Nomes de gémeos - algumas considerações

em 19/11/10


Como já é habitual, aqui no blog, prima-se pelo bom senso; no caso da escolha dos nomes de gémeos, acho que que há alguns aspectos básicos que devem ser tidos em conta. Assim, aqui segue uma listinha de considerações importantes sobre a escolha de nomes de gémeos idênticos, ou seja, do mesmo sexo:

- Durante a infância e adolescência, os gémeos andam quase sempre juntos e serão referidos em conjunto, por isso os nomes devem combinar em estilo. Imagine-se um Tomás e Josefino. Quem ouvir os nomes pode supor que se trata de neto e avô...

- Os gémeos são iguais. Ou muito parecidos. Ou ligeiramente parecidos. Essa igualdade já é mais do que suficiente. Em tudo o resto, devem ser encarados como indivíduos distintos e por isso acho que os nomes não devem rimar nem ser demasiadamente semelhantes. 

Embora devam ser encarados individualmente, a verdade é que se trata de um par, ou trio, etc. E reconheço que essa característica tão especial possa ser reforçada. Por exexmplo:

- o número de nomes deve ser igual para os dois bebés;
- os nomes devem ser do mesmo estilo - os dois clássicos, os dois modernos, os dois antigos
- acho engraçado escolher um tema - por exemplo, nomes ligados à natureza, flores, mas sempre com a palavra "distintos" em mente. 
- também me agradam nomes de gémeos começados pela mesma letra - há quem faça isso em todos os filhos, não só no caso dos gémeos.

Por outro lado, há coisas que rejeito em absoluto. São as chamadas Más ideias:

- Nomes que rimam - João e Simão
- Nomes com o mesmo início - Elisa e Elisama ou Elisa e Eliseu
- Inversão de nomes Pedro Miguel e Miguel Pedro
- Dar a um dos gémeos o nome do pai/mãe e ao outro um nome sem ligação à família 

 Resumidamente, acredito que os gémeos devem ter nomes que os distingam mais do que os assemelham, mas reconheço que a escolha é tanto melhor quanto a harmonia que se conseguir encontrar entre os dois.

14 comentários:

  1. As minhas bebés gémeas vão-se chamar Ísis Maria e Cloé Maria.
    Ísis e Cloé porque são ambas deusas da fertilidade, e eu passei muitos anos e muitos tratamentos para ter estas bebés na barriga. Maria, mãe de Jesus, uma questão de fé, promessa.
    E depois também quis algo mais ousado, nunca gostei de ser Ana, acho tão chato e sem personalidade.

    ResponderEliminar
  2. Escolhas frescas e diferentes, muito bem! ;) Concordo com isso das Anas, mas também, a maioria acaba por ser conhecida pelo segundo nome.

    ResponderEliminar
  3. Ana, obrigada por partilhar os nomes e os motivos da escolha e claro, muitos parabéns pelas suas pequenitas! :)

    ResponderEliminar
  4. tive cinco meninas de uma so vez escolher os nomes não foi tarefa fácil mas consegui , decidi colocar nomes com uma so silaba sol,luz, ceu ,flor, lua.

    ResponderEliminar
  5. quando engravidei de gêmeos ,fiquei muito feliz ,o nome do menino eu escolhi em homenagem ao meu único irmãozinho que se foi quando era um anjinho , mas da menina foi uma seleção de mais de cem nomes e ficou assim havieh Miguel e luz martina .

    ResponderEliminar
  6. quando engravidei de gêmeos ,fiquei muito feliz ,o nome do menino eu escolhi em homenagem ao meu único irmãozinho que se foi quando era um anjinho , mas da menina foi uma seleção de mais de cem nomes e ficou assim havieh Miguel e luz martina .

    ResponderEliminar
  7. quando engravidei de gêmeos ,fiquei muito feliz ,o nome do menino eu escolhi em homenagem ao meu único irmãozinho que se foi quando era um anjinho , mas da menina foi uma seleção de mais de cem nomes e ficou assim havieh Miguel e luz martina .

    ResponderEliminar
  8. quando engravidei de gêmeos ,fiquei muito feliz ,o nome do menino eu escolhi em homenagem ao meu único irmãozinho que se foi quando era um anjinho , mas da menina foi uma seleção de mais de cem nomes e ficou assim havieh Miguel e luz martina .

    ResponderEliminar
  9. quando engravidei de gêmeos ,fiquei muito feliz ,o nome do menino eu escolhi em homenagem ao meu único irmãozinho que se foi quando era um anjinho , mas da menina foi uma seleção de mais de cem nomes e ficou assim havieh Miguel e luz martina .

    ResponderEliminar
  10. As considerações acima servem para a escolha de nomes de irmãos, sejam eles gêmeos ou não.

    ResponderEliminar
  11. Acho legal a combinação Luna e Sol

    ResponderEliminar
  12. Nos meus tempos de escola, eu estudei com gemeas identicas que se chamavam Marina e Mariana hahahah... Tipo, elas eram identicas e ainda tinham só UMA letra de diferença! É complicado mesmo...

    Por outro lado, no meu ensino médio estudei com gêmeos rapazes, também identicos e com iniciais iguais, mas que se chamavam Jonathan e Jessé. Sempre achei essa escolha bem mais sábia e harmonica. :)

    ResponderEliminar
  13. Uma amiga minha tem gémeos(nascidos no dia dos namorados)e chamam-se Valentim e Martinho...eu, pessoalmente adoro a escolha

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)