2011 em retrospectiva

em 30/12/11


O ano de 2011 começou de forma avassaladora; uma das rubricas preferidas dos visitantes sempre foi a "Filhos dos famosos", mas quando a Lyonce Viiktórya nasceu, foi a loucura total! Toda a gente queria saber se o nome podia ou não ser registado, recebi e-mails de pessoas indignadas porque não tinham podido registar os seus bebés com nomes aparentemente inofensivos e que agora se sentiam esmagados pelo factor celebridade. Confesso que, na altura, fiquei chocada pela escolha; hoje, continuo sem gostar do nome, mas já o olho com mais benevolência e tento enquadrá-lo, em termos de som, junto de nomes como Leonel, Álison ou até ... Afonso! A frio, acho que o grande problema foi a catadupa de I e Y, porque "Lionce Vitória" não me teria assustado tanto. Liana ou Leana são nomes que, internacionalmente, estão em grande, portanto a Luciana até nem andou muito longe de acertar. Aguardam-se novos desenvolvimentos lá para Maio, agora que a segunda gravidez já foi oficialmente confirmada. 
Ainda não estava reestabelecida desta notícia quando chega outra, através do Jornal de Notícias: o anúncio do ranking dos nomes mais usados em Portugal em 2010. Essa notícia da jornalista Maria Cláudia Monteiro trouxe-me não só muita alegria, como trouxe ao blog muitos visitantes, fazendo com que eu acreditasse ainda mais que o tema dos nomes interessa muito mais às pessoas do que, à partida, gostam de admitir. Essa ideia avolumou-se a partir do momento em que a Rádio Comercial passou a escolher um "Nome do dia", suscitando dezenas de comentários muito engraçados na sua página do Facebook. De facto, havendo divulgação, não falta quem queira dar a sua opinião e quem mostre conhecimento sobre significados e curiosidades muito valiosas! 
Em Fevereiro, ganhei coragem e contei ao meu namorado que tinha este blog. Tinha antecipado uma tremenda indiferença mas, ao contrário de todas as minhas previsões, ele tem sido um grande entusiasta, oferecendo-me livros, chamando-me a atenção para nomes que vai ouvindo, divulgando o blog entre amigos... Mas o ponto alto foi o meu presente de Natal: o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado. Três volumes recheados de nomes, diminutivos e apelidos. Iupi!!!!
No final do primeiro semestre do ano, o blog já estava a um bom ritmo, com o Duelo de Nomes a ser publicado certinho, uma vez por semana, e com uma maior prevalência do Nome do Dia; Os nomes da Monarquia também estavam bem encaminhados e, acima de tudo, foram muito divertidos de pesquisar, mas a reviravolta chegou quando, não sei bem como, cheguei ao site do SPIE, onde encontrei a base de dados que, posteriormente, serviu de apoio a dezenas de posts. Podem não acreditar, mas desenvolvi uma tendinite no ombro enquanto trabalhava os números fornecidos pelo site, de forma a poder construir os rankings de 1920, 1950 e 1980. Posso não poder garantir a fiabilidade dos dados, mas garanto-vos que levei oito malditas injecções. 
Mas a diversão não ficou por aqui: as escolhas dos famosos, principalmente Kenzo e Kevin, deram muito que falar, pondo em evidência as opiniões fracturantes em relação à escolha de nomes estrangeiros. Infelizmente, não consigo tomar uma decisão a esse respeito. Por vezes acho que sim, que a escolha é dos pais e que se querem escolher um nome noutra língua, é um problema deles mas, por outro, quando penso que ninguém, noutras partes do mundo, escolhe nomes portugueses para os filhos, não consigo deixar de pensar se não estamos a desvalorizar a nossa própria cultura para nos perdermos noutras que nem sempre têm maior graciosidade. 
Por falar nisso, ainda há blogs estrangeiros que vão dando destaque aos nomes portugueses, como é o caso do Appellation Mountain, do Bewitching Names e o Baby Names from Yesteryear. E por falar em estrangeiros, tenho uma vez mais que agradecer às queridas leitoras brasileiras que de forma tão simpática escreveram posts a relatar o que se passa em terras de Vera Cruz - muito obrigada, uma vez mais! 
E não dá para agradecer a umas pessoas e não agradecer a outras: um grande obrigada a todas as comentadoras e comentadores que acrescentam muito valor ao Nomes e mais Nomes. Como sabem, este blog é visitado maioritariamente por pais que procuram nomes para os futuros filhos, e as vossas opiniões são fundamentais para suavizar os meus desvarios onomásticos! Para terminar os agradecimentos, um enorme obrigada a todas as pessoas que me enviam emails partilhando os nomes escolhidos para os filhos (e em 2012 haverá novidades a esse respeito) e um muito obrigada a quem cá vem diariamente, em silêncio. 

Ah, quase me esquecia!! Não posso deixar de responder a uma pergunta que traz muita, muita gente aqui ao blog: "como escolher um nome para um blog?". Ora bem, pensem em Nomes e mais Nomes e escolham exatamente ao contrário, porque foi, sem dúvida, das decisões menos ponderadas que tomei. É péssimo para criar emails, para criar assinaturas digitais, para assinar como sigla e é demasiado grande para se dizer... 


13 comentários:

  1. Bom ano Ana Filipa :) e para todas/os os que o visitam :)

    Como é visível gosto tanto do blog, é tão bom saber que há mais gente que gosta de nomes e comenta e troca opiniões... Além de tudo este blog fez-me conhecer novos nomes e encarar alguns nomes de outra forma... Para o ano cá estarei assiduamente, à espera de mais nomes :)

    ResponderEliminar
  2. Mto lindo o que você falou, uma trajetória q eu acompanhei de pertinho e revivi com suas palavras agora.
    Tenha um ano iluminado em 2012.
    Obrigada por partilhar suas opiniões conosco. Gosto mto de vir aqui e continuarei visitando.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Um Bom 2012 cheio de nomes.
    Para mim descobrir este blog foi uma delicia, os nomes são uma paixão que nunca tinha encontrado ninguém para falar, e foi a procura de saber mais sobre o tema que encontrei o nomes e mais nomes (adoro o nome do bolg), e a minha vida ficou mais colorida, mais uma vez parabéns pelo trabalho que faz e pela dedicação que tem pelos nomes.
    Bom Ano Ana Filipa, e a todas as comentadoras, para o ano cá estarei

    ResponderEliminar
  4. E para celebrar esse finalzinho de ano nasceu Tiana May Carter filha de da Beyoncé :)

    ResponderEliminar
  5. Um bom ano para a Ana Filipa e para todas as comentadoras e comentadores! Adoro o blog e foi uma grande descoberta para mim, cá continuarei a acompanhar e a adorar :)

    ResponderEliminar
  6. Para não variar também vou dizer que o blog foi uma grande descoberta de 2011! (:
    Muito sinceramente, eu cá não percebo nada das raízes dos nomes, de onde vieram, quem foram os famosos importantes que os tiveram, antecipar tendências ou adivinhar os nomes dos bebés famosos... Nada disso, mas gosto de nomes e gosto de falar neles, de perceber o que um nome pode fazer por uma pessoa, por um bebé. É uma coisa que nunca soube explicar muito bem, mas que me agrada (:

    Muitos parabéns à Ana Filipa, um 2012 óptimo para si e para o blog, bem como para todas as comentadoras que por cá passam assiduamente!

    ResponderEliminar
  7. Feliz ano novo Ana Filipa e a todos os seguidores do blog,eu tb sou uma apreciadora de nomes, desde pequena fazia listas com nomes e por isso este blog tem sido uma grande companhia...continuação de um bom trabalho...

    ResponderEliminar
  8. Feliz Ano para todos!!!

    Especialmente para a Filipa, porque ela é a autora deste maravilhoso blog ;)

    Estarei cá mais um ano :D

    Muitos Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Um excelente Ano Novo para a Filipa, que me fez sentir tão acompanhada na minha «panca» dos nomes. Este é realmente um blog maravilhoso, que merece todo o apoio!

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada a todas pelo carinho!! Adoro tê-las por cá! :)

    ResponderEliminar
  11. Feliz 2012 para todas :) *

    ResponderEliminar
  12. Não quer partilhar connosco descobertas desse livro
    Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa?

    ResponderEliminar
  13. Para já, a única descoberta é que há muitos nomes nos dicionários que são proibidos em Portugal, ou seja, acabo por ficar na mesma sem saber se são ou não autorizados... Mas está para breve um post com nomes retirados dos dicionários! :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)