Oh la la! As tendências dos nomes franceses

em 26/09/11


O conceituadíssimo jornal francês Le Figaro publica anúncios de nascimentos e, a certa altura, reúne os nomes mais utilizados numa publicação chamada "Carnet des Prénoms". Como eu sei que há aqui quem goste muito de nomes franceses, deixo-vos algumas ligações para que os possam consultar, e saliento que cada livro corresponde aos nomes mais anunciados no ano anterior:

Não consegui aceder ao Carnet de 2011 (o que encontro com esse nome refere-se, na verdade, ao de 2010), e este artigo diz-nos que os vencedores deste ano são Emma e NathanDestas listas, estes são os nomes que mais me fascinam:

Femininos:
  • Margaux (mas ainda prefiro a grafia original, Margot)
  • Apolline (feminino de Apolo)
  • Blanche
  • Astrid
  • Capucine 
  • Manon
  • Ombeline


Masculinos:
  • Jules
  • Gaspard
  • Benôit
  • Romain

Encontrar nomes como Quitterie, Leopold e Timothée é espantoso mas, tendo em conta que o público do Le Figaro não será o cidadão francês de classe média-baixa, é também compreensível.


7 comentários:

  1. gosto de alguns nomes franceses, outros não me encantam.

    ResponderEliminar
  2. Achei interessante ver Maria e Matilde no top 3 entre 1996 e 1998, aqui apareceram mais tarde, será k eles taram mais "há frente" nas tendências?

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de nomes franceses e gostei dessa parte da sugestão de não usar apelidos começados pela letra...Pois algo que dou demasiada importância é á sonância dos dois nomes ditos juntos, e definitivamente ha combinações que não ficam bem devido ás iniciais do segundo nome e acho que muita gente não repara nisso.

    ResponderEliminar
  4. Fabíola,também acho que os franceses estão uns anitos à nossa frente, mas também reparei que a maioria dos nomes se manteve estável nestes últimos dez anos!

    Maria, pareceu-me que algumas das letras que eles desaconselhavam originavam formas verbais. Além disso, como prolongam mais as vogais e consoantes, a aliteração nota-se bem mais do que em português.
    Eu admito que exagero nas repetições de sonoridades quando sugiro nomes compostos, mas pronto, é uma questão de estilo :)

    ResponderEliminar
  5. claro que os nomes franceses estão uns anitos mais a frente :)...basta ver o 1ª lugar feminino!!!!

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito mas mesmo muito da pronúncia francesa e por isso também adoro os nomes franceses. No início do ano vou passar uns tempos em Bruxelas e acho que vou levar um caderninho só para apontar os nomes lá até porque há uma grande mistura de nacionalidades e isso leva à originalidade

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)