Henrique

5.4.11


Henrique tem origens germânicas, podendo significar qualquer coisa como "casa reinante" ou "casa poderosa". E, por falar nisso, é um nome muito usado pela monarquia europeia e, também, pelo povo.  Heinrich em alemão, Enrique na Espanha, Henry, na versão anglo-saxónica (que dá origem a Harry e Hank, por exemplo), Henrik na Dinamarca, Henri em francês, Enrico em italiano... 
No Brasil, é muito usado como segundo nome (a caixinha de sugestões está cheia de "Henrique"), especialmente nas combinações Pedro Henrique, Luís Henrique e João Henrique. Por cá, eu conheço dois "João Henrique" e um Henrique Luís.
Não é um nome muito fértil em diminutivos - lembro-me de Quique, como o Flores do Benfica,  ou Quico, mas há quem possa associar a Francisco. 

O que pensam deste nome? Utilizá-lo-iam como primeiro e único nome? No caso de nome composto, têm alguma sugestão mais original?


Atualização
Em Janeiro de 2014, o blog publicou a lista de nomes compostos registados em 2013 e os compostos com Henrique mais populares foram os seguintes:


  • Pedro Henrique
  • Henrique Miguel
  • Henrique Manuel
  • Luís Henrique
  • Gabriel Henrique
  • João Henrique
  • Henrique Maria
  • Martim Henrique
  • Gustavo Henrique
  • Duarte Henrique
  • Henrique Alexandre
  • Henrique José
  • Diogo Henrique
  • José Henrique
  • Afonso Henrique
  • Daniel Henrique
  • Tiago Henrique
  • Rafael Henrique
  • Miguel Henrique
  • Tomás Henrique
  • Guilherme Henrique
  • Henrique Gabriel
  • Henrique António



11 comentários :

C* disse...

Não é um nome que aprecie. Conheço um Henrique e um Tiago Henrique :)

Kate Bee disse...

Eu gosto de Henrique, e de todos os seus diminuitivos. Eu e o husbandinho falamos no nome, mas eu conhecia um Henrique muito nojento na escola, e tbm estou convencida que a minha família insistia em pronuncia-lo como Enrique Inglesias :/
Ideias para combinações:

Afonso Henrique ;)
Levi Henrique
Gil Henrique
Henrique Miguel
Rui Henrique
Augusto Henrique

Nomes e mais nomes disse...

Ehehe nem me tinha lembrado do Iglesias, mas consigo imaginar o pequenote armado em "cantante"... :D
Gostei bastante de Henrique Miguel e Henrique Tiago... Mas eu sou suspeita, gosto de Henrique e pronto!

Dora disse...

Gosto de Henrique! Acho que é um nome que fica muito bem sozinho ou então com outro mais curto e simples.

Adriana disse...

No Brasil,acontece uma coisa engraçada.Em vários nomes compostos,Henrique é super popular como 2° nome.Mais,se colocar Henrique como 1° nome,quase não tem continuação:
Pedro Henrique
Gabriel Henique
Luiz/Luís Henrique
Carlos Henrique
João Henrique

Henrique José
Henrique Luiz.

Não sei nem se Henique José e Henrique Luiz são boas continuações

Nomes e mais nomes disse...

Como é um nome com muitas letras, fica melhor como segundo nome. Em termos de sílabas, estamos mais familiarizados com combinações 2+3 do que 3+2...

Sónia disse...

Tenho uma colega de trabalho que o filho mais (7 anos) se chama Diogo Henrique ;)

Anónimo disse...

Adoro Henrique mas há outro nome que não tem saído da cabeça... Henrique ódin! Será demasiado rebuscado?

Infanta Filipa disse...

Eu gosto :D

Valeska Lopes disse...

Eu tb gosto do nome Henrique gostaria de saber pronuncia deste nome em Portugal... Gosto de Henrique Aurelio

Filipa | Nomes e mais Nomes disse...

Valeska, para ouvir em Português de Portugal, escolha a segunda opção, que diz Masculino de Portugal:

http://pt.forvo.com/word/henrique/#pt