Nomes femininos para 2023

em 12/09/22


Não sei quanto a vocês, mas eu estou mais que pronta para encerrar o ano de 2022 e esquecer que ele alguma vez existiu, por isso agradou-me o desafio de pensar numa lista de nomes para bebés nascidos em 2023. Alguns dos nomes que estavam na lista para a Caetana continuam a fazer parte dos meus preferidos e, se tivesse de escolher um nome para 2023, acho que Emília, Amélia e Olívia voltariam a fazer parte de um top 5. Mas, o principal candidato a uma possível irmã da Frederica e da Caetana seria Teresa, sem sombra de dúvida. Um quinto nome para compor a lista sairia deste grupinho: 


  •  Aida
  • Alma
  • Amália
  • Cecília
  • Elisa
  • Estrela
  • Flora
  • Gia
  • Graça
  • Isaura
  • Jasmim
  • Julieta
  • Lívia
  • Lúcia
  • Luz
  • Maya
  • Maria do Mar
  • Mia
  • Oriana
  • Pilar
  • Rosa
  • Rosarinho
  • Sancha
  • Violeta


Quais seriam as vossas escolhas para uma menina nascida em 2023? Já há por aí decisões? 


51 comentários:

  1. Gosto tanto mas tanto do nome Teresa.
    Como era o nome de uma das avós do meu marido, não usaria numa filha. Além de não gostar de pôr nomes de familiares aos meus filhos com aquele receio de que a criança pudesse de alguma forma vir a 'carregar' esse peso por determinado tempo e também pelo facto de eventualmente haverem daquelas quezílias entre famílias - porquê que levou o nome de uma avó e não levou o nome da outra avó ... E o mais importante de tudo é que há uma variadíssima e extensa lista de nomes incríveis. Há tanto por onde escolher. Quando nasce uma criança o nome parece que encaixa na criança na perfeição.



    P.S: Sou mãe de uma Caetana e se tivesse outra menina seria Frederica ou Olívia.

    ResponderEliminar
  2. Olá Filipa! Que saudades dos seus posts.
    Tive uma menina agora em 2022 e escolhemos Maria do Mar. Fiquei feliz por ver aqui o nome porque temos sido um bocadinho julgados como "hippies" pela escolha. Há quem ignore que é Maria do Mar e chame só Maria, família próxima que ficou em silêncio quando ouviu, e outras reações pouco apropriadas.
    Para futuros irmãos sei que será um desafio mas tenho alguns na lista: Luz, Emilia, Helena, Oliver, Pedro, Estevão.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! :) Nunca tinha equacionado a possibilidade de ter uma filha Maria, mas entretanto o composto Maria do Mar passou a fazer-me muito sentido! Quanto a reacções desapropriadas... acontecem com todos os nomes, até quem escolhe um nome mais comum lida com isso!

      Eliminar
  3. Sou mãe de um Tomé e muito indecisa no nome do segundo que chega em 2023. As opções neste momento estão em Branca ou Olívia para menina, Noé ou Raúl para menino!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro todos os nomes, principalmente de menino! Todos estiveram também na minha lista, mas ainda não tive rapaz.

      Eliminar
    2. Das suas opções, os meus favoritos são Branca e Noé! :)

      Eliminar
    3. Adoro Branca, esteve nesta listinha e tirei por causa... do politicamente correcto :(

      Eliminar
    4. Isso não tem lógica nenhuma Filipa, deixe-se do politicamente correto não beneficia ninguém

      Eliminar
    5. Qual é a associação entre Branca e politicamente correcto? Não percebi.

      Eliminar
    6. Pelo menos na minha zona, Branca é muito associada a droga, cocaína.

      Eliminar
  4. Tivemos o nosso primeiro rebento vai fazer em finais de outubro 1 ano e chama-se Vicente. Há imensos anos que já tínhamos escolhido este nome - na altura nada na moda. Quando soubemos que teríamos um rapaz, apreendemos o nome por se ter tornado moderno. Pelo facto de o termos sonhado desde adolescentes para os nossos bebés (pais que se enamoraram desde os nossos 16anos :) ), decidimos mantê-lo. Para menina, se um dia tivermos a benção de a acolher, pensamos em Paz ou Luz.

    ResponderEliminar
  5. Por aqui vai ser uma Laura no início de 2023. Nome da minha avó preferida, agora já n queria pq há demasiadas mas o pai n cede pq adorou desde q primeira vez q o disse.
    E como fui eu a escolher o nome do primeiro filho n há grande discussão 😏
    A rezar q este ano ninguém tenha gostado do nome e q tenha descido a pique no número de registos 🤞🏻🤞🏻🤞🏻

    ResponderEliminar
  6. Adorei Lívia e acrescentava a lista Cíntia e Bianca

    Faca também uma lista de nomes Masculinos Filipa
    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Ainda não tenho filhos, mas vou deixar o meu top 5 para meninas e meninos.

    Para meninas:
    Jasmim
    Amélia
    Violeta
    Celina
    Olívia

    Para meninos:
    Romeu
    Ulisses
    Benjamim
    Ângelo
    Bento

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho andado apaixonada por Julieta e a minha filha agora já diz que a irmã dela vai se chamar Julieta Ahahah por isso pra já ficará este quando a gente tentar acho que fica giríssimo como par com Gabriela a nossa primeira filha

    Gosto imenso de Rosarinho mas como moro em França teriam muita dificuldade em pronunciar o nome e o marido não, gosta eu, adoro nomes acabados em, inho e inha acho tão fofos

    Tenho o meu melhor amigo que tem uma Maria Isaura (ambos homenagens) eu chamo lhe carinhosamente isaurinha

    Conheço uma Luz com um aninho, fiquei apaixonada quando a mãe me revelou o nome na sala de partos (foi a minha mãe que a tirou pra fora hehe) ganhei um carinho mt especial

    Gia como nome não, sei soa me super estranho

    Maya é o nome que escolhemos todos para a gata da minha mãe ahaha

    Alma. Acho, lindo lindo mas. Infelizmente está mt na moda aqui,

    ResponderEliminar
  9. Teresa, um dos meus nomes preferidos. Ainda não tenho filhos, mas idealizo-o bastante e cá em casa falámos várias vezes sobre "como será, como se chamará". Teresa será, venha quando vier. É um nome preferido pelos dois.

    Para além de Teresa, gosto muito, muito de Ester (nunca encontrei ou encontro alguém que partilhe do mesmo amor, infelizmente).

    Ainda, Amélia, Aurora, Carmo, Guadalupe, Leonor, Luisa, Madalena, Maria, Olivia, Salomé, Sancha (…) complicado escolher apenas cinco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou apaixonada por Ester, está no topo da minha lista, por isso não está só :)

      Eliminar
    2. Eu gosto dos nomes Amália, Glória, Mavilde, este acho mais suave de dizer o V que Matilde. Gosto também de Clotilde. Para rapaz isto de Flávio etc nomes suaves de pronunciar para mim.

      Eliminar
    3. Clotilde faz parte da minha lista de nomes favoritos :)

      Eliminar
  10. Gosto da tua lista, Filipa :)

    Se tivesse de escolher para uma filha minha, hoje a lista seria esta:

    Anita
    Jacinta
    Tamar
    Abril
    Elisa
    Alma
    Petra

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito da tua lista. Vejo um trio muito perfeitinho em Frederica, Caetana e Teresa. Todos nomes fortes. 😊

    Por cá, já começo a sentir vontade de criar uma lista para uma nova bebé. Continuamos a gostar de nomes exclusivos e está mais difícil chegar a acordo.

    Tenho muita vontade de considerar seriamente Belém, Flora, Jasmim e Violeta, mas uma lista mais realista tendo em conta o gosto de ambos inclui:

    Alma
    Ema
    Lídia
    Luzia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não costumo fazer correlação entre nomes e personalidade, mas as duas bonecas cá de casa são de tal forma furacões que para completar o trio na perfeição, teria que ser algo como Urraca :D

      Eliminar
  12. Gosto tanto do nome Amália que, como disse outra vez, o considero um dos nomes mais bonitos, senão o nome mais bonito em português, seja neste (Brasil) ou nesse (Portugal) lado do Atlântico.

    Não Amélia nem qualquer-coisa Amália nem Amália qualquer-coisa, mas, simplesmente, Amália.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto de Amália! Concordo, é perfeito e basta-se a si mesmo ❤️

      Eliminar
  13. Acho que Alma ou Flora iria muito bem como irmãs da minha Lira, mas ao mesmo tempo já acho nomes um bocado da moda, especialmente Alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já começo a conhecer algumas famílias com meninas chamadas Alma. Sobretudo nos últimos 2 anos. Antes não conhecia nenhuma, agora já sei de 5!!

      Eliminar
    2. Olá Filipa, sim em portugal. Embora não conheça nenhuma pessoalmente mas são nomes que já ouvi por ai, faço atividades desportivas e volta não volta aparecem. Parece-me dois nomes que estão em crescimento.
      Já Lira, por exemplo, nunca ouvi e na maternidade tbm me disseram que nunca tinham tido nenhuma.

      Eliminar
  14. Olá Filipa!
    Analisei a lista e muitos dos nomes que constam fazem-me lembrar os nomes da minhas vizinhas e tias velhinhas de à muitos anos!
    No entanto houve três nomes que não fazem parte dessa memória e que me agradam.
    São eles Sancha, Violeta e Pilar.
    Gosto bastante de Júlia mas não gosto de Julieta.
    Teresa gosto muito e esteve na lista para nome da minha filha ao lado de Isabel, Sofia e Ema.
    Ficou Ema que à 14 anos não era um nome muito comum.

    ResponderEliminar
  15. Adoro Olívia. Gosto de Oriana e de Amélia (que já agora é o nome da filha da Filipa Nascimento que nasceu anteontem). Teresa não é feio mas não consigo desligar do êxito da música popular, o que me deixa de pé atrás na sua utilização.

    ResponderEliminar
  16. Da lista da Filipa, gosto dos nomes Alma, Lúcia, Maia, Rosa.

    Tenho 26 anos e não planeio ter filhos no futuro próximo, mas a minha lista de nomes inclui:
    -Lúcia
    -Eva
    -Frederica
    -Emília

    Outros nomes que me agradam, mas provavelmente não seriam a minha primeira escolha, são:
    Rosa
    Alma
    Alba
    Ângela
    Doroteia
    Teodora
    Ofélia
    Dália

    ResponderEliminar
  17. Olá Filipa!
    Estou muito feliz pelo seu regresso!
    Antes de mais os wmus parabéns pelo novo rebento!
    O meu favorito não está na lista mas é Ester, embora goste mais da pronunvia inglesa.
    Estou longe de ter filhos, mas quando digo que este é o meu nome favorito a minha mãe diz que prefere mil vezes Estrela, que o meu favorito parece nome de idosa ...
    Gostos não se discutem....
    Um beijinho grande

    Bárbara Mar

    ResponderEliminar
  18. Dessa lista, Jasmim e Violeta é um par mais do que perfeito

    ResponderEliminar
  19. Após o anúncio da gravidez da Cláudia Raia, estou curiosa com o nome e sei que depois vai ser um nome bastante usado tal como foi dos outros filhos: Enzo e Sophia.

    ResponderEliminar
  20. Tenho uma Benedita, e adoro os nomes: Olivia, Caetana, Frederica, Penelope, Sancha e Aurora. Para menino é mais dificil, os meus nomes favoritos o meu marido nao gosta, Benjamim e Jaime. Como estamos a morar em UK, Tomé nao fica nada bem a pronunciar, ambos gostamos, mas Artur talvez, mas acho um nome muito forte também. Vicente e Valentim adoro

    ResponderEliminar
  21. A nomes tão bonitos que não estão na moda. Gosto de nomes que não se usam muito. É acho os antigos lindos. Como Clemilde, Leonilde, Clotilde Amália, Glória, Mavilde etc. Tornaram - se invulgares, e ao serem usados por quem gostar, passam a ser modernos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que existem nomes antigos que mereciam outra avaliação.
      Eu gosto de Clotilde - forte, lindo - mas muitas pessoas não. Nem sei bem porquê, uma vez que é mais impactante que Matilde, tão popular em Portugal. O mais curioso é que são muito poucas as letras que distinguem ambos os nomes!
      Há uma tendência nos últimos tempos de nomear meninas com nomes suaves e delicados, quando comparado com os nomes do tempo das nossas avós e bisavós.
      O nome constrói carácter e, a avaliar pelos tempos que se avizinham, bem que estamos a precisar de mulheres que contruam uma sociedade de espírito forte!

      Eliminar
    2. O meu marido adora o nome Clotilde e eu também gosto imenso mas continuo indecisa… para vocês leitoras e Filipa quais são as melhores qualidades deste nome que fazem com que gostem dele?

      P.S. Adoro os diminutivos clo, cloe, loti

      Eliminar
    3. Clotilde era um nome que não me chamava a atenção... Nem gostava muito por achar antiquado e com um som fechado. Associava a um nome mais rude e característico de pessoas simples
      Actualmente não penso nada dessa forma, mas sublinho que a sociedade onde cresci orientou de alguma forma o preconceito que tinha com o nome.

      hoje em dia não penso daquela forma e é um dos meus nomes favoritos. Apesar de existirem muitas pessoas que se manifestam contra o mesmo, não me deixo influenciar e penso nas características que adoro no nome... o carácter forte que tem e o facto de ser pouco comum. Tb gosto muito da terminação que tem ~hilde.
      Quanto a diminutivos, o meu favorito é o trocadilho com as penúltimas letras = Lili.

      Confesso que tenho dificuldade em pensar num nome composto com Clotilde que me encha as medidas... e é esta particularidade que me deixa um pouco reticente quando sugiro este nome às minhas amigas e família.

      Eliminar
    4. Tenho de admitir que a minha de pensamento vai muito de encontro com a sua ao longo do tempo.
      Alguns compostos sobre os quais eu e o meu marido ja discutimos: Sancha Clotilde, Clotilde Flor, Clotilde Jasmim, Clotilde Violeta, Clotilde do Carmo

      Fiquei bastante interessada pelo seu gosto em nomes… quais são outros nomes femininos e masculinos de que gosta?

      Eliminar
    5. P.S.: esqueci me de adicionar o favorito do meu marido: Clotilde do Mar

      Eliminar
    6. Os meus nomes favoritos são sobretudo fortes, algo elegantes, peculiares.
      Sobretudo que marquem pela diferença, mas que mantenham sons que inspiram aquele sentido de «clássico» ou «retro» ou «mui antigo». Gosto de me informar sobre as tendências, mas prefiro nomes pouco comuns. Inspiro-me em listas antigas de nomes de baptismos e casamentos, na história, religião, influências europeias várias (música, arte, botânica), Roma Antiga e Grécia Antiga.

      Tenho várias listas e deixo alguns exemplos - escolhi dos mais peculiares. A lista não é exaustiva... cá vai:
      Apolo, Augusta, Aires, Artur, Antónia, Atanásia, Aécio, Alfreda, Alberta, Aldora, Bernarda, Betina, Boaventura, Benjamim, Bebiana, Cherubina, Cirila, Calíope, Claramunda, Cleonice, Cristóvão, Cleide, Columbana, Circe, Cosma, Catalina, Clemença, Cesária, Celso, Cipriana, Divone, Diniz, Doroteia, Dália, Demétria, Dionísia, Dóris, Delfim, Damasceno, Edgarda, Edmunda, Enes,Euclides,Georgiana, Gregória, Félix, Fredmunda, Hildegarda, Hermes, Hector, Humberto, Hugues, Hermana, Hilária, Hercleides, Heliodora, Luzia, Leonice, Lourdes, Laura, Lomelino, Íris, Igor, Ilda, Iolante, Irma, Jorja, Jordana, Jonas, Ludovica, Leopolda, Macário, Marcus, Magnus, Nicodemus, Noé, Olímpia, Oderica/Auderica, Perseus, Petra, Perpétua, Prudença, Pia, Plutarco, Paloma, Ricarda, Rubim, Sancha, Santana, Sebastiana, Salomão, Tristana, Teotónia, Teófilo,Tomásia, Úrsula, Umbella, Ulisses, Vasco, Vicência, Zarco, Zacarias, Zósima.

      Eliminar
    7. Fico mesmo contente ao ver vários dos meus absolutos favoritos aqui comentados… sendo alguns deles: Apolo, Benjamim, CALÍOPE ( meu número um se fosse bem aceite), Cipriana 😍 ( é um amor recente mas acho tao bonito), Hector 🥰🥰, Luzia, JORJA, Ludovica, Noé, Sancha, Vicencia, Zacarias

      Eliminar
    8. Partilho então um dos meus pares perfeitos: Calíope e Cleodora... Adoro!
      É muito raro encontrar alguém que partilhe este gosto e fico feliz por encontrar quem vibre com nomes com estas características! :)

      Em relação a um nome composto para Clotilde, já pensou em pedir a opinião da Filipa e dos leitores do blog na secção Opiniões e Sugestões? Pode haver agradáveis surpresas!

      Eliminar
  22. Sancha, Piedade e Pilar estavam na nossa lista para se enquadrar com Vasco, Xavier e Caetana. Optamos por Pilar… e ficou (para nós) perfeito

    ResponderEliminar
  23. Filipa preciso de ajuda num dilema:
    Para uma irmã de um Xavier:
    - Olívia
    - Margarida Liz
    - Teresa Liz
    - Lília
    Os compostos devem-se ao facto de o Pai gostar do primeiro e eu do segundo .
    Obrigada 😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião, Olivia & Xavier, ainda que adore também Margarida & Xavier e Teresa & Xavier. Mas aposto no único que não tem composto, como o nome do irmão (Lília não me agrada tanto). Felicidades!

      Eliminar
  24. Filipa, depois de tanta pergunta em tantos posts achei por bem informar que a irmã do Xavier já nasceu e se chama... Olívia 😁 nome escolhido às 39semanas e 6 dias (nasceu com 40+5), por isso não desesperem se ainda não têm nome para o vosso filho/a😂

    ResponderEliminar
  25. Muitos parabéns Raquel, para si e para a sua família!
    Felicito-a pela escolha do nome Olívia!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)