Bem, afinal o email que eu enviei para o IRN não era assim tão descabido, e a lista que eu tanto tenho pedido aqui foi divulgada hoje no JN. Embora seja uma lista actualizada, não traz grandes surpresas. Tenho citado estes nomes como sendo muito populares, mas confesso que a presença do nome Margarida no top 10 me surpreende. Pessoalmente, já não conheço uma bebé Margarida há um bom par de anos! Nos rapazes, acreditava que Rafael pudesse fazer parte do top 10.
"Os 40 primeiros nomes mais escolhidos em 2010 são do mais tradicional que há, exceptuando as 1848 Laras".
Só tenho pena que tenham tido acesso aos 40 nomes mais usados e não os tenham divulgado na totalidade, pelo menos na versão electrónica do jornal! Ainda assim, tentarei arranjar esses dados o mais depressa possível.
Rejubilemos, então com o Ranking dos dez nomes mais usados em Portugal em 2010:
Top 10 feminino:
- Maria
- Leonor
- Beatriz
- Matilde
- Ana
- Mariana
- Lara
- Inês
- Carolina
- Margarida
Top 10 masculino:
- Rodrigo
- João
- Martim
- Afonso
- Tomás
- Tiago
- Gonçalo
- Diogo
- Francisco
- Guilherme
Na notícia do Jornal de Notícias são ainda referidos os seguintes nomes, sem nenhuma explicação, mas que eu penso que a autora destaca por considerar de mau gosto. Quanto aos números, ainda não sei se correspondem à posição do ranking ou ao número de bebés...
- Iara (469)
- Yara (236)
- Bianca (433)
- Diego (342)
- Ariana (312)
- Núria (225)
- Jéssica (213)
- Nicole (193)
- Igor (72)
- Lisandro (66)
- Ivan (65)
- Kyara (50)
- Larissa (39).
"Quévin, Sophia, Lady, Cloé, Artemiy, Jonatã são algumas das inovações do rol de nomes de 2010, que conta ainda com registos únicos para nomes como Adinalda, Timofio ou Antía".
É interessante ver a lista dos nomes mais comuns de 1998. 5 nomes de raparigas e 6 nomes de rapazes já não se encontram no top10.
ResponderEliminar:D e onde é que posso ver essa lista? Ficar-lhe-ia imensamente grata se a colocasse por aqui!!
ResponderEliminarEm 98, deviam estar no top Rita, Inês, Madalena... Acertei em algum?
Diz no artigo do JN que você pôs no link.
ResponderEliminarDos rapazes no top10 tinha:
Pedro
José
André
Miguel
Ricardo
Bruno
Das raparigas tinha:
Joana
Catarina
Daniela
Sara
Diana
;) evidentemente! Ando completamente obcecada com a ideia de arranjar rankings antigos, como dá para ver!
ResponderEliminarNunca imaginei que houvesse tantas Danielas em 98!
Não, a jornalista não refere esses nomes por considerar de mau gosto, mas sim para realçar que são nomes "diferentes" e que também foram bastante usados.
ResponderEliminarQue tal fazer uma análise ao nome Iara/Yara? Está a ganhar bastante terreno , que tal procurar a história do nome e perceber porque está a ser tão usado actualmente.
Eu nunca conheci nenhuma Iara/Yara, mas esta pujança dos nomes terminados em "ara" não deixa de ser interessante! Encontra alguma explicação mais óbvia para isso? Assim de repente estou a pensar na personagem Lara, interpretada pela actriz Paula Lobo Antunes numa novela da TVI, na top model Lara Stone e, claro, na Lara Croft...
ResponderEliminarSou o único João Rodrigo que conheço!
ResponderEliminarJoão Rodrigo, tem um nome composto bem giro! É um Rodrigo da nova geração de Rodrigos ou um Rodrigo pré-febre? :D
ResponderEliminarDesculpe, mas diz um artigo no expresso que o nomes mais comuns para rapariga em portugal são: Marcia, Ritha, Ysmar, Princesa e não Joana como referido no artigo do jn.
ResponderEliminarImporta-se de reformular o seu comentário?
ResponderEliminarAdorei o blog, o mais completo que encontrei para escolher o nome do meu filho, procuro uma composição de Rodrigo, e encontrei várias que estou a pensar,como:
ResponderEliminarYan Rodrigo, Rodrigo César, Luiz Rodrigo...
Obrigada pela luz!
Interessante uma pessoa enviar um comentario anonimo dizendo como se chama... engraçado!!!
ResponderEliminarOlá Déborah! Fico muito contente por ter gostado do blog e por este lhe ter sido útil! :)
ResponderEliminarEu chamo-me Núria Filipa e nunca mas nunca ouvi dizer que Núria era um nome feio ou que os meus pais tinham tido mau gosto...mas quem sabe não me andaram a enganar xD
ResponderEliminarOlá Núria! Também não acho o seu nome feio, mas na altura não percebi o critério usado para salientar aqueles nomes (e continuo sem perceber), já que metade deles são perfeitamente comuns e a outra metade corresponde a nomes "estrangeiros"...
ResponderEliminarNão me surpreende visto que a tendência tem sido reaparecimento de nomes mais antigos. O "Maria" e "Margarida" por exemplo foram nomes que voltaram com a força toda.
ResponderEliminarPessoalmente gosto de nomes mais frecos, que cheiram a novo!
Sonia