De acordo com uma das notícias mais recentes sobre a natalidade em Portugal, 28% dos bebés nascidos no país têm mãe estrangeira. Isto tem, obviamente, impacto na escolha do nome da criança e é quase garantido que o top 100 de nomes registados por cá anda em ebulição, porque é inevitável que se escolham muitos nomes ditos estrangeiros, mas não é nisso que me quero focar hoje.
Sabendo que estes pais e mães não estão tão condicionados por impressões pré-estabelecidas sobre os nomes masculinos portugueses, que nomes tradicionais portugueses gostariam de lhes recomendar para um menino que vá nascer nos próximos tempos? Deixo algumas sugestões:
- Abel
- Cid
- Gil
- Jaime
- Max
- Óscar
- Rui
Queria agradecer os comentários queridos de incentivo ao regresso à escrita, não imaginam como fiquei feliz por saber que ainda há pessoas que vão passando por aqui, mesmo sem atualizações! Possivelmente, estarão com a mesma vontade que eu de conversar sobre este tema, num momento que eu acho que será de alguma mudança na nossa maneira de encarar os nomes. Da minha parte, tenho vontade de perceber quais são as nacionalidades em destaque, que nomes são habituais nas comunidades, se há abertura para usar nomes portugueses e se o nosso grau de tolerância a nomes diferentes se está a alterar... Acho que há imenso a explorar e estou com vontade de o fazer, sei que tenho desse lado gente que sabe muito e com quem estou desejosa por trocar ideias!
Filipaaaaaaaaaaaaa ❤️🥹 Que felicidade. Vamos falar de nomes outra vez? Agora que voltei ao trabalho, desapareceram os Rodrigos (faixa etária actual: 6-16) mas há um monte de Tomás e Martim, uma mudança muito curiosa. Nas meninas mantém-se a Leonor e há um número surpreendente de Joanas. Tenho pouquíssimos nomes repetidos, engraçado porque tenho precisamente esta percepção que aqui no Alentejo as pessoas são mais variadas nos nomes e há poucos nomes repetidos nas turmas dos meus filhos (sendo o Benjamim o que tem nomes mais 'diferentes').
ResponderEliminarVoltando ao tema. Acho Benjamim também um bom nome para mães estrangeiras, é um nome relativamente internacional e acharia simultaneamente tradicional português. Outro nome mais fora da caixa é Raimundo, talvez porque o Matias esteja agora a falar em história do D. Raimundo, tenho pensado no quanto ouvimos o nome 'Raymond'. Conheço uma criança filha de mãe estrangeira que se chama Cecília, também acho muito lindo.
Olá Filipa!
ResponderEliminarQue legal ver que você continua cultivando o blog. Sou novo por aqui, mas estou explorando a riqueza desse espaço. Sou brasileiro de nascença e desse lado do Atlântico falamos o português também (ainda que um tico diferente). Assim, estou acostumado com nomes portugueses e me agrada muito os nomes do nosso idioma.
Suponho que nesses 28%, certamente há muitos imigrantes brasileiros. Sendo assim, creio que serão vistos bebês com nomes mais comuns por aqui, como os modernos Ian e Kauan. Em terras brasilis, ambos remetem à ancestralidade dos povos originários e portanto à conexão com a natureza.
Creio que há sim abertura para usar nomes portugueses tradicionais, pois percebi um aumento considerável de crianças com nomes ditos "antigos", como Francisco, José e Joaquim para meninos.
Para a meninas, Maria continua sendo unânime no Brasil, sobretudo como primeira célula de nome composto.
Tenho na minha família quatro clássicos que amo muito: Odeon, Adalgisa, Eudes, Odete, Vicente e Amélia. Meu favorito é Odeon devido à natalidade final.
Outro nome que eu amo muito, mesmo, é Viriato. Andei lendo que se esse nome é típico da Lusitânia, povo ancestral dos portugueses, que habitou o Oeste da península ibérica. Uma vez vi este nome em personagem de novela e também há uma figura notável da época do Império do Brasil, sendo nome de uma rua na minha cidade. Aqui não é nem um pouco comum. Perguntei à mainha (da geração X) o que ela achava, e ela disse que é um nome bonito.
O que você percebe a respeito de Viriato, em Portugal, Filipa?
Acho que para mães estrangeiras que queiram usar nomes mais portugueses nos filhos, estes deverão ser nomes de fácil pronunciação e por isso devem-se evitar acentos. Acho que nessa linha ficavam bem nomes como Artur, Benjamim, Gabriel ou Victor.
ResponderEliminardeparei-me com o nome Malakai e apaixonei-me, no entanto na lista de nomes aprovados em Portugal reparei que apenas a variante Malachi era aceite, contudo não acho que a pronúncia seja intuitiva
ResponderEliminaracho também que seria um bom nome para pais estrangeiros contudo como é um nome muito vulgar não consigo pensar noutro que combine com ele
Filipa sou terapeuta da fala e tenho alguns miúdos de pais estrangeiros que já nasceram cá. O nome mais comum é Daniel, acho que na lista que temos aqui na minha equipa nenhum Daniel é filho de pais portugueses e temos vários. É utilizado tanto em pais de países PALOP como em pais que não falam português.
ResponderEliminarQuerida Filipa, estava eu em mais uma das minhas visitas regulares ao blog e vejo estes novos posts, fico muito feliz!
ResponderEliminarUm tema muito curioso, gostei bastante! E talvez vá fazer uma pergunta contrária mas foi o que me veio à cabeça só ler este post. Eu tenho um enorme carinho pelo nome Gil (uma das possibilidades se estiver um dia grávida de menino) mas tenho receio de como fica também fora do país, por exemplo em inglês. O que acha?
Na linha do que partilhou e dentro de nomes portugueses com sonoridades que funcionam em diferentes contextos diria Dinis ou Gaspar.