Micaela

em 07/03/11


Este nome tem andado a invadir os meus pensamentos, deixando-me com uma dúvida cruel. Terá uma cantora arruinado um nome para, pelo menos, duas gerações? Falo de Micaela. Esqueçamos a música "Chupa no dedo" por uns segundos e concentremo-nos no nome: comprido, com uma terminação muito na moda, que permite um diminutivo muito fofo (Mica ou Mika). Trata-se de uma versão mais contemporânea de Miquelina, ou seja, é o feminino de Miguel. Nos EUA, está em alta, especialmente na versão criativa Makayla. 
Em 2013, Micaela foi registado 25 vezes em Portugal o que, sinceramente, é bastante positivo para um nome que acarreta uma carga tão negativa. E num país que adora os nomes aristocratas, servirá de alguma coisa referir quen é um dos nomes de Maria Francisca, filha de Duarte Pio?
Pois bem. Para quem não gosta do estilo musical da referida cantora, talvez seja um bocado difícil não pensar na palavra "pimba" assim que se ouve o nome; será este receio legítimo? Usariam este nome?
Apesar do possível constrangimento, é um nome que me agrada imenso e tenho muita pena que não seja mais usado! 

32 comentários:

  1. A avó da minha avó era uma Maria Micaela :)

    É um nome tão legítimo como Manuela, Rafaela ou Gabriela. Concordo que Mica / Micas é um diminutivo adorável!

    ResponderEliminar
  2. Esta coisa dos nomes é mesmo deliciosa. Hoje em dia, Micaela parece-me tão modernaço mas aqui temos um exemplo que nos faz recuar tantas gerações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade 😊 meu nome é Micaella gosto do meu nome

      Eliminar
  3. Bem, a mim além de me fazer lembrar a cantora Micaela ainda me faz lembrar o cantor Micael :)
    Não são nomes que eu goste, mas não é pelos cantores pimba. Temos vários cantores pimba que marcaram gerações e nem por isso desgosto dos nomes de todos, mas de facto Micaela não gosto e faz-me logo lembrar esses dois cantores, tambem porque não conheço mais ninguem com esse nome.

    ResponderEliminar
  4. Ahahaha Se havia esperança para o nome, a Maria acabou de as destruir! :D
    Mais a sério, continuo a gostar do nome, mas de facto é muito difícil esquecer esses pequenosZ pormenores...

    ResponderEliminar
  5. É feminino de Micael e não Miguel. O feminino de Miguel é Miguela, até conheço uma

    ResponderEliminar
  6. Conhece uma Miguela? Desculpe a curiosidade, mas qual é a idade dela?
    Micael é uma derivação de Miguel - ambos provenientes do hebraico Mikhael. De uma maneira ou de outra, encontram-se :D

    ResponderEliminar
  7. Tem 26 anos a Miguela que conheço, andou comigo na escola praticamente toda a minha vida. Na algura pensava que era um nome comum, e Micaela o nome "estranho".

    ResponderEliminar
  8. Extraordinário! Se eu lesse esse nome descontextualizado, pensaria sempre que se tratava de alguém com mais de 60 anos! :D

    ResponderEliminar
  9. Heh, e era uma "miss popular" da escola, bonita e adorada por todos. Não era snob, simplesmente era linda mas muito simpática, divertida e bem disposta. O nome causou uma boa impressão

    ResponderEliminar
  10. Chamo-me Filipa Micaela... odeio Micaela... Aliás ninguém sabe que me chamo Micaela!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível você preferir Filipa a Micaela... Aqui no Brasil Filipa sequer é considerado uma opção para meninas. Aqui é Filipe, nome masculino apenas. Já Micaela é um nome meigo e moderno... É engraçado notar as diferenças de país para país.

      Eliminar
  11. Filipa, como é viver tentando "esconder" esse segundo nome? Deve ter situações muito caricatas :D

    ResponderEliminar
  12. Por acaso nunca tive, acho que só mesmo eu das pessoas que conheço é que não gosta desse nome! ;)
    Os meus amigos sabem que tenho esse nome, mas acho que até eles se esquecem! Assino sempre Filipa M., já é vicio. Sei que há nomes piores, mas pronto não gosto. Conheço uma Micaela Filipa e uma Cristiana Micaela! E elas gostam de Micaela! É engraçado como isto dos nomes, é tão subjectivo. :)

    ResponderEliminar
  13. E depois os meus amigos também não se chamam Micaela, porque também quase todos eles tentam esconder os seus segundos nomes! Isto na verdade nos anos 80 era cá com cada combinação! Mas essa minha amiga que se chama Micaela Filipa, o nome não foi escolhido ao acaso, ela faz parte de uma familia de condes, em que Filipa é o nome da mãe e também já o tinha em homenagem a Filipa de Lencastre, Micaela porque era um nome que a monarquia punha nas filhas lá no seu extenso nome!

    ResponderEliminar
  14. Enganei-me: Elas chamam-se Filipa, não em homenagem à rainha Filipa de Lencastre, mas sim a Filipa de Vilhena, porque um dos seus sobrenomes é Vilhena!

    ResponderEliminar
  15. Eu conhecia várias "Joana Filipa" e todas elas desprezavam Filipa... :D é um tema mesmo muito subjectivo!

    ResponderEliminar
  16. É mesmo, pk eu adoro o nome Filipa!

    ResponderEliminar
  17. Chamo-me Micaela Filipa , nunca gostei muito do meu nome mas como o acho muito parecido com um dos meu nomes favoritos que é Daniela , foi-me habituando , pois a terminação é igual , e acho que a terminação "ela" está muito na moda

    ResponderEliminar
  18. Tenho uma sobrinha de 4 anos xamada micaela. Xamos ela de mica. é fofo.

    Nao tenho problemas com o nome por causa da cantora,
    também é o meu 2º nome e gosto.

    ResponderEliminar
  19. Para todos os inguinorantes q n sabem. micaela era um dos nomes da princesa isabel como manuela gabriela. acho tds esses nomes lindos olhem o de vcs e pence bem antes de fala do dos outros ok me chamo micaela e tds me chamam de mica

    ResponderEliminar
  20. Chamo-me Inês Micaela e prefiro mil vezes Micaela...era para ter sido Mikaela porque a minha mae e espanhola cujo o nome e Maria Del Sol, mas infelismente acabou por escolher este nome assim:(
    Se tiver uma proxima filha que ja tenho uma Larissa, Penso em ter uma Yasmin:)

    ResponderEliminar
  21. A minha avó chama-se Micaela, tem ,86 anos. Lembro-me de ela ter ficado mto contente com o apArecimento da tal cantora, pois era primeira pessoa que ela conheceu com este nome. Pessoalmente gosto bastante!

    ResponderEliminar
  22. Eu sou Joana Micaela, e confesso que não gosto do nome, devido à supramencionada cantora...

    ResponderEliminar
  23. Meu nome é micaela e tenho 15 anos k , recentemente q descobri q tem várias meninas com esse nome .. Eu não gosto muito do meu nome não :c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Micaela, por que vc não gosta do seu nome? Eu acho tão bonito! Estou pensando em colocar no meu bebê se for menina. É mais em homenagem a São Miguel Arcanjo, a quem sou devota. Seu nome tem um significado lindo, consagre-se a São Miguel e ele sempre irá proteger vc :)

      Eliminar
  24. Meu nome é Micaela ou melhor Mychaella, sim meu pai é um pouco louco em acrescentar muitas letras e coisas do tipo, desde de pequena gosto de Mychaella, sempre procurei conhecer outra pessoas chamadas assim, mas eu me orgulho do meu nome, meu pai sempre sonhou em seu primeiro filho sendo uma menina e chamada assim, e fora a minha origem (por parte de pai)que é italiana,e na familia meu nome não é o único diferente, tem o Ettore, Stephany, Thábatha, Edeclinda d' Stefani e assim por diante, então é uma coisa normal, kkkk, é acho que só pelo meus olhos

    ResponderEliminar
  25. Meu nome é Sandra Micaelly,na faculdade e em todos em lugares só mim conhecem por Micaelly eu não gosto do nome de Sandra.Pouquíssimas pessoas me chamam de Sandra mas não gosto me sinto incomodada !

    ResponderEliminar
  26. Olá ! Meu nome é Micaela e eu á 1 ano atrás não gostava do meu nome agora adoro é meu 2 nome preferido !!!
    1 é Frederica só quero dizer uma coisa não critique tanto ! também não gosto de Filipa e mais ....
    E agora vou ter um mano e vai se chamar ou Martim ou Miguel !

    ResponderEliminar
  27. Olá! Chamo-me Ana Micaela e sempre gostei do meu nome por ser diferente. Hoje em dia já é um nome mais comum mas quando nasci quase ninguém conhecia, pensavam que eu era estrangeira e até escreviam-no com CH. Fico toda contente quando ouço alguém dizer que se chama Micaela. Tenho orgulho no meu nome. Nunca associo o meu nome aos cantores pimbas, mas já ouvi algumas piadas por causa disso (canto muito mal :-D).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)