Nomes originais ou nomes iguais?

em 15/06/09

Temo que os encontros das mamãs do social português seja muito difíceis, especialmente quando as crianças também estão entre os convidados. É que, por muito originais que as escolhas pareçam no balcão do registo civil, a verdade é que quando vemos os miúdos todos juntos, percebemos que têm todos o mesmo nome. E agora nasceu Afonso, filho de Sylive Dias. Abençoada Fátima Lopes, que optou por Filipe. 

Eu gosto dos nomes Afonso e Dinis. Gosto mesmo, são nomes tradicionais e, de certa forma, intemporais. Mas não gosto de modas. E se os pais quiserem, podem fugir da norma. Veja-se o caso do Virgílio Castelo: ele e a esposa, Maria Lucena, escolheram para nome das filhas Violeta (e a menina é mais velha do que a Violet Affleck, que tornou o nome popular nos últimos tempos) e Sancha. Digam lá, haverá mais alguma Sancha no colégio da bebé? 

3 comentários:

  1. Isso! É preciso evitar a homonímia. Para isso devemos ficar bem atentos quanto aos nomes das pessoas (implica na geração) e as escolhas dos nomes dos respectivos filhos, não só de nosso meio como também do meio dos famosos. A minha pesquisa já está quase concluída, o problema vai ser enfrentar o pai da criança com suas ultrapassadas e bobas homenagens.

    ResponderEliminar
  2. Na minha família tem 7 Henriques ,por isso que quando fui escrever os pra Filipa e ver se ela gostava de algum tive que excluir Henrique e meu nome é homenagem a minha bisavó Luiza, mas não colocaria os nomes dos meus pais Jacqueline,porque ela não quer nenhum das netas chamadas assim!Do meu pai Ramiro apesar de gostar dos nome não usaria por achar antigos!
    Nomes dos pais dando Junior ou filho ou sobrinho em homenagem aos irmãos também não usaria porque na nossa família não temos estes costume,mas nosso tio materno teve o nome do pai com último sobrenome da mãe e último sobrenome do pai,talvez faça isso se tiver um filho!

    ResponderEliminar
  3. Na minha família tem 7 Henriques ,por isso que quando fui escrever os pra Filipa e ver se ela gostava de algum tive que excluir Henrique e meu nome é homenagem a minha bisavó Luiza, mas não colocaria os nomes dos meus pais Jacqueline,porque ela não quer nenhum das netas chamadas assim!Do meu pai Ramiro apesar de gostar dos nome não usaria por achar antigos!
    Nomes dos pais dando Junior ou filho ou sobrinho em homenagem aos irmãos também não usaria porque na nossa família não temos estes costume,mas nosso tio materno teve o nome do pai com último sobrenome da mãe e último sobrenome do pai,talvez faça isso se tiver um filho!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)