Sofia como segundo nome

em 21/12/11


Há muito boa gente que deturpa um pouco aquilo que se faz aqui no blog, mas se há tendências para tudo, é normal que também existam tendências nos nomes e acho que é preciso ser-se um pouco alienado para não perceber que elas são reais. 
E se estou a a falar de tendências, posso bem referir a grande tendência que houve (e ainda há) para utilizar Sofia como segundo nome. A escolha é bastante compreensível, porque Sofia é um nome bonito e, acima de tudo, combina com uma grande variedade de nomes. 
Hoje em dia, eu respeito essa escolha mas não a recomendo. Acho que é muito previsível e que, às vezes, acaba por minar o primeiro nome, dando-lhe um ar mais vulgar. Se estão mesmo decididos a usar um segundo nome, procurem um menos comum que, um dia, possa vir a fazer a diferença. Um nome que tenha um significado especial, que sintam como um miminho extra para os vossos bebés. 
Ora, há sempre o reverso da medalha, e eu sei que há pessoas que acedem ao blog e, ao ver as sugestões de nomes compostos, acham que eu sou uma pindérica que se limita a conjugar os nomes sem grande espírito crítico. Cá entre nós... um dia, ainda me vão dar razão! :)

Quando escrevi este post em 2011, não tinha dados oficiais que comprovassem a teoria de que Sofia era super popular como segundo nome mas, felizmente, agora já os tenho e não restam dúvidas de que a popularidade de Sofia é muitíssimo real. E 2012 e 2013, Sofia foi a escolha mais popular para segundo nome feminino e em 2014 chegou quase aos 2 mil registos! Leiam mais sobre isso neste post. 

3 comentários:

  1. Concordo..! (: Mais que muito primeiros nomes iguais, chateia-me que os nomes composto mais utilizados sejam tão usados e repetidos. Sei que quando gostamos mesmo de um nome para um filho, é provável que não abdiquemos dele só porque é muito usado, mas é chato para os miúdos terem imensos coleguinhas com o mesmo nome. Digo eu..
    Também vou mais por diversificar um pouco, e o blog contribui muito para isso! ;)

    Lembro-me de quando andava no 12º ano, o meu grupo de trabalho era eu e mais 3 pessoas. O meu segundo nome era o primeiro de uma colega, e também o segundo de outra. Dizíamos brincando que a 4ª não fazia parte do grupo porque não tinha aquele nome =P

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei o Blog! Vou ser papai futuramente e se for abençoado com uma filha este é o nome que quero dar a ela! Além de ser um belíssimo nome tambem há um maravilhoso significado, que pra mim é o que faz diferença no nome, seu significado.

    Sophia, vem de Sabedoria! Por isso Filosofia...Rico em significação! Acho que minha filha ficaria feliz em ter esse nome!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)