Maria Clara

em 21/05/11


Em 2013, Maria Clara foi o quarto nome composto mais usado em Portugal - 195 meninas foram registadas com este nome. O resultado foi de certa forma surpreendente, mas uma vez que Clara está no top 25 de primeiros nomes mais usados, é compreensível!
Apesar de achar que Clara não é um nome que se destaque muito (acho, por exemplo, que Branca causa mais impacto), também acho que é daqueles nomes difíceis de se odiar. É discreto, mas tem uma sonoridade bonita; o L, a meu ver, é muito elegante; pode ser considerado um clássico e uma boa alternativa ao agora muito popular Lara. E não nos esqueçamos de Clarisse (acho incompreensível o facto de Clarissa ser proibido),  Clarina ou até mesmo Clarinda.
Este nome também é muito popular no Brasil, ocupando o terceiro lugar do ranking de nomes compostos (ou duplos, como eles lhe chamam) do Baby Center Brasil, perdendo apenas para Maria Eduarda - outro nome pouco usado por cá, para minha tristeza (sim, eu adorei Os Maias!) e Ana Clara. 

Gostam de Maria Clara? Ou só de Clara? E já que referi Branca, conhecem o nome Rosa Branca? Cria uma imagem mental muito delicada!

9 comentários:

  1. Adoro Maria Clara! Fica tão suave...
    Só Clara já não gosto tanto, parece que o nome está inacabado.

    No que toca a Rosa Branca, apesar de me fazer lembrar uma história infantil em que a personagem principal seria uma princesa fada da floresta a voar pelo meio das flores, não daria esse nome a uma filha. Porque lá está, soa-me a ficção e imaginário, não a vida real. Fica estranho.

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante de Maria Clara. Conheço uma pequenita que se chama assim e está quase a completar 1 ano. Clara era o nome da minha professora da primária e como eu a adorava, isso influenciou a minha opinião positiva :)

    Rosa Branca era o nome de uma funcionária da minha escola, mas eu não gosto muito do nome.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de eu não ser muito fã de nomes compostos, Maria Clara é uma das boas excepções. É muito bonito, suave, doce.
    Rosa Branca é demasiado literal. Tenho uma avó Rosa Maria e outra Maria Leonor, não consigo achar feio nem um nem outro. Mas para mim tanto Rosa como Leonor não são usáveis, por terem tanto carácter simbólico para mim.

    ResponderEliminar
  4. Olá, eu ADORO o nome Clara e como gosto de nomes compostos, já pensei em Clara Beatriz, Clara Isabel, Clara Matilde, Clara Constança, Clara Letícia,... mas o meu marido não gosta de Clara, logo não gosta de nenhuma combinação. Ele gosta de Madalena e eu também, mas prefiro nomes mais pequenos para juntar a outro. E se fosse Madalena, seria como primeiro nome e combinar com outro sem ficar estranho... não é fácil! Por outro lado, Clara tem tantos duplos significados que podem ser alvo de gozo como "Clara de ovo" ou algo assim... Escolher nome de menina está complicado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo bem ca em casa tenho problema semelhante a mão quer por força Clara e eu não quero só um nome da mesma forma que não queremos nem Anas nem Marias lol, o impasse está em Clara Sofia ou Clara Beatriz, Aceito sugestão. Tambem gosto de Clara Mariana.

      Eliminar
    2. Dessas opções, acho que Clara Beatriz é a mais harmoniosa!

      Eliminar
  5. E quem gosta de Luz Clara?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)