

em 16/12/11


Acaba por ser inevitável fazer um post sobre Suri, especialmente porque prometi a mim mesma, desde o post sobre Violeta, que iria deixar de prejudicar os nomes devido à sua mediatização. 
Pois bem, Suri significa "rosa" em persa (ou fársi, como queiram), e "O Sol" em sânscrito. Em Portugal é, sem margem para dúvidas, aquilo que podemos entender como um nome moderno. Dificilmente haverá muitas pequenas Suris portuguesas com idade superior a cinco meses, é um nome curto, que facilmente associaria a Iara ou Yara - dois nomes muito na moda por cá - de fácil pronunciação, que não é difícil de grafar, e embora seja "estrangeiro", tem uma sonoridade que se enquadra perfeitamente na língua portuguesa.
Em 2013, foram registadas 22 meninas com este nome,  o que o colocava no patamar de popularidade de nomes como Serena, Tânia e Dânia. Em 2014, porém, não passou dos cinco registos, na linha de Rosarinho e Isadora.  

7 comentários:

  1. Contra toda a minha tendência de me ficar pelos nomes mais comuns, gosto imenso de Suri. Acho lindíssimo. Se o usava? Acho que não tinha coragem de escolher como primeiro nome.
    Que acham de Laura Suri?

    ResponderEliminar
  2. Desde que nasceu a filha do Tom Cruise que adoro o nome. Não vamos falar do guarda-roupa milionário da miúda nem das excentricidades da mãe, mas o nome é lindo lindo! (:
    Se me puser a pensar muito faz-me lembrar suricata, que não é de todo abonatório, mas os bichinhos são tão fofos que se perde o problema =P
    Como primeiro nome também não sei se usaria (caso para pensar), mas como segundo deve haver combinações fantásticas. Fico à espera de ideias! =D

    ResponderEliminar
  3. Adoro Suri, claro por causa da Suri Cruise foi quando conheci o nome, e acho sinceramente que o nome tem tudo a ver com a miuda, e é tão bonito quanto ela.
    Mas este sim é inevitavel associar á Suri Cruise, muito mais do que Violeta á Violet Affleck. Mas mesmo assim, eu teria coragem de dar esse nome a uma filha.

    Já estive a tentar algumas combinações, saem umas muito engraçadas principalmente se o 2º nome for também curto.

    ResponderEliminar
  4. Boas.vou ser pai de uma menina e não vejo mal nenhum em usar suri como primeiro nome pois é tudo uma questão de habito.tenho uma filha mais velha de nome Iris e toda agente fazia cara feia agora é um nome muito usado.suri vai ser a nova tendência em portugal como primeiro ou segundo nome.tanto faz.toca a evoluir pessoal.abraços

    ResponderEliminar
  5. A minha filha chama-se Suri e foi porque sempre gostei de nomes diferentes. Achei na lista oficial e amei assim que li. Lindo. Não fazia Ideia que a filha do Tom Crise tinha esse nome. Suri é o primeiro nome da minha filha e todos odiaram, mas hoje, todos adoram. Nem tem cara de outra coisa. Como segundo nome quis Mei, mas o pai achou que era demasiado...não conheço mais nenhuma Suri e ainda há quem fique admirado com o nome.

    ResponderEliminar
  6. A minha filha também se chama Sury, para a minha filha preferi colocar com a letra "Y" no final...também não conheço ninguém com o mesmo nome. ..uns amém e outros bem tanto...eu amei a o pai também!

    ResponderEliminar
  7. Olá! A minha filha tem 5 anos e chama-se Suri! É a única Suri que vive no Algarve! Cada vez que a chamo de Suri as pessoas ficam perplexas a olhar para nós... A irmã dela chama-se Sara... Suri foi a escolha ideal para ela... Não a imagino com outro nome.... A Suri é única... É a Suri...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)