Diminutivos de nomes próprios

10.3.11

Regra geral, na língua portuguesa, o diminutivo forma-se acrescentando-se o sufixo -inho ou -inha. No caso dos nomes próprios isso origina como que uma contradição - não diminui o nome, apenas o torna mais comprido. De acordo com o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa"melhor que falar de diminutivo a propósito de nomes próprios é usar o termo hipocorístico, o qual corresponde a um palavra criada ou modificada com intenção de carinho e para uso no trato familiar ou amoroso". 

Honestamente, para procurar hipocorísticos interessantes, tive de me socorrer dos meus queridos brasileiros, peritos na criação dos mesmos. A lista seguinte é extensa e tive de me esforçar para descobrir a que nomes alguns deles correspondiam...

  • Alê
  • Alex
  • Alie
  • Angie
  • Babi
  • Babu
  • Bel
  • Bela
  • Beto
  • Bia
  • Bibi
  • Bru
  • Bubi
  • Cacá
  • Cacau
  • Cadu
  • Carol
  • Cris
  • Dani
  • Debi
  • Deco
  • Dedé
  • Di
  • Dica
  • Doa
  • Dri
  • Drica
  • Duda
  • Dudu
  • Eme
  • Esmé
  • Flor
  • Fran
  • Fred
  • Gabi
  • Grace
  • Grazi
  • Gu
  • Gui
  • Guto
  • Isa
  • Jana
  • Jessi 
  • Jon
  • JP
  • Juju
  • Juli
  • Lalá
  • Lali
  • Lana
  • Lanis
  • Lau
  • Lelê
  • Lena
  • Lene
  • Leo
  • Lex
  • Li
  • Lidi
  • Lili
  • Lina
  • Line
  • Lipe
  • Lis
  • Lita
  • Lola
  • Lotte
  • Lu
  • Luli
  • Lulu
  • Maclá
  • Madi
  • Madu
  • Malu
  • Mandi
  • Mané
  • Manu
  • Mari
  • Mavi
  • Mel
  • Mi
  • Mica
  • Mila
  • Mimi
  • Missy
  • Nana
  • Nani
  • Nati
  • Nessa
  • Nina
  • Pati
  • Pitty
  • Pri
  • Rafa
  • Sam
  • Sel
  • Sil
  • Sofi
  • Tatá
  • Tati
  • Tetê
  • Tina
  • Tita
  • Tom
  • Val
  • Vavo
  • Vi
  • Vic
  • Vini
  • Wil
  • Xande
  • Zeca

29 comentários :

  1. Alguns que conheço dos meus amigos:

    Francisca - Xica
    Alexandre - Alex
    Ricardo - Ruca
    João - Joca
    Mafalda - Mafi
    Alexandra - Xana
    Eduardo - Duda
    Gabriela - Gabi
    Ronaldo - Roni
    Bernardo - Tato
    Henrique - Kika
    Patricia - Tita
    Júlio - Juca
    Regina - Gina
    Fernando - Nando
    Rafael - Rafa
    Filipa - Lipa
    Ariel - Ari
    Miguel - Mica

    ResponderEliminar
  2. Tato era difícil de descobrir, pensaria mais facilmente em Tadeu, Octávio ou Gustavo :( Ainda tenho muito que aprender sobre diminutivos ;D

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava de saber diminuitivos para o nome Adriana.quem puder dizer eu agradesia

    ResponderEliminar
  4. Para o nome Adriana eu diria "Drica" ou "Dri" !

    ResponderEliminar
  5. Eu sei um diminuitivo "neca"mas nao sei qual é o nome se alguém souber agradecia que comentassem pff😪

    ResponderEliminar
  6. Conheço um "Necas" que se chama António, através de Tonecas e conheço um que é Manuel, através de Manecas.

    ResponderEliminar
  7. Eu conheco necas mas para o nome Ines

    ResponderEliminar
  8. Muitos amigos meus têm diminuitivos e como o meu nome é tão comprido optam por me chamar "pereira" que é o meu apelido.
    Eu queria saber alguns diminuitivos de Catarina, sem ser "Catty" ou outras coisas foleiras.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Internacionalmente, usam-se vários diminutivos, como por exemplo Cat, Kate, Kitty, Trina, Caia, Nina. Qualquer um me parece melhor do que o apelido, certo? :D

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Alguém me pode indicar alguns para Tânia?

    ResponderEliminar
  12. Alguns que os meus amigos usam::
    Ines- nê, Nês
    Mariana- miana, mari
    Maria- mia
    Rogerio- ruca
    Rui- ruca
    Tome- tom
    Regina- Gina
    Margarida- Megui, magui, guida
    Gabriela- gabi, gabs
    Patricia- Patty, tisha
    Cristiana- Tiana, Tia, Cris
    Catarina: cat
    Joao- joca, jota.
    Francisca: chica, Kika
    Francisco: Fran
    Daniela: Dans
    Daniel- dani.
    Estefânia: fani
    Leonardo: leo

    ResponderEliminar
  13. Creio que há por aí mais alcunhas do que diminutivos, e elas normalmente têm a ver com gostos pessoais ou com episódios da vida de cada um. No meu caso, aconteceu isso. O meu único diminutivo - Mari - evoluiu ainda em criança para "Mary" devido a um gosto por línguas estrangeiras, mas acabou por ficar associado à minha fé católica, da qual não faço segredo =P Hoje, para os amigos próximos, sou "Mary" - já a família tem outras alcunhas ao seu dispor...

    ResponderEliminar
  14. Helder alguem sabe??? Procurando e nao achei ..

    ResponderEliminar
  15. Algum para Maria João

    ResponderEliminar
  16. Alguém sabe um diminutivo para Salvador? Não consigo pensar em nenhum ahah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para helder heli,para Maria João MJ.para vasco alguém sabe?

      Eliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)