Sofia como segundo nome

21.12.11


Há muito boa gente que deturpa um pouco aquilo que se faz aqui no blog, mas se há tendências para tudo, é normal que também existam tendências nos nomes e acho que é preciso ser-se um pouco alienado para não perceber que elas são reais. 
E se estou a a falar de tendências, posso bem referir a grande tendência que houve (e ainda há) para utilizar Sofia como segundo nome. A escolha é bastante compreensível, porque Sofia é um nome bonito e, acima de tudo, combina com uma grande variedade de nomes. 
Hoje em dia, eu respeito essa escolha mas não a recomendo. Acho que é muito previsível e que, às vezes, acaba por minar o primeiro nome, dando-lhe um ar mais vulgar. Se estão mesmo decididos a usar um segundo nome, procurem um menos comum que, um dia, possa vir a fazer a diferença. Um nome que tenha um significado especial, que sintam como um miminho extra para os vossos bebés. 
Ora, há sempre o reverso da medalha, e eu sei que há pessoas que acedem ao blog e, ao ver as sugestões de nomes compostos, acham que eu sou uma pindérica que se limita a conjugar os nomes sem grande espírito crítico. Cá entre nós... um dia, ainda me vão dar razão! :)

Quando escrevi este post em 2011, não tinha dados oficiais que comprovassem a teoria de que Sofia era super popular como segundo nome mas, felizmente, agora já os tenho e não restam dúvidas de que a popularidade de Sofia é muitíssimo real. E 2012 e 2013, Sofia foi a escolha mais popular para segundo nome feminino e em 2014 chegou quase aos 2 mil registos! Leiam mais sobre isso neste post. 

2 comentários :

  1. Concordo..! (: Mais que muito primeiros nomes iguais, chateia-me que os nomes composto mais utilizados sejam tão usados e repetidos. Sei que quando gostamos mesmo de um nome para um filho, é provável que não abdiquemos dele só porque é muito usado, mas é chato para os miúdos terem imensos coleguinhas com o mesmo nome. Digo eu..
    Também vou mais por diversificar um pouco, e o blog contribui muito para isso! ;)

    Lembro-me de quando andava no 12º ano, o meu grupo de trabalho era eu e mais 3 pessoas. O meu segundo nome era o primeiro de uma colega, e também o segundo de outra. Dizíamos brincando que a 4ª não fazia parte do grupo porque não tinha aquele nome =P

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei o Blog! Vou ser papai futuramente e se for abençoado com uma filha este é o nome que quero dar a ela! Além de ser um belíssimo nome tambem há um maravilhoso significado, que pra mim é o que faz diferença no nome, seu significado.

    Sophia, vem de Sabedoria! Por isso Filosofia...Rico em significação! Acho que minha filha ficaria feliz em ter esse nome!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)