21 de Maio de 2011

Nomes do dia: Maria Clara


Crenças à parte, nas notícias de hoje destaca-se a beatificação da irmã Maria Clara, responsável pela cura de Georgina, uma cidadã espanhola (galega, para ser mais concreta) que afirma que se curou de uma chaga graças a um milagre da irmã Maria Clara - uma portuguesa que na verdade se chamava Libânia.

Adoro o nome Georgina, já o tenho dito; já gostava há muito tempo, mas continuo a gostar cada vez mais, em parte devido à personagem da série Gossip Girl. Mas o destaque de hoje vai inteiramente para Maria Clara, um nome muito popular no Brasil, mas que em Portugal é quase irrelevante. Aliás, Maria Clara ocupa o terceiro lugar do ranking de nomes compostos (ou duplos, como eles lhe chamam) do Baby Center Brasil, perdendo apenas para Maria Eduarda - outro nome pouco usado por cá, para minha tristeza (sim, eu adorei Os Maias!) - e Ana Clara. 

Apesar de achar que Clara não é um nome que se destaque muito (acho, por exemplo, que Branca causa mais impacto), também acho que é daqueles nomes difíceis de se odiar. Tem uma sonoridade bonita; o L, a meu ver, é muito elegante; pode ser considerado um clássico e uma boa alternativa ao agora muito popular Lara. E não nos esqueçamos de Clarisse (acho incompreensível o facto de Clarissa ser proibido),  Clarina ou até mesmo Clarinda.

Gostam de Maria Clara? Ou só de Clara? E já que referi Branca, conhecem o nome Rosa Branca? Cria uma imagem mental muito delicada!

4 comentários:

Princesa M disse...

Adoro Maria Clara! Fica tão suave...
Só Clara já não gosto tanto, parece que o nome está inacabado.

No que toca a Rosa Branca, apesar de me fazer lembrar uma história infantil em que a personagem principal seria uma princesa fada da floresta a voar pelo meio das flores, não daria esse nome a uma filha. Porque lá está, soa-me a ficção e imaginário, não a vida real. Fica estranho.

C* disse...

Gosto bastante de Maria Clara. Conheço uma pequenita que se chama assim e está quase a completar 1 ano. Clara era o nome da minha professora da primária e como eu a adorava, isso influenciou a minha opinião positiva :)

Rosa Branca era o nome de uma funcionária da minha escola, mas eu não gosto muito do nome.

Dora disse...

Apesar de eu não ser muito fã de nomes compostos, Maria Clara é uma das boas excepções. É muito bonito, suave, doce.
Rosa Branca é demasiado literal. Tenho uma avó Rosa Maria e outra Maria Leonor, não consigo achar feio nem um nem outro. Mas para mim tanto Rosa como Leonor não são usáveis, por terem tanto carácter simbólico para mim.

Anónimo disse...

Olá, eu ADORO o nome Clara e como gosto de nomes compostos, já pensei em Clara Beatriz, Clara Isabel, Clara Matilde, Clara Constança, Clara Letícia,... mas o meu marido não gosta de Clara, logo não gosta de nenhuma combinação. Ele gosta de Madalena e eu também, mas prefiro nomes mais pequenos para juntar a outro. E se fosse Madalena, seria como primeiro nome e combinar com outro sem ficar estranho... não é fácil! Por outro lado, Clara tem tantos duplos significados que podem ser alvo de gozo como "Clara de ovo" ou algo assim... Escolher nome de menina está complicado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails