O conceituadíssimo jornal francês Le Figaro publica anúncios de nascimentos e, a certa altura, reúne os nomes mais utilizados numa publicação chamada "Carnet des Prénoms". Como eu sei que há aqui quem goste muito de nomes franceses, deixo-vos algumas ligações para que os possam consultar, e saliento que cada livro corresponde aos nomes mais anunciados no ano anterior:
Não consegui aceder ao Carnet de 2011 (o que encontro com esse nome refere-se, na verdade, ao de 2010), e este artigo diz-nos que os vencedores deste ano são Emma e Nathan. Destas listas, estes são os nomes que mais me fascinam:
Femininos:
- Margaux (mas ainda prefiro a grafia original, Margot)
- Apolline (feminino de Apolo)
- Blanche
- Astrid
- Capucine
- Manon
- Ombeline
Masculinos:
- Jules
- Gaspard
- Benôit
- Romain
Encontrar nomes como Quitterie, Leopold e Timothée é espantoso mas, tendo em conta que o público do Le Figaro não será o cidadão francês de classe média-baixa, é também compreensível.
gosto de alguns nomes franceses, outros não me encantam.
ResponderEliminarbem...já sabem que eu gosto :)
ResponderEliminarAchei interessante ver Maria e Matilde no top 3 entre 1996 e 1998, aqui apareceram mais tarde, será k eles taram mais "há frente" nas tendências?
ResponderEliminarGosto muito de nomes franceses e gostei dessa parte da sugestão de não usar apelidos começados pela letra...Pois algo que dou demasiada importância é á sonância dos dois nomes ditos juntos, e definitivamente ha combinações que não ficam bem devido ás iniciais do segundo nome e acho que muita gente não repara nisso.
ResponderEliminarFabíola,também acho que os franceses estão uns anitos à nossa frente, mas também reparei que a maioria dos nomes se manteve estável nestes últimos dez anos!
ResponderEliminarMaria, pareceu-me que algumas das letras que eles desaconselhavam originavam formas verbais. Além disso, como prolongam mais as vogais e consoantes, a aliteração nota-se bem mais do que em português.
Eu admito que exagero nas repetições de sonoridades quando sugiro nomes compostos, mas pronto, é uma questão de estilo :)
claro que os nomes franceses estão uns anitos mais a frente :)...basta ver o 1ª lugar feminino!!!!
ResponderEliminarGosto muito mas mesmo muito da pronúncia francesa e por isso também adoro os nomes franceses. No início do ano vou passar uns tempos em Bruxelas e acho que vou levar um caderninho só para apontar os nomes lá até porque há uma grande mistura de nacionalidades e isso leva à originalidade
ResponderEliminar