Leitura Recomendada - Nomes para gémeos

em 30/08/11

Aconselho a leitura deste post, no Nancy's Baby Names, que entre outras coisas avisa que não é nada positivo dar aos gémeos nomes que rimem, ou nomes temáticos...

11 comentários:

  1. Quando anda na escola primaria tive colegas gémeas e os nomes delas eram Diana Cláudia e Cláudia Diana, depois no ciclo tive outros gémeos o Miguel Ângelo e o Ângelo Miguel, sp axei uma falta de imaginação terrível, quando me enganava no nome de algum deles no fundo não me enganava porque eles tinham os nomes iguais so invertidos, e andavam sp vestidos iguais, sp axei uma falta de gosto mt grande mas respeito.
    Conheço uma senhora k tem duas filhas k não são gémeas uma é Gabriela e a outra Rafaela

    ResponderEliminar
  2. Uma criança precisa da sua identidade definida, ser gémeo deve ser uma experiência muito interessante mas concordo que devem ter nomes diferentes, sem rimas ou nomes invertidos. Continuo a achar giro irmãos terem nomes começados pela mesma letra, mas admito que possa causar confusões no caso de gemeos identicos.

    ResponderEliminar
  3. Uma criança precisa da sua identidade definida, ser gémeo deve ser uma experiência muito interessante mas concordo que devem ter nomes diferentes, sem rimas ou nomes invertidos. Continuo a achar giro irmãos terem nomes começados pela mesma letra, mas admito que possa causar confusões no caso de gemeos identicos.

    ResponderEliminar
  4. é tão comum gêmeos terem nomes parecido que chego a estranhar qndo são mto diferentes.
    Conheço: Viviane e Vitória, Valéria e Vanessa (são 4 irmãs gêmeas), Gustavo e Guilherme, Débora e Daverson e Mychele e Chris (f), que todos esse são as únicas univitelinas e teem nomes diferentes uma da outra :P

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso acho piada aos gémeos terem nomes que os liguem, da mesma forma que também acho isso para irmãos não gémeos.
    Conheço gémeos em que isso acontece e nunca me pareceram incomodados com o assunto..
    E adorei o (mau) exemplo que davam: London e Paris (:

    ResponderEliminar
  6. eu acho que acima de serem gémeos, são dois bebés que vão crescer juntos mas que devem ser diferenciados e tidos como dois individuos e não como um "pack".
    Conheci umas gémeas que eram a Alda Sofia e a Patrícia Marlene; eram bastante diferentes e faziam questão disso. Tinham um gosto semelhante de roupa, mas não andavam vestidas de igual. Conheci outro caso bem diferente. Eram a Brígida Ana e a Brigite Maria. Faziam questão de comprar tudo a dobrar para depois andarem vestidas de igual(aos 18 anos!) e não faziam a mínima questão em serem diferenciadas. Uma vez perguntei se estava a falar com a Brígida ou com a Brigite e a resposta foi "tanto faz". Fiquei parva com esta resposta. Mas acho que a mentalidade delas começou, também, pela questão de terem nomes tão semelhantes.
    Tenho primos que não são gémeos, mas os nomes começam pela mesma letra. Fica engraçado, mas às vezes quero dizer o nome de um e digo do outro. Mas entre terem nomes invertidos, muito semelhantes ou que comecem apenas pela mesma letra, prefiro a última opção :)

    ResponderEliminar
  7. Patrícia, na casa dessas quadrigémeas deve reinar a confusão ;)
    Quanto aos nomes iguais invertidos, simplesmente não há comentários positivos a fazer lol

    C*, o texto recomendado vai exactamente nesse sentido - é muito mais difícil para a criança tornar-se independente, quando se sente parte de um "pack"...

    ResponderEliminar
  8. Não são quadrigêmeas. São duas gêmeas de 7 anos e duas gêmeas de 5 anos todas irmãs, foram duas barrigas gemelar (são minhas alunas), acho q me expressei mal.

    :)

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que devem ter algo que os une, porque realmente a ligação entre gémeos é diferente. Eu não tenho irmãos. Mas tenho uma prima irmã, com um mês de diferença apenas e crescemos juntas. Somos como irmãs. O nome dela começa por A. E o meu por V. Bem diferentes no som e muito afastados no abecedário. No entanto, não é por isso que não passam a vida a trocar-nos os nomes. E não tem a ver com aparência, porque temos aparências completamente diferentes.

    V.

    ResponderEliminar
  10. Não concordo NADA!
    Já estive neste blog e até disse que estava a escolher os nomes para as minhas gémeas.
    Pois é, já nasceram, e são lindas.
    A Morgana e a Oriana.
    Sim, são nomes que rimam.
    E sim, são nomes temáticos (nomes de fadas - já tinhamos escolhido Morgana, e estavamos indecisos entre Oriana e Lorena, e escolhemos Oriana porque achamos graça também ser nome de fada)
    E não tem nada a ver com serem gémeas, nem com acharmos que elas devem ser "2 em 1". Aliás, elas são gémeas falsas, uma é loira e outra é morena, e mesmo de personalidade, não têm nada de igual! A Morgana (Morgy, como tratamos) é uma bebé mais dificil, chorona, rebelde. A Oriana (Ory) é mais calma, uma paz de alma. Por acaso, acho que têm tudo a ver com os nomes.
    Por isso, não concordo nada com este artigo. É a educação que nós pais damos que vai determinar esse tipo de coisas, não é o nome!
    Serão sempre tratadas como individuais, e têm esses nomes não por serem gémeas, mas por serem irmãs e nossas filhas! Podiamos ter tido 2 filhas com 10 anos de diferença e dar esses nomes.
    Já agora agradeço a este blog porque aqui me inspirei bastante para a escolha dos nomes.

    ResponderEliminar
  11. Marta, parabéns pelas suas gémeas e pelos nomes escolhidos. Independentemente da diferença de opinião face à rima, são dois nomes muito bonitos! :)
    Concordo inteiramente com o que diz: que a educação dos pais é fundamental. A maior dificuldade prende-se com as pessoas "fora de casa", quando os nomes são constantemente trocados...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)