Duelo de nomes - Caetana vs Madalena

em 13/08/21


Caetana começou a ouvir-se com mais frequência em crianças portuguesas depois de 2008, sendo que, até aí, era um nome que praticamente só se encontrava nas revistas cor de rosa, graças à entretanto falecida Duquesa de Alba. Acho que, por isso mesmo, muita gente o encara como um nome de influência espanhola, mesmo que estejamos mais que familiarizados com a sua variante masculina. A verdade é que Caetana é um nome com bastante presença nos arquivos da Torre do Tombo mas que, entretanto, caiu em desuso e é por isso que muita gente o desconhecia. Entretanto, tem sido escolhido por algumas celebridades e isso deu-lhe uma nova vida, estando já no top 50 de nomes mais usados em meninas. 

E se Caetana pode ser encarado como uma novidade, Madalena é um clássico que dispensa apresentações. Longo mas muito delicado, Madalena conseguiu descolar-se da conotação cristã e conquistou os portugueses, estando no top 100 desde o início da década de 90 e no top 20 desde 2006. 

Apesar de todas as diferenças, Madalena & Caetana também têm algumas semelhanças, já que ambos remetem para topónimos, partilham as mesmas vogais e a mesma última sílaba... Frente a frente, a delicadeza de Madalena e a imponência de Caetana. Qual é o vosso preferido? 

Resultado da sondagem: 



17 comentários:

  1. Olá,
    Apesar de talvez ser menos internacional, votei em Caetana.
    Madalena não desgosto, mas é muito popular.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Madalena sem dúvida
    Não consigo gostar de Caetana

    ResponderEliminar
  3. Cada vez gosto mais de Caetana (há uns anos, não gostava mesmo, mesmo), mas Madalena é dos meus nomes femininos favoritos, um forte candidato se / quando tiver uma filha. Portanto, Madalena!

    ResponderEliminar
  4. Votei em Caetana. O nome da minha caçula. ❤️

    ResponderEliminar
  5. Caetana, pode não ser dos meus preferidos mas gosto da sonoridade dele. De Madalena nunca gostei.

    ResponderEliminar
  6. Estou "fartinha" de Madalena 😅 é claramente o nome que mais ouço nas filhas de amigos/conhecidos/colegas. Até gostava mas agora acho que está demasiado popular e são tantas as Madalenas.

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida Madalena. Acho Caetana um nome muito forte.

    ResponderEliminar
  8. Sem margem para dúvidas... Madalena é lindo 💝

    ResponderEliminar
  9. Caetana. Nunca gostei de Madalena.

    ResponderEliminar
  10. Caetana, voto nesse porque é o meu favorito. Gosto da sonoridade do mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Só poderia votar em Madalena ❤️ Nome da minha filha!
    Um nome que sempre adorei e quando era miúda, devia ter uns 5/6 anos, decidi que este seria o nome da minha futura filha e assim foi. Passados quase 25 anos cá está ela, e tenho a sorte do nome não se ter popularizado na minha zona. Ah e a sorte do pai ter gostado também. :)

    ResponderEliminar
  12. Na altura não tive oportunidade de comentar, mas votei em Caetana - nome forte, cheio de personalidade e mais exclusivo que Madalena.

    ResponderEliminar
  13. Adoro Madalena mas a popularidade excessiva faz com que comece a cansar.

    Caetana é um nome cheio de personalidade, que penso que vá começar a ser mais popular, mas não tanto quanto as Matildes, Beneditas e afins.

    ResponderEliminar
  14. Olá :) em pouco tempo a minha menina vai nascer e Madalena é o nome que mais gostamos, nós não conhecemos ninguém com esse nome, mas ao pesquisar informação sobre o assunto, fico com a ideia de que está muito popular. Qual é a vossa opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muitos parabéns! madalena também é um dos meus nomes femininos preferidos, senão mesmo o preferido.
      nasci, cresci e estudei durante muitos anos no porto e posso dizer que não me parece ser um nome tão usado no norte. no entanto, agora vivendo em lisboa, reconheço mais e maior popularidade. portanto, acredito que depende da zona.
      no geral, não é propriamente incomum, não é certamente alvo de curiosidade ou estranheza, mas também acredito que não encontra "uma madalena ao virar de cada esquina" :) e é lindo!

      Eliminar
    2. Parabéns pela bebé! Adoro Madalena de coração, era dos nomes que mais gostava para meninas. Vivo na zona de LIsboa e vivi muitos anos em Cascais...há muitas...mas não deixa de ser um nome lindo...se é o nome que gostam, acho que o devem dar :)

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)