Na novela "Remédio Santo", o personagem Sebastião é tratado carinhosamente pela mãe por qualquer coisa que soa a "Xião". Nunca tinha ouvido este diminutivo e gosto bastante!
Adoro o nome Sebastião, mas não gosto de diminutivos seja para que nome for. Acho que fiquei com aversão aos diminutivos pq chamavam-me Aninha, Anita, Anocas e eu não achava piada absolutamente nenhuma.
O nome do nosso bebé tem sido uma questão complicada, nós pais queremos Sebastião poque ambos adoramos, mas a família e amigos torceram o nariz inicialmente. Agora já começam a gostar, é pena de facto a música so seb. ser depreciativa no final e ser quase inevitável as pessoas fazerem essa associação.
Anónimo: não sei se haverá tanta gente assim a lembrar-se que o Sebastião "dá pancada na mulher"... As pessoas cantam a música, mas nem ouvem o que estão a dizer! Se esse é o maior dos problemas, acho que, na verdade, não o é tanto quanto isso :)
Se me dissesse que ia chamar o seu filho de Abdénago Baldomero, até me colocava do lado dos familiares/amigos; sendo a escolha Sebastião, um nome perfeitamente comum, acho que é uma questão de gosto e, no caso, quem tem de gostar são os papás! :)
Olá. Eu tenho um menino com 4 anos que se chama João Sebastião. A família também não gostou, mas isso a nós pais não importou. Hoje acham que é um nome distinto. O nome que escolhemos primeiro foi Sebastião e acrescantámos o João do Pai, uma vez que gostamos de nomes compostos ( esta composição em particular já foi "testada" no compositor Bach). Nunca gostei dos possíveis diminutivos como Tião ou Bastião. Mas quando começou a falar, o Sebastião e os amiguinhos da mesma idade só diziam Tatão. E assim ficou Tatão. :)
Obrigada por participar na conversa! Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo! Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)
Adoro o nome Sebastião, mas não gosto de diminutivos seja para que nome for. Acho que fiquei com aversão aos diminutivos pq chamavam-me Aninha, Anita, Anocas e eu não achava piada absolutamente nenhuma.
ResponderEliminarO nome do nosso bebé tem sido uma questão complicada, nós pais queremos Sebastião poque ambos adoramos, mas a família e amigos torceram o nariz inicialmente. Agora já começam a gostar, é pena de facto a música so seb. ser depreciativa no final e ser quase inevitável as pessoas fazerem essa associação.
ResponderEliminarAnónimo: não sei se haverá tanta gente assim a lembrar-se que o Sebastião "dá pancada na mulher"... As pessoas cantam a música, mas nem ouvem o que estão a dizer! Se esse é o maior dos problemas, acho que, na verdade, não o é tanto quanto isso :)
ResponderEliminarSe me dissesse que ia chamar o seu filho de Abdénago Baldomero, até me colocava do lado dos familiares/amigos; sendo a escolha Sebastião, um nome perfeitamente comum, acho que é uma questão de gosto e, no caso, quem tem de gostar são os papás! :)
Olá. Eu tenho um menino com 4 anos que se chama João Sebastião. A família também não gostou, mas isso a nós pais não importou. Hoje acham que é um nome distinto. O nome que escolhemos primeiro foi Sebastião e acrescantámos o João do Pai, uma vez que gostamos de nomes compostos ( esta composição em particular já foi "testada" no compositor Bach).
ResponderEliminarNunca gostei dos possíveis diminutivos como Tião ou Bastião. Mas quando começou a falar, o Sebastião e os amiguinhos da mesma idade só diziam Tatão. E assim ficou Tatão. :)
Também acho Tatão mais fofinho do que Tião/Bastião! :)
ResponderEliminarConheço um menino Sebastião a quem os amigos chamam Seão (pronunciam Sião)
ResponderEliminar