Vem aí a Caetana!

em 14/10/21


Está escolhido: o nome da nossa pequena será Caetana. Como vos disse, o André fez uma lista que se foi reduzindo até chegarmos a um conjunto final, que incluía também Emília, Julieta e Amélia. Caetana era o claro favorito do pai, eu estava mais inclinada para Emília, mas sentia-me ali num impasse, porque gostava de todos, imaginava-os na minha filha e não estava a conseguir decidir. A Frederica continuava a insistir em Camila, até que um dia, durante um passeio, nos perguntou se o nome da irmã poderia ser Caetana e ser chamada de Kate. Para serem a Kika e a Kate. Não sei de onde terá surgido a ideia, até porque ela ainda não sabe ler nem escrever, mas achei tão fofo ter andado a pensar naquilo e ter chegado àquele detalhe! Depois, lembrei-me do post onde conversamos sobre o feedback dos irmãos na escolha do nome e naquele momento, fez todo o sentido! 

Apesar de ser mais popular do que eu idealmente gostaria, acho que Caetana é um par perfeito para Frederica, as incertezas dissiparam-se e estou feliz com a nossa escolha! Para minha surpresa, a reação das pessoas tem sido bastante positiva e, ainda que isso não seja relevante, tem feito com que a revelação do nome se torne menos stressante do que foi anteriormente! 

Uma vez mais, muito obrigada pelo entusiasmo com que receberam a notícia desta gravidez, acreditem que cada palavra me encheu de carinho! 💗

36 comentários:

  1. Boa escolha. É um nome lindo. Aliás a lista reduzida tem os meus favoritos Julieta e Emília. Tudo a correr bem 🥰

    ResponderEliminar
  2. Bem com uma lista reduzida tão bonita não admira que tenha sido difícil chegar ao nome final! Qualquer um deles teria combinado na perfeição com Frederica.
    Adoro que a opinião da irmã tenha ajudado e acho esse raciocínio amoroso, espero que a Kika e a Kate sejam sempre muito amigas.
    Tudo a correr bem e que a Caetana venha cheia de saúde.

    ResponderEliminar
  3. Bela escolha! O nome é lindo por si mesmo, mas adorei especialmente a justificação da Frederica. Muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  4. Felicidades pela escolha! Acho Caetana muito giro e é um par perfeito para Frederica :) E também achei super fofo a Frederica ter sugerido Caetana e o diminutivo Kate (Kika + Kate é tão giro!).

    Para além disso, acho engraçado que Caetana pode ser uma continuação de Frederica - ou seja, FrederiCaetana :)

    Desejo-vos tudo de bom!

    ResponderEliminar
  5. Amélia. Caetana. Dalila. Ester. Eduarda. Mafalda. Pilar. Pureza. Teresa. Violeta.

    eram os meus palpites (quando anunciou a gravidez) com especial inclinação para Caetana e Eduarda. não me enganei por muito! e fico muito feliz pela família! um par perfeito, sem dúvidas.

    ResponderEliminar
  6. Que nome lindo! Muitas felicidades :)
    Se me permite a curiosidade, a Caetana terá segundo nome?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou curiosa para saber se terá 2º nome, e se sim, qual :D

      Eliminar
    2. Gostávamos que tivesse, temos alguns nomes em mente, mas está em aberto! Sugestões? :)

      Eliminar
    3. Olá Filipa, muitos parabéns! Sugiro Caetana Rosa, que faz na minha opinião uma ligação com Jasmim. Um beijinho grande

      Eliminar
    4. Caetana Violeta :) para ser um nome mais delicado e ser nome de uma flor como a irmã!

      Eliminar
    5. e porque não manter Jasmim, de forma a criar essa ligação adicional entre as irmãs? Frederica Jasmim & Caetana Jasmim parece-me muito bem :)

      Eliminar
    6. Caetana Liz, Caetana Alda, Caetana Rosa, Caetana Margarida, Caetana Irene, Caetana Amélia

      Eliminar
    7. Caetana Violeta ou Caetana Jasmim! :D Adoro ambas as sugestões e consigo-as perfeitamente associar a si e à sua família.

      Eliminar
  7. Adoro o nome Caetana, ora não fosse o nome da minha caçula. 🌸

    ResponderEliminar
  8. Awww! Gosto imenso do par! São ambos nomes muito fortes! A Caetana mais nova que conheço tem 11 anos e a mais velha 23 e ambas usam Caet como diminutivo.

    ResponderEliminar
  9. Kika e Kate, que amor! E que forma tão especial e bonita de escolher o nome da pequenina.
    E deixe-me que lhe diga, Filipa, Frederica & Caetana são mesmo o par perfeito!
    Votos das maiores felicidade para toda a família.
    Um beijinho,
    Sofia.

    ResponderEliminar
  10. Que nome tão bonito! E quão especial será para as manas quando mais tarde descobrirem juntas como foi feita a escolha! Kika e Kate é tão amoroso :*
    Votos de muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  11. Adorei! O par é perfeito, com nomes poderosos! E adorei os apelidos delicados. Muitas alegrias!!

    ResponderEliminar
  12. Que queridas!
    Frederica e Caetana. Kika e Kate.
    ❤️❤️
    Que venha com muita saúde e traga ainda mais alegrias à família!

    ResponderEliminar
  13. Lindo nome! Sua lista é bem parecida com a minha que também inclui Caetana, Amélia e Julieta (menos Emília), entre outros. Mas acabo de riscar Caetana da lista pois, depois de tantos anos seguindo o blog, é como se eu te conhecesse. :P Ainda não sei se é menina ou menino, mas sigo fazendo a minha lista.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pela Caetana e pela maneira de escolher o nome!! Você me ajudou muito quando escolhemos o nosso Benjamim, em 2018. Agora estou aqui outra vez a procura de mais um nome 🤫🙏

    ResponderEliminar
  15. Filipa, tb gosto imenso de nomes fortes. Na linha do segundo nome da sua primeira filha sugiro: Carmim. Na verdade, não é uma flor, mas é uma cor forte, para lhe dar energia para a vida toda. Na falta de lógica da minha cabeça, e tb por ter sido uma admiradora do espírito rebelde e pouco convencional de Cayetana de Alba, porque não o nome da cidade? Conheci uma norte-americana chamada Sevilla e fiquei encantada com o nome. Mas percebo que seja a sugestão mais sem sentido do universo :)

    ResponderEliminar
  16. Para ser sincera não gosto muito porque me faz lembrar catana.
    Quanto aos diminutivos, acho mais harmonioso Kika e Kay.

    ResponderEliminar
  17. Amália (não Amélia) é um dos nomes, senão o nome, que acho mais bonito para meninas (ao menos na pronúncia brasileira: não sei como soaria em português europeu).

    ResponderEliminar
  18. "Uma criança única merece um nome exclusivo." O que há de exclusivo em se combinar nomes de irmãos/irmãs? Mesmo sendo irmãos, cada um é um...conheço um casal de irmãos Tom e Sabrina. Os nomes não combinam, mas e daí? Era os nomes que os pais queriam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo... não entendo essa sanha de "par perfeito", principalmente gêmeos... já são gêmeos pra que nomes parecidos?

      Eliminar
    2. "pares perfeitos" não significa, necessariamente, que sejam propriamente parecidos. mas sim coerência, concordância, harmonia entre os nomes.

      Eliminar
    3. Ivana, isso nunca está em causa, os pais escolhem os nomes de que gostam e ponto final. Agora, convido-a a espreitar os posts de Pares Perfeitos, porque dentro do mesmo estilo, os nomes sugeridos raramente se confundem entre si, pelo contrário. Nesse sentido, parece-me perfeitamente possível encontrar nomes para irmãos e irmãs que sejam todos eles exclusivos!
      Ainda assim, posso explicar-lhe que o subtítulo do blog surgiu por oposição à sensação de que todos os bebés portugueses eram Beatriz/Matilde/Leonor/Afonso/Rodrigo/Martim, querendo reforçar a ideia de que havia outras opções bonitas fora deste lote!

      Quanto ao comentário das 22:16, uma vez mais, deixo o convite para espreitar as sugestões de Pares Perfeitos para gémeos e rapidamente perceberá que, pelo menos neste blog, "nomes parecidos" e "gémeos" é coisa que não abunda, porque eu sou defensora precisamente do contrário! :)

      Eliminar
  19. Cada um faz suas escolhas, mas percebo que as pessoas ficam preocupadas demais em combinar os estilos dos nomes dos irmãos! Vocês acham que Tom e Sabrina por exemplo combinam em estilo? Eu acho que não...Tem gente que fica tão preocupada em dar nomes que combinam, que acabam deixando de dar nomes de que gostam, simplesmente por não combinarem...Mas, beleza, cada um dá o nome que quiser e não se sinta ofendido caso alguém não goste dos nomes que escolheu. Um tio meu fez piada (anedota) com o nome que escolhi pra minha filha, mas simplesmente ignorei kkkk quando se está convicto do nome que escolheu, você não dá importância aos comentários negativos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas haverá mesmo alguém que escolhe um nome que considere "feio" para combinar com o nome bonito que escolheu para um primeiro filho? Não acredito que aconteça com frequência!

      Eliminar
    2. Feio, não, mas deixa de dar o que gosta mais...
      Volto no exemplo de Tom e Sabrina. Os pais poderiam pensar: A gente gosta de Sabrina, mas não combina com Tom... vamos achar outro que a gente também goste e que combine...
      Na minha opinião, as pessoas se preocupam demais em combinar. Qual nome combina com Samuel? Qual nome combina com Manuela? É só pensar em nomes de que gostam. Bem mais fácil e menos limitante.

      Eliminar
    3. Estamos em sintonia, eu não acho que seja obrigatório e, aliás, se a pessoa tem um gosto eclético, é normal que não lhe passe pela cabeça a preocupação de atribuir nomes do mesmo estilo - até acho é o que acontece com a vasta maioria das pessoas, aquelas que escolhem nomes sem recorrer a pesquisas e que não passam horas a pensar nos nomes das crianças que ainda nem foram geradas :)
      Agora, eu, como apreciadora da temática, e como pessoa com um estilo preferido bem definido, vejo essa procura por um potencial par perfeito como mais um critério no processo de selecção!

      Eliminar
    4. Tudo bem, respeito sua opinião! E desculpa se caso falei algo desagradável. Penso também que tem que ser um critério opcional, as pessoas não devem ficar preocupadas demais com isso.

      Eliminar
    5. Nada desagradável, pelo contrário, achei uma troca de impressões muito interessante, sinta-se sempre à vontade para discordar de mim! 😉

      Eliminar
    6. Parabéns Filipa, esta mãe de duas meninas, Lídia e Celeste, que usou muito o blog para "ensaiar" os nomes da mais nova!, deseja-lhe muitas felicidades! Caetana também estava na nossa lista mas, vivendo no exterior, tivémos de abandonar porque não é fácil de pronunciar

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)