Duelo de nomes - Camila vs Clara

em 28/05/24



Clara e Camila são nomes que se encontram com facilidade nos arquivos da Torre do Tombo e que se impuseram nos últimos anos como dois dos nomes preferidos dos pais portugueses. Camila está presentemente no top 10 e não ficaria surpreendida se, a médio prazo, se aproximasse dos 900 registos anuais e de um lugar no top 5. Clara tem um número inferior de registos, mas saliente-se que faltam aqui os registos de Maria Clara que, certamente, contariam outra história. 

Antigos, de origem latina mas com uma sonoridade muito contemporânea, os dois nomes partilham a letra inicial, que é um sucesso entre os nomes femininos (8 nomes no top 50 começam por C!), adaptando-se ainda ao uso noutras línguas que não a portuguesa. Clara & Camila poderiam ser pares perfeitos para vários nomes mais aristocráticos tão em voga nas últimas décadas e funcionam lindamente com nomes mais simples que são agora tendência. 

Qual é o vosso preferido?

14 comentários:

  1. O meu irmão de 2007 e recordo-me que nesse ano nasceu uma Camila aqui na terra. Nunca tinha ouvido e foi de tal estranheza e achei horrível. Entretanto foram aparecendo mais mas sinceramente só comecei a gostar agora com este boom. Voto em Camila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou ao contrário. Gostava muito de ambos quando raramente eram ouvidos. Agora, nem gosto nem desgosto, simplesmente tornaram-se neutros para mim, não me dizem nada. Não consigo votar num.

      Eliminar
    2. Concordo. Estão demasiado banalizados agora. Não me faz não gostar deles, mas são-me indiferentes.

      Eliminar
  2. Camila é um nome do qual não consigo gostar. Acho pesado e não tem uma sonoridade bonita. Nunca imaginei que fosse um nome que ficasse tão popular.
    Pelo contrário adoro Clara. Curto, intemporal, forte mas doce. Soi apaixonada pela nome, ou não teria eu uma Clara com quase 5 meses. O único ponto menos positivo, pelo menos para mim, é a popularidade. Atualmente é um nome bastante comum, não só sozinho mas também como composto. Contudo, voto em Clara

    ResponderEliminar
  3. A Mariana Abecasis teve mais um bebé: Branca. Dos 4 o que gosto menos (Lopo, Mia e Estêvão)

    ResponderEliminar
  4. Clara que é o nome da minha filha mais velha!! tenho a Clara 2010, Bernardo 2013 e Madalena 2016

    ResponderEliminar
  5. Não gosto nada do nome Camila, lembra-me sempre camela...
    Já Clara gosto muito. É um nome delicado e com significado literal, que eu acho muito interessante nos nomes. Já foi dos meus favoritos no entanto hoje não colocaria numa filha devido à sua popularidade... Tenho uma filha de 3 anos e Clara é um nome que se ouve muito nos pares dela.

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma Maria Clara filha de uma prima com 2 meses, gosto muito do nome, porém nunca seria opção para mim.
    Camila é forte, robusto mas lembro-me de Camila camomila.

    Voto em Clara

    ResponderEliminar
  7. Olá Filipa! Prefiro Clara, aliás, Maria Clara. Camila faz-me lembrar a Parker-Bowles.... Beijinhos e continue este blog maravilhoso. Beijinhos para si, Frédérica e Caetano!

    ResponderEliminar
  8. Voto em Camila!
    A minha avó chamava-se Camila e a minha irmã, de 51 anos, chama-se Camila.
    É, para mim, um nome forte e sensível ao mesmo tempo.
    Clara não gosto nem desgosto.....

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de ambos os nomes pelas razões indicadas pela Filipa: antigos, de origem latina, com uma das iniciais que mais admiro pelo som forte e picado que produz. Estimo muito as terminações de ambos pois ajuda a suavizar os mesmos, um ponto a favor para quem seja mais sensível a nomes robustos para menina.
    Neste momento escolho Camila, que conquistou a minha lista top 5.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)