Vera Lúcia

em 29/06/10


Adoro o nome Lúcia. É um dos meus preferidos, quer pela delicadeza e sonoridade, quer pelo significado - "luz". E gosto muito do nome da minha irmã, Vera Lúcia, que, em latim, significa "Verdadeira Luz". Trata-se de um composto bastante comum em Portugal e que foi especialmente popular nas décadas de 70 e 80, pelo que hoje poderá ser encarado como um pouco "demodé". Em 2014, foi apenas registado em três meninas, o que é manifestamente pouco para a popularidade de outrora. Para mim, é apenas um composto clássico, que dá resposta à sempre incómoda pergunta de quem é avesso aos compostos - por que é que haveremos de juntar dois nomes?! Neste caso, Vera e Lúcia estão juntos porque correspondem a uma expressão latina que é até citada na bíblia, numa descrição de Deus e da palavra: "erat lux vera quae illuminat omnem hominem venientem in huc mundum".
E acho que os dois nomes, se usados de forma independente, são ótimas escolhas, e que fogem um pouco aos nomes populares.
Como alternativa a "Vera Lúcia", o que acham de Eva Lúcia? Eva está muito na moda...

3 comentários:

  1. Realmente é uma composição que possui muita harmonia. Transcrevo o versículo do Evangelho segundo São João 1,9: [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.

    "O primeiro ano do calendário maçônico designa-se por 'A Verdadeira Luz', que marca o início da era, Anno Vera Luce".

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa,
    Sou dessa geração final dos anos 80 e quando nasci, durante as minhas primeiras 3 horas, ainda fui Diana! Mas a minha avó materna pediu à minha mãe por favor para não fazer isso porque era a deusa da caça e isso não era nada bom, manias! Sugeriu então Vera, pelo seu significado, e para a outra avó não ficar magoada herdei o seu nome como composto, Lucia.

    Se houve coisa que me aborreceu a vida toda foi o meu nome, Vera Lúcia. Quando ia a consultas e me chamavam pelo primeiro e segundo nome ficava logo irritada. Grande parte dos meus amigos não sabe o meu segundo nome porque nunca gostei dele, mas hoje fez-me olhar para ele com outros olhos :)


    ResponderEliminar
  3. Acho esse nome perfeito: Radical do verbo VER+ LUZ

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)