Nome do dia - Zuleica

em 30/08/11


Ora aqui está um nome que eu não ouço todos os dias... Zuleica é um nome árabe e significa "brilhante e encantadora". Para mim, é um nome muito vibrante, cheio de vida e personalidade. Como diminutivos, pensaria em qualquer coisa como Zu, Zuca ou Leia e consigo fechar os olhos e imaginar a pequena Zu a correr pela casa, com um ar muito maroto. 

E agora vou terminar este Nome do dia com um "Há quem tenha sorte...": o cantor Mika (que eu a-do-ro!) chama-se Michael, é filho de uma libanesa e de um americano; tem três irmãs e um irmão:

  • Yasmine
  • Paloma
  • Zuleika Allegra
  • Fortuné (m)

10 comentários:

  1. Gosto mt de Zuleica, tenho uma amiga k é Ana Zuleika, sp gostei do nome dela, axo um nome com mt força e delicado ao msm tempo.

    ResponderEliminar
  2. Zuleica é diferente, demora tempo a encaixar (:
    Quanto à irmã Paloma do Mika, conheço uma menina de 2 anos que se chama Paloma e tem uma irmã Salomé.
    Lembro-me bem de a irmã, na altura com uns 5 anos me explicar: "O meu nome escreve-se assim SALOMÉ, tira-se o S e põem-se um P, tira-se o É e muda-se para A, e fica PALOMA." E eu "Ahhhhhh.." Aí compreeendi a escolha da mãe =P

    ResponderEliminar
  3. Um anagrama ligeiramente alterado hihi
    Mas acho um máximo a pequenita ter uma explicação para o nome - e se o faz, é porque tem orgulho! Adoro estas histórias!! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu também achei imensa piada até porque eu nem lhe perguntei nada, ela estava a mostrar-me que já sabia escrever o seu nome e depois explicou-me aquilo (que a mãe lhe deve ter explicado, presumo eu)!
    Mas também é uma boa forma de os nomes estarem "ligados" sem que, no entanto" isso seja logo percetível.

    ResponderEliminar
  5. História muito engraçada,Alexandra. Nunca na vida pensaria nessa relação entre os dois nomes. Já agora adoro o nome Salomé :)

    ResponderEliminar
  6. Eu não gostava muito de Salomé até conhecer a dita miúda ;) E não é por conviver muito com ela porque não é o caso, mas comecei a ouvir familiares a falar mais dela e realmente entra no ouvido. Agora gosto bastante (:

    ResponderEliminar
  7. Há pessoas k não gostam de Beatriz, Matilde, Carolina e eu adoro. Estou habituada já com esses nomes na minha Creche e gosto bastante deles. É uma questão de hábito...

    ResponderEliminar
  8. A propósito do post sobre Zuleica, mais uma referência no Appellation Mountain: http://appellationmountain.net/2011/09/04/sunday-summary-9411/

    ResponderEliminar
  9. é um nome muito original, mas que prefiro como segundo nome, mas não sei se combinaria muito..

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)