Duelo de nomes - Natália vs Nicolau

em 02/12/22


Novembro chegou ao fim e por aqui a despedida foi em grande: no domingo comemoramos o primeiro aniversário da Caetana e entretanto a família aumentou, com a chegada do pequeno Gustavo, filho da minha querida prima Ana Luísa e irmão da Maria Inês. 

A Ana Luísa é minha prima mas crescemos juntas e eu tenho-a como uma irmã. As nossas filhas mais velhas têm um ano de diferença e são inseparáveis e o cenário repete-se agora com os nossos pequenitos! É incrível vê-los crescer aos pares e, de certa forma, a colmatarem entre primos a diferença de idades que têm para os irmãos. 

Facto curioso: o nome do bebé só ficou decidido nos últimos dias, porque estava a ser impossível chegar a um meio termo entre os nomes preferidos do pai e da mãe. O processo já estava a envolver sorteios, dados, chegou-se a ponderar dar a responsabilidade da escolha à Maria Inês, mas os crescidos lá se entenderam e eu fiquei feliz com a escolha, porque gosto muito de Gustavo e isso não é segredo para ninguém que acompanha o blog! 

Durante o período de indecisão e quando a coisa já ia no "tirar papelinho à sorte", eu lembrei-me do comentário da CJ, que sugeria que abordasse aqui nomes relativos a Dezembro e juro que até fui espreitar o calendário litúrgico! 😅 Felizmente, não fez falta, porque São Saturnino não teria sido grande ajuda... 

Mas aproveitando o tema, pensei num duelo diferente do que costumo fazer. Se tivessem de escolher um nome associado ao Natal, prefeririam Nicolau ou Natália

Acho que estão ambos numa espécie de linha esfumada que separa o demodé do retro, o que costuma dividir as opiniões por aqui. E então, na vossa opinião, estaria Nicolau mais em linha com as novas tendências ou será que Natália poderia tentar colar-se a Júlia e Olívia e surgir como mais uma opção deste estilo? 

Deixem a vossa opinião ou passem no Instagram para votar! 

14 comentários:

  1. Gosto dos 2 mas não usava nenhum
    Voto em Nicolau pelo diminutivo fofo que é Nico

    ResponderEliminar
  2. Aqui sou um bocadinho suspeita. A minha mãe nasceu perto do Natal e, por sugestão da minha bisavó, ficou Natália. Por isso, adoro o nome! Contudo, julgo que Nicolau vai mais ao encontro das tendencias atuais. Não consigo imaginar uma Natália no meio de uma Olívia, Júlia ou Amélia.
    Natália e Nicolau para mim é um par perfeito para irmãos.
    Adorei o duelo!
    Beijinhos, Filipa!

    ResponderEliminar
  3. Nicolau, sem dúvida. Natália para mim está ao nível de Noélia, muito ultrapassado.

    ResponderEliminar
  4. Voto em Nicolau principalmente porque o diminutivo Nico ser um amor e porque acho que se enquadra melhor com os nomes desta geração.
    Sinto que Natália é um nome pesado, falta-lhe frescura.

    ResponderEliminar
  5. Eu cá nao gosto muito de Nicolau, embora ache piada ao facto de ser um nome pouco comum.

    Natália é bonito 🙂

    ResponderEliminar
  6. Excelente desafio Filipa!
    Dois nomes perfeitos para a época natalícia.
    Ao contrário de opiniões anteriores, adoro o nome Natália. Muito melodioso, algo romântico, sílabas fortes com uma terminação muito fofa e que poderá fazer a vez de diminutivo - Lia. Estes antagonismos atraem-me. Apraz-me ainda que seja pouco comum, pois torna a sua portadora singular e única! E aquele toque vintage?! Que mimo :)

    ResponderEliminar
  7. Voto em Nicolau, acho bem giro :)

    ResponderEliminar
  8. Concordo com a opinião relativamente a Nicolau, parece-me ir mais ao encontro das tendências. Ainda assim, não tendo especial apreço por nenhum dos dois, escolho Natália - mais poético, mais melancólico.

    Se escolhesse, em seguimento da época, passaria por algo mais literal, mas simultaneamente, menos óbvio - por exemplo, Alma, Aurora, Belém, Céu, Celeste, Esperança, Graça, Glória, Luz, Paz, Pureza, Salvador.

    ResponderEliminar
  9. O 4o filho da Núria Madruga é Vicente. Confesso que esperava algo mais original, de filho para filho têm vindo a optar por nomes mais “banais”. Contudo, é inegável que os 4 formam um conjunto muito harmonioso.
    Salvador, Sebastião, Lourenço e Vicente

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro Nicolau, e chegou a ser um forte candidato na altura do Matias (entretanto vetado pelo pai). Achei piada à questão do São Saturnino, porque o Matias nasceu efectivamente no dia de São Matias (já ia ser Matias, foi uma daquelas coincidências), e por isso quando foi a Gabriela ainda andei também a ver o calendário litúrgico para me inspirar :P Mas com o mesmo sucesso que vocês :D

    ResponderEliminar
  11. Não gosto de Nicolau, portanto escolho Natália, que acho elegante.

    ResponderEliminar
  12. Olá Filipa acabo de ver que Alice foi o número 2 este ano, ultrapassando Leonor. Estou chocada o nome que tanto queria em criança virar o número 2

    ResponderEliminar
  13. E Aurora no top 20,ui

    Filipa têm que nos arranjar a lista completa porque pelo que o público colocou eles conseguiram

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)