Octávio

em 06/06/11


Este blog tinha mais pinta se a autora, em vez de ver a novela Ti-ti-ti, se dedicasse à leitura de obras portuguesas consagradas, partilhando depois os nomes encontrados (eu até sei que o José Luís Peixoto escreveu sobre uma Lubélia, mas ainda não li o "Livro"...). Infelizmente, os livros portugueses que li devem ter sido os que vocês também leram e mesmo assim, não há lá grandes pérolas. Mas adiante, que isto hoje é sobre a novela. 
Pois bem, uma das personagens chama-se Luís Octávio (aproximadamente 20 anos) sendo o diminutivo Luti. E eu, que sempre achei Octávio um nome pesado, dou por mim a pensar nele como um nome antigo, que flui muito bem, sendo até, delicado!  Até passei a gostar bastante de Octávia (um nome muito popular na era dos imperadores), mas agora que reparo mais no nome, só me aparecem "Skoda Octavia" na frente... O que é que passará na cabeça dos criativos que escolhem nomes de pessoas para os carros? Toyota Carina?! Skoda Fabia?!
Regressemos a Octávio... Trata-se de um nome de origem latina e que, através de Octavus, significa "oitavo". Na Roma Antiga era um gentílico, ou seja, um nome de família. Hoje não o sugiro como único nome - tal com António, talvez seja demasiado denso - mas gostaria de me cruzar com um João Octávio (Jotinha em pequenito, Jota na adolescência).

O que acham de Octávio? Usável ou não? E Octávia? E já agora, Lubélia?

7 comentários:

  1. E pelo que sei de "O Livro" que não li, refere-se mesmo à escolha de nomes... pelo menos do nome "Livro" para um menino :P

    ResponderEliminar
  2. Conheço uma Lubélia da casa dos 40 anos, por isso não me soa mal. (São os hábitos). Octávio e Octávia são nomes que eu considero elegantes, um pouco pesados, é verdade, sobretudo se pensarmos num bébe...Mas muito chiques na idade adulta. Imaginem dois gémeos Caio e Octávio, muito giro!

    ResponderEliminar
  3. O diminutivo de Octávia pode sempre sempre Tátá ou Tavinha... Eu gosto muito do nome; é claro que volta e meia na escola encorre-se no risco de sermos chamados de Skodas e pior que não seja otários... Mas nunca me afectou minimamente... Nome de Imperador é sempre nome de Imperador. E além do mais os nomes dos carros vem muito depois da existência dos nossos nomes próprios!

    :)

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha, uma verdadeira Octávia no blog! Já me fartei de rir com a ideia de alguém considerar a hipótese de chamar Skoda a outra! :D
    Por curiosidade, é nome de família ou foi um nome escolhido por algum motivo em especial?

    ResponderEliminar
  5. Que legal comentarem meu nome no blog ( Otavia), pois não é um nome muito popular, mas adoro.

    ResponderEliminar
  6. Octávia passei a gostar com a série The 100. A personagem Octávia é maravilhosa e lindíssima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb consideramos dar o nome a nossa filha de Octávia devido a série The 100 ahahah a miúda é PODEROSA! mas ficou Gabriela 😆

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)