9 de Junho de 2009

Os nomes curtos



Ultimamente, tenho percebido que as pessoas começam a prestar mais atenção aos nomes curtos. É uma tendência mais acentuada nos países anglo-saxónicos mas sem dúvida que também se estende a Portugal, ainda que com menor intensidade. Pensemos, por exemplo, em DavidDinisJoãoMartim, TomásSimão e Vasco, no caso dos meninos, e Clara, Eva, Ema, Inês, Íris, Lara, Laura, Lia, Mia e Rita, no caso feminino. Estes nomes curtos são frescos mas marcantes e acho que é isso que os torna apelativo, já que se distanciam um pouco dos nomes pesados e compridos das gerações anteriores. É claro que podemos contrapor com a popularidade de Rodrigo ou Madalena, mas isso não significa que os nomes mais curtinhos não estejam a conquistar o seu lugar, ainda que possa ser aos poucos.

Se pretende escolher um nome curto para o seu menino, saiba que as opções são mais do que muitas e que o melhor talvez seja começar por escolher o estilo de nome que pretende: moderno, como Noah, ou antigo, como Noé? Poderá consultar listas de nomes curtos masculinos aqui, aqui e ainda aqui, e se estiver à procura de nomes curtinhos, de apenas de uma sílaba, vai gostar de ver esta listinha
Para consultar listas de nomes curtos para meninas, basta clicar neste link, neste e também neste.


Entretanto, nasceu o filho do Nuno Markl e o pequenito chama-se Pedro. Só Pedro. Gosto bastante deste nome, é um clássico mas acho que mantém um toque de modernidade. Claro que eu gosto mais de nomes compostos mas, neste caso, acho que isso não vai ser problema... Provavelmente, o Pedro vai ser sempre chamado de Markl, o que já é suficiente para se distinguir dos restantes Pedros... 
Acho que o petiz tem um nome que segue a linha do nome do pai: Nuno é um nome já usado no tempo da monarquia, mas que soa na minha opinião continua contemporâneo. 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails