Nomes populares em 2011 nos fóruns sobre maternidade

26.10.11

Já referi aqui algumas vezes que acompanho os posts sobre nomes do Fórum De Mãe para Mãe onde, com alguma periodicidade, aparecem listas com os nomes dos bebés nascidos a cada mês. Para elaborar o post de hoje, baseei-me nessas listas mensais (de Janeiro a Setembro deste ano) e limitei-me a somar a frequência de cada nome, pelo que a lista que se segue não é nem oficial, nem representativa, mas acho que nos pode dar algumas indicações curiosas. Preparadas? Cá vai:






Nomes masculinos: 



F
Tomás 19
Martim 17
Rodrigo 15
Rafael 14
Gabriel 13
Afonso 12
Miguel 12
Duarte 11
Francisco 11
Diogo 10
Gonçalo 10
Santiago 10
Guilherme 9
Dinis 8
Tiago 8
Daniel 7
Gustavo 7
Salvador 7
David 6
Eduardo 6
Leonardo 6
Lucas 6
Simão 6
Vicente 6
Vasco 5
Alexandre 4
Diego 4
Mateus 4
Pedro 4
Luís 3
André 2
António 2
Bernardo 2
Edgar 2
Henrique 2
Hugo 2
Ivo  2
João  2
Kevin 2
Lourenço 2
Manuel 2
Matheus 2
Matias 2
Raul 2
Xavier 2
João Gabriel 2
João Pedro 2
João Tomás 2
Afonso Miguel 1
António Luís 1
Benjamim 1
Caetano 1
Carlos Eduardo 1
César 1
Dário 1
David Miguel 1
Diogo Alexandre 1
Enzo 1
Estevão Miguel 1
Francisco Luís  1
Gustavo Filipe 1
João Miguel 1
Joaquim Pedro 1
José Dinis 1
José Miguel 1
José Pedro 1
Luca 1
Luca Miguel 1
Mathéo  1
Mikael 1
Murilo  1
Pedro Afonso 1
Pedro Miguel 1
Renato 1
Rodrigo Miguel 1
Ruben 1
Rudy 1
Rui Miguel 1
Samuel 1
Thierri 1
Tiago Manuel 1
Tiago Miguel 1


Nomes femininos:


F
Leonor 19
Mariana 18
Lara 15
Matilde 15
Beatriz 14
Carolina 12
Inês 11
Margarida 11
Maria 10
Sara 8
Eva 6
Mafalda 6
Joana 5
Sofia 5
Daniela 4
Laura 4
Maria Inês 4
Alice 3
Benedita 3
Bruna 3
Clara 3
Diana 3
Ema 3
Francisca 3
Gabriela 3
Luna 3
Madalena 3
Maria João 3
Melissa 3
Filipa 2
Iris 2
Maria Leonor 2
Maria Rita 2
Miriam 2
Núria 2
Rita 2
Sophie 2
Violeta 2
Maria Clara 2
Bianca 1
Alícia 1
Aline 1
Ana 1
Ana Filipa 1
Ana Júlia 1
Ana Pedro 1
Ana Sofia 1
Anamar 1
Andreia 1
Ânia 1
Bárbara 1
Camila 1
Carlota 1
Catarina 1
Chantal 1
Clara Sofia 1
Clarisse 1
Constança 1
Dalila 1
Hannah 1
Hera 1
Juliana 1
Kelly 1
Laís 1
Letícia 1
Lídia 1
Luisa 1
Magda 1
Maria Alice 1
Maria Beatriz 1
Maria Francisca 1
Maria Helena 1
Maria Madalena 1
Maria Miguel 1
Mel (?) 1
Melina 1
Micaela 1
Nayara 1
Nicole 1
Noa 1
Patrícia 1
Rafaela 1
Raquel 1
Teresa 1
Vitória 1
Yara 1
Yasmin 1



Para terminar, deixo alguns nomes de gémeos com que me deparei:


  •  Beatriz e Leonor 
  •  Benjamim e Violeta 
  •  Henrique e Salvador 
  •  Mariana e Gabriel 
  •  Martim e Maria 
  •  Salvador e Santiago 
  •  Simão e Eduardo   


15 comentários :

  1. Acredito que estas listas estejam próximas da realidade... dos bebés que conheço que nasceram este ano, os nomes estão todos aqui: Tomás; Martim; Leonor; Diana...

    Ainda há-de nascer mais uma bebé, Ângela, a destoar das tendências recentes...

    Espero que a popularidade de Eva, seja mesmo uma realidade, é bom saber que o nome da minha avó começa a ser mais utilizado... nunca conheci outra Eva, sem ser ela :P

    ResponderEliminar
  2. Interessante achei Eva meio deslocado, não pensei que fosse tão usado, talvez tenha a ver com a Novela em que a protagonista é Eva?!
    Já Mel se propagou devido a uma novela.

    Hera é surpreendente!

    Benjamim e Violeta é amoroso :)

    ResponderEliminar
  3. sim adorei a dupla: Benjamim e Violeta :)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho o nome Lara tão incompleto, apesar de conhecer algumas não me acostumo, prefiro muito mais Larissa, q é um nome lindo.

    Amei meu nome tá na lista, mesmo q seja citado apenas 1 vez, tbm adoro meu nome... rs...

    ResponderEliminar
  5. Estou admirada com as escolhas de Raul, César, Dário e Rui Miguel. Ouvindo os nomes associaria a rapazes na casa dos 20. Nas meninas fiquei admirada com Hera(!), Clarisse e Raquel. Tendo em consideração que existem nomes que consideraria mais populares com o mesmo número de crianças.
    Nos gémeos adorei Benjamim e Violeta :)

    ResponderEliminar
  6. Hera está na lista dos proibidos, por isso os pais devem ter outra nacionalidade, mas gosto. Está ali na linha de Vera e Eva :)

    ResponderEliminar
  7. Bebés brasileiros à mistura? Parece-me, devido a algumas grafias utilisadas.

    No geral apenas não gosto de Mel e Kelly. Mel, porque é um diminutivo, e Kelly porque desrespeita as origens masculinas do nome irlandês. Aliás deram-se ao trabalho de traduzir para Quéli, que é só permitido a rapazes, e de repente permitem Kelly, a grafia original, e em meninas. Ridiculo.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada por gostarem! ;) A mãe do Benjamim e da Violeta é aqui a minha pessoa... Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Olá Shhh! Posso perguntar-lhe como é que, por norma, as pessoas reagem ao nome Violeta? :)

    ResponderEliminar
  10. Olá, a mãe da Letícia sou eu!!! :)
    O segundo nome dela é Kyra. Conseguimos registá-la com este nome porque o papá é brasileiro :)
    Adorei o blog!!

    ResponderEliminar
  11. Olá Patrícia, seja bem-vinda!
    Contava que Letícia ficasse no top 40 dos nomes mais usados?
    Quanto a Kyra, diz-se como Keira ou Káira?

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Filipa!


    Quando escolhemos o nome Letícia para a nossa filha, nunca imaginamos sequer que ele fosse ficar entre o top 100 de nomes mais usados e por isso mesmo é que o escolhemos. Queriamos um nome que não fosse comum. Não conheço nenhuma portuguesa chamada Letícia.
    Eu cheguei a pensar que ela seria a única bébé a ser registada com o nome Letícia em 2011, mas pelos vistos enganei-me.

    O Kyra, é pronunciado como "Kira" no Brasil e como "Kaira" nos EUA. Costumo pronunciar o nome dela na versão brasileira, excepto quando estamos a falar com os familiares americanos, ai usamos a pronuncia americana, até porque para eles é muito difícil pronunciar o nome Letícia, esse tb foi um dos motivos para lhe dar o nome Kyra. Por mim ela teria sido registada apenas com o nome Kyra, mas o pai não gostou muito da ideia, aliás ninguém gostou do nome e até hoje me condenam por essa escolha. O que interessa é que eu gosto e gosto muito!!!

    :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu já me tinha apercebido que o nome agradava a muita gente, mas nunca pensei que agradasse a tanta!!
    E recebe críticas sobre Kyra até hoje? Haja paciência!!! :S

    ResponderEliminar
  14. Gostava de puder responder qual a reacção das pessoas, mas não a conheço.

    Saímos pouco de casa, por sermos muitos e a gestão não ser propriamente fácil. Aliás, é impossível sair de casa sozinha com três bebés. Não dá! Ponto.

    E das poucas vezes que saímos (acompanhados) olham muito para nós, fazem-nos imensas perguntas, mas até à data nunca perguntaram qual o nome dos meus filhos.

    As reacções que tive foram no fórum e na maternidade. Sendo que nesta última, eram ditos os dois nomes da minha filha. Toda a gente assim o sabia, tendo em atenção a história da atribuição do nome. Portanto, as reacções eram maravilhosas.

    ResponderEliminar
  15. Shhh, a logística não deve mesmo ser fácil! :)
    Andei pelo seu blog e li o nome da pequenita - é muito bonito, mesmo!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)