Mais sobre a importância dos nomes

3.8.10

A notícia não é actual, mas encontrei-a enquanto procurava saber se já houve a divulgação dos nomes mais utilizados em Portugal em 2009 (estive fora do país e não tive acesso a notícias, poderia ter acontecido um milagre!!!).


Podem ler o conteúdo todo aqui, nas deixo alguns excertos:

"Na infância, o nome próprio assume um papel extremamente importante no crescimento. É o primeiro bilhete de identidade da criança e uma característica que a acompanhará para o resto da vida. "Os nomes não condicionam", sublinha o psiquiatra Daniel Sampaio. "Mas influenciam as crianças e disso não há dúvida." Numa altura em que a criança está a construir a sua identidade, o nome "é determinante na maneira como estabelece a primeira ligação ao mundo social", refere o psiquiatra".

"Escolher o nome do filho é uma tarefa que requer muita ponderação. Alguns estudos demonstram que crianças com nomes estranhos têm notas piores e são menos populares do que os seus colegas na escola primária. No ensino superior têm mais hipóteses de chumbarem e de virem a sofrer de neuroses. Mas estas conclusões nunca reuniram o consenso dos investigadores. Os economistas Roland Fryer e Stephen Levitt defendem que estas consequências derivam não só do nome, mas de muitas variáveis socioeconómicas".



E agora o que é seu, a seu dono - foi aqui que descobri a notícia.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)